Educação bilíngue

“Para falar de inclusão para a pessoa surda precisamos falar de educação bilíngue: as dinâmicas em sala de aula devem ser diferenciadas para o aluno surdo”, defende Waléria Vaz, 39 anos, coordenadora do curso de pedagogia bilíngue libras-português do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Segundo ela, é preciso valorizar a [...]

Continue lendo

Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais recebe trabalhos

Encontra-se aberto, até 5 de maio, o período de submissão de trabalhos para a Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais (Resdite), iniciativa desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Nuteds), vinculado à Faculdade de Medicina da UFC. A publicação, que terá duas edições ao ano com acesso livre ao seu [...]

Continue lendo

Aliança de Mães e Famílias Raras (Amar) e do Instituto Ser Educacional oferecem cursos de graduação

Interrompido pela necessidade de dedicação em tempo integral aos filhos, o desejo de cursar uma faculdade está mais próximo para mães de crianças com doenças raras. Serão disponibilizadas 50 bolsas de estudos em sete Estados brasileiros – o primeiro a ser contemplado é Pernambuco, por causa do alto número de casos de bebês com microcefalia: [...]

Continue lendo

Professores indígenas do Acre fazem curso para dar chance de estudo a crianças com deficiência

O avanço da política de educação especial no Brasil tem revelado experiências bem-sucedidas nas escolas indígenas. No interior do Acre, crianças e jovens com deficiência que não estudavam são levados às escolas das aldeias desde 2009, quando teve início um trabalho de formação de 300 professores indígenas. O primeiro passo é o convencimento e esclarecimento [...]

Continue lendo

Especialistas apontam falhas na transição para o ensino fundamental

Num país onde 12% das crianças que chegam ao 3° ano do ensino fundamental são reprovadas, tornou-se latente o debate sobre a precariedade da alfabetização, uma das grandes responsáveis por esse gargalo. A preocupação vem se refletindo na elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Até o início deste mês, o documento que vai nortear [...]

Continue lendo

ENCONTROS CONTÁBEIS 2016 TERÁ PALESTRA GRATUITA SOBRE CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA

A Faculdade CDL, por meio do curso de Ciências Contábeis, vai realizar o programa Encontros Contábeis 2016 nesta quarta-feira, dia 13, às 19h, no auditório expansão da instituição. “A contabilidade no âmbito tributário” é o tema desta edição, que terá como palestrante o servidor público estatuário da SEFAZ, Paulo Almada. Para o especialista, a contabilidade [...]

Continue lendo

Chamada Pública para Programa de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico

A Universidade Estadual do Ceará (Uece), por meio de sua Diretoria de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq), lançou Chamada Pública para seleção ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq). As inscrições acontecerão no período de 1º a 30 de abril. O Programa tem como objetivos contribuir [...]

Continue lendo

Proinfo/Uece abre inscrições para cursos de Excel Intermediário e Avançado

O Projeto de Informática (Proinfo), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), abriu inscrições para os cursos de Excel Intermediário e Excel Avançado, voltado para o público de todas as idades. Para Excel Intermediário o Proinfo receberá inscrições até 12 de abril. Os interessados em Excel Avançado terão somente até 8 de abril. Os cursos, também [...]

Continue lendo

O ludico como ferramenta de aprendizagem

Equipe docente e gestora da Escola Creche Castelinho Vermelho

A Escola Creche Castelinho Vermelho, localizada numa das áreas mais históricas de Fortaleza, no Jacareacanga, promoveu neste sábado, dia 09, um encontro pedagógico sobre a ludicidade na aprendizagem. Estiveram presentes educadoras do ensino infantil e do fundamental I, além da equipe gestora. A temática foi apresentada como uma importante ferramenta de promoção da aprendizagem em [...]

Continue lendo

“A Universidade será cada vez mais Universidade se se abrir para a diversidade”

“A Universidade será cada vez mais Universidade se se abrir para a diversidade”, foi o que afirmou o Prof. Custódio Almeida, Vice-Reitor no exercício da Reitoria, na solenidade de lançamento da maior coleção autoral indígena já produzida no Brasil, que consta de 19 livros produzidos por professores indígenas Tremembé de Almofala (distrito do município de Itarema, localizado [...]

Continue lendo