curso

Oficina de videomapping

 

midia-social-curso-fev-2017A oficina combinará artes visuais e novas mídias, na medida que se utilizará da tecnologia de video mapping, ou projeção mapeada, como ferramenta para composições visuais no espaço físico. Para além das telas, a imagem projetada pode interferir nas mais diversas superfícies (espaço, objetos, corpo etc.) tornando-as telas de vídeo dinâmicas. Assim, o vídeo deixa de ser um retângulo plano e cria a ilusão de ser um objeto, interativo ou contemplativo, no espaço: criando cenários e ambientes, compondo a iluminação cênica ou inventando personagens. Enquanto alguns alunos podem criar uma instalação de arte, outro grupo pode criar um anúncio de publicidade imersivo ou sinalizações para pontos de informação acessíveis. A colaboração é estimulada.

Os alunos serão apresentados a trabalhos que variam entre disciplinas como: artes visuais, dança, design, audiovisual, música, computação, arquitetura, teatro, cenografia e moda. Os alunos irão explorar novas formas de criar e editar vídeos através de softwares de manipulação de vídeo ao vivo e projeções.

Ministrado por: Dimitri Lomonaco, artista e pesquisador em artes e novas tecnologias

Data: 10/02

Horário: 14h às 18h

Data: 11/02

Horário: 9h às 13h

Inscrição: edicoesdemocritorocha.com.br

 

Programa:

Introdução até a prática com técnicas de video mapping. Desde a utilização do software livre VPT (VideoProjectionTool) até demonstrações com softwares licenciados (Resolume, Modul8 e Isadora) para projetos de grande escala. Também serão abordados conceitos básicos de arte e novas tecnologias como: interatividade, sensores, generativos e projetos interdisciplinares.

*Levar um laptop para os encontros, preferencialmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *