Projeto limita o número de alunos em sala de aula

O PROJETO prevê que seja de 25 o número de alunos por sala nas turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
O PROJETO prevê que seja de 25 o número de alunos por sala nas turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A superlotação nas salas de aula é uma realidade facilmente vista em escolas públicas das principais capitais do País. O grande número de alunos em um mesmo espaço prejudica o aprendizado do aluno e, principalmente, o trabalho do professor, que tem que se redobrar para manter o controle da turma  e proporcionar a todos um ensino de qualidade. Esse lamentável cenário pode estar com os dias contados.

Tramita no Congresso Nacional um projeto de lei que limita o número de alunos por sala de aula. O projeto prevê que o máximo de estudantes será de 25 por professor, nas turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental, e de 35, em turmas das séries finais do Ensino Fundamental.

Nesta quarta-feira (2), essa proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados e agora seguirá para apreciação no Senado.

Atualmente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) não traz nenhuma especificação sobre o número exato de alunos por turma. Cada rede de ensino organiza as salas de acordo com a demanda.

Vamos torcer para que esse projeto seja aprovado, sancionado e, o mais importante: posto em prática

Bruno Anderson Balacó – brunobalaco@opovo.com.br

Valeska Andrade

Sobre Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora, jornalista e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

12 comentários sobre “Projeto limita o número de alunos em sala de aula

  1. O GOVERNO SO INVENTANDO MODA, QUERER 25 ALUNOS EM SÉRIES INICIAIS, QUAL A QUALIDADE NESSA EDUCAÇÃO? DAI O ALUNO CHEGA NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO ESTAR SEM SABER NADA E AINDA ASSIM VAI TER 25 ALUNOS PRA O PROFESSOR ALFABETIZA E MUTOS FORA DE FAIXA.

    COMO PODE SE NA SIDADE ONDE MORO A PREFITURA ALUGA CASAS(RESIDENCIAS) PARA COLOCAR CRECHES SEM NENHUMA ESTRUTURA DIDATICA DE UM PREDUI PUBLICO.

  2. Acho que este projeto é um avanço, mas estou estarrecido por que o projeto não comtemplou o ensino médio, pois sou pai de filho no ensino médio, e a sala do meu filho tem 48 alunos e ai os professores não estão dando conta de dar uma boa aula, mas isso é no meu estado e no país inteiro, peço ao srs deputados, que emendem esse projeto, pois neste grau também seria necessário que o número de aluna tivesse tembém o número limitado, para mim não séria o máximo de 40 alunos.

  3. NÃO ENTENDO PORQUE AS COISAS DA EDUCAÇÃO, QUANDO É PARA O PROFESSOR REALIZAR, DIZEM É PARA ONTEM. QUANDO É EM BENEFÍCIO DO ALUNO E PROFESSOR FICAM EMPURRANDO COM A BARRIGA.VEJAM COMO EXEMPLO O PISO NACIONAL DOS PROFESSORES. SENHOR PRESIDENTE,SENADORES E DEPUTADOS ARRUMEM A EDUCAÇÃO DO PAÍS E SINTAM A DIFERENÇA. REGULAMENTEM LOGO O NÚMERO DE ALUNOS POR TURMA LOGO PARA 2010 E JÁ É UM COMEÇO. TODOS QUE FAZEMOS PARTE DA ECOLA PÚBLICA AGRADECEMOS.

  4. O numero de alunos por série ainda esta muito alto,eu sou professora de todas as modadlidade de ensino e vejo que não tem rendimento nenhum,uma vez, que os nossos alunos estam se afastando cada vez mais da escola.Para eles a escola é uma diversão e não um local que de estudo.

  5. BEM, A DISCUSSÃO NÃO VAI PARAR POR AI, É NECESSÁRIO ANALIZAR O CONTEXTO EM QUE CADA ESCOLA ESTA INSERIDA. O GRANDE PROBLEMA NÃO É A SUPER LOTAÇÃO NAS SALAS, MAS A FORMA DE COMO ESTES ALUNOS CHEGAM NA ESCOLA. OS PAIS TERCEIRIZARAM A EDUCAÇÃO DE SEUS FILHOS PARA ESCOLA, NÃO É A TOA QUE PROFESSORES ESTÃO SOFRENDO ATÉ AGRESSÕES POR PARTE DOS ALUNOS. SE OS PAIS CUMPRISSEM COM SUA OBRIGAÇÃO DE DAR “EDUCAÇÃO” “RESPEITO” “ENSINAR VALORES MORAIS”, ENFIM, OS PROFESSORES COM CERTEZA TERIAM MUITO MAIS FACILIDADE EM MINISTRAR SUAS AULAS. A DIFERENÇA ESTA NA DISCIPLINA DESTES ALUNOS PODE FAZER A COMPARAÇÃO, TRABALHE NUMA SALA DE AULA COM 10 ALUNOS INDISCIPLINADOS E COM OUTRA TURMA COM 40 ALUNOS DISCIPLINADOS, ENTENDO O QUESTIONAMENTO COM RELAÇÃO AO NÚMERO DE ALUNOS, MAS PRECISAMOS REVER NOSSOS CONCEITOS COM RELAÇÃO AOS NOSSOS FILHOS.

  6. Estou trabalhando numa pesquisa que estou fazendo sobre esse assunto, faço faculdade de pedagogia pela UERN, e gostaria de saber mais detalhes se possível.

  7. Olá, Priscila. Você pode obter mais informações no site do MEC. Boa sorte em sua pesquisa. Abraço

  8. como pode um professor dar qualidade de ensino, para tantas crianças, se já ezistem teses que isso não funciona.
    Não estamos falando de crianças do seculo xv e sim xx, já que antigamente eles não tinham nem direto a voz .
    Quem defende a quantidade em sala de aula nunca esteve lá.
    Peço a eles que entrem em uma sala superlotada e com o espaço minimo para até dividirmo o ar que e tão abundate no mundo.
    E de uma aula de qualida!!!

  9. Sou professora da rede pública de ensino de Alagoas e Alfabetizar é uma de minhas paixões, mas esse ano sei que será uma missão quase (pra ser otimista!) impossível.
    Fui colocada numa sala de 2º ano,com 40 alunos onde tenho alunos fora de faixa e com deficiencias, mentais e auditivas. Sinto-me penalizada com os poucos alunos que estão nessa sala esse ano, mas foram meus alunos no ano anterior e obtiveram êxito pois eram apenas 20 alunos, e a maioria sairam lendo…
    SINTO-ME INDIGNADA! E OBRIGADA A CRUZAR OS BRAÇOS E ESPERAR UMA ATITUDE DO GOVERNO COM ESSE TIPO DE DESCASO!
    DEPOIS RECLAMAM QUE OS PROFESSORES SÓ VIVEM DE LICENÇA! NO PRIMEIRO DIA DE AULA JÁ FIQUEI SEM VOZ!
    IMPOSSÍVEL TER QUALIDADE COM ESSA QUANTIDADE!

  10. Gostaria de saber se o Projeto de Lei acima mencionado já foi aprovado?

  11. Gostaria de saber se o Projeto de Lei acima mencionado já foi aprovado?

  12. Gostaria de saber,se o projeto de lei do quantitativo de alunos em sala de aula, vale para os cursos superiores?.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>