[HAPPY BIRTHDAY] Porto Iracema das Artes comemora três anos de atuação hoje com programação intensa

ee

O ator Chico Diaz, ancorado em sua trajetória, fará uma reflexão pautada por questionamentos sobre as intenções do ator e da obra e sobre o que se pretende representar e significar. Logo após a masterclass, os artistas Erivan Produtos do Morro, Nayra Costa e as bandas Rivera e Tocata Livre, que compõem a quarta turma do Laboratório de Música da escola, realizam show no pátio da escola. Durante a apresentação, os artistas do Laboratório de Artes Visuais, Rafael Vilarouca e Paulo Victor Soares, realizarão intervenções com lambe-lambe nos arredores da escola com a colaboração do seu tutor o artista Pablo Lafuente. A programação é gratuita e aberta ao público.

A agenda de aniversário da escola iniciou sua programação dia 1o de agosto e segue até 1o de setembro envolvendo todos os cursos e linguagens formativas da escola. São apresentações musicais, performances de teatro e dança, exposição e campeonato do curso de Computação Gráfica para Jogos Eletrônicos, além das intervenções dos percussos de artes visuais e cinema, das apresentações de portfólio dos alunos, rodas de conversa e masterclass. Confira a programação completa no site da escola.

O Porto Iracema das Artes, inaugurado em 29 de agosto de 2013, vem nos últimos três anos implantando um projeto de formação em artes, com ênfase em experiências estéticas que favorecem o ato da invenção, nas diversas linguagens artísticas. Nesses três anos de funcionamento foram realizadas mais de 9.200 matrículas entre 375 cursos ofertados no Programa de Formação Básica, já no Programa de Formação Técnica foram 140 matrículas nos cursos técnicos de Dança e Animação Gráfica para Jogos Eletrônicos.

Os Laboratórios de Criação desenvolveram 84 projetos envolvendo 281 artistas, 78 tutores e mais de 100 oficinas e 372 tutorias. “Estamos num processo de amadurecimento, convivendo nestes três anos com experiências transformadoras. O Porto se estabelece como um lugar extraordinário em que grandes artistas e jovens iniciantes partilham suas poéticas, em processos de grande potência criativa” – observa Bete Jaguaribe, diretora da escola.

A escola Porto Iracema das Artes é uma escola de artes do Governo do Estado do Ceará/Secretaria da Cultura, com gestão do Instituto Dragão do Mar que tem como objetivo formar profissionais críticos, aptos a atuarem no campo das artes em suas diversas linguagens, comprometidos com os processos de criação de novas formas de perceber, pensar, conhecer e viver a experiência social contemporânea.

SERVIÇO:

3 anos – Porto Iracema das Artes

Onde: Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160)

Horário: a partir das 18h

Mais informações: (85) 3219.5842

 

 

Texto: Eduardo Sousa com informações do Porto Iracema das Artes| Imagem: Porto Iracema das Artes

Eduardo Sousa

Sobre Eduardo Sousa

Eduardo Sousa é jornalista por formação, mas também adora e estuda moda. Faz serviços de assessoria de imprensa, personal stylist, revisor etc. Adora ler e escrever uma boa crônica, um simples retrato do cotidiano. "Cores de Almodóvar, cores de Frida Kahlo, cores".

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *