Stress infantil pode atingir 90% das crianças

O estresse infantil pode atingir até 90% das crianças brasileiras. A mudança de comportamento é o primeiro sinal de que algo não vai bem. A dica dos especialistas é que os pais estejam sempre alerta às alterações.

Conversar com os filhos e ter um tempo de qualidade com eles pode ajudar os pequenos a evitar o estresse. A lista de consequências é interminável e inclui doenças como a depressão, bronquite e asma.

A psicóloga Evanice Figueredo explica que a doença é uma reação do organismo frente a situações difíceis ou excitantes e podem ocorrer em qualquer pessoa. Os sintomas do estresse infantil podem ser psicológicos ou físicos.

A ansiedade, terror noturno, pesadelos, desânimo, agressividade e o medo fazem parte da lista dos sintomas psicológicos. As reações físicas incluem dores abdominais, diarréia, náuseas e distúrbios do apetite.

Fonte: A Gazeta (MT)

Valeska Andrade

Sobre Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

3 thoughts on “Stress infantil pode atingir 90% das crianças

  1. Preocupante, Valeska… adultos do futuro já carregando sintomas de hoje… o que será desse planeta, do nosso convívio, das nossas virtudes se continuarmos tão envolvidos conosco a ponto de esquecermos do outro, ainda mais quando se trata de nossos filhos!!!… O que esperar de uma humanidade tão tristemente entregue a viver tão mal seu dia a dia?!!!… Se não iniciarmos hoje mesmo a mudança que a vida nos pede e nos impele a realizar, o que será desses seres humanos que pomos no mundo?!!!…

    Acho que a sua matéria deveria virar tema de outdoor… isso sim, merecer ser mostrado e visto para toda a população… que as nossas crianças correm um sério risco: tornarem-se iguais a nós, quando crescerem… e poderia ter a seguinte chamada: a sua criança é aquilo que ela vê!!!…

    Ótima matéria a sua!!! Fica com Deus!!!…

  2. Preocupante, Valeska… adultos do futuro já carregando sintomas de um hoje neurótico… o que será desse planeta, do nosso convívio, das nossas virtudes se continuarmos tão envolvidos conosco a ponto de esquecermos do outro, ainda mais quando se trata de nossos filhos!!!… O que esperar de uma humanidade tão tristemente entregue a viver tão mal seu dia a dia?!!!… Se não iniciarmos hoje mesmo a mudança que a vida nos pede e nos impele a realizar, o que será desses seres humanos que pomos no mundo?!!!…

    Acho que a sua matéria deveria virar tema de outdoor… isso sim, merece ser mostrado e visto por toda a população… pois as nossas crianças correm um sério risco: tornarem-se iguais a nós, quando crescerem… e poderia ter a seguinte chamada: a sua criança é aquilo que ela vê!!!…

    Ótima matéria a sua!!! Fica com Deus!!!…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *