III Fórum Multissetorial de Responsabilidade Ambiental

Licenciamento ambiental, políticas de desenvolvimento sustentável, reaproveitamento da água para o consumo humano e educação ambiental no trabalho serão alguns temas abordados durante a III Edição do Fórum Multissetorial de Responsabilidade Ambiental, uma iniciativa do Instituto Hidroambiental Águas do Brasil (IHAB), que acontece no dia 25 de maio, das 8h30min às 17h30min, no auditório do Banco do Nordeste, no bairro Passaré, em Fortaleza. O evento é gratuito e vai apresentar cases de sucesso de empresas cearenses que têm compromisso com o meio ambiente.

O evento é voltado para empresários e executivos de empresas públicas e privadas, políticos, representantes da sociedade civil e demais interessados nas questões ambientais. O público vai conferir uma programação com palestras e apresentações de casos exitosos ligados a sustentabilidade, onde representantes de grandes empresas vão mostrar o que está sendo feito na prática no Estado do Ceará.

O evento será aberto com um tema de grande relevância, e que vem sendo bastante discutido na atualidade: “Licenciamento Ambiental e Políticas de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Ceará”,  que será apresentado pelo presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (COPAM), Paulo Henrique Ellery Lustosa da Costa. Em seguida começarão a apresentação dos cases.

Nesta terceira edição do Fórum Multissetorial de Responsabilidade Ambiental, o IHAB destaca a experiência da Esmaltec, que apostou na educação ambiental e na qualidade de vida no trabalho. O case da empresa será apresentado por Tatiana Mendes e Shalimar de Mesquita, da Área de Responsabilidade Social e Qualidade de Vida do Trabalhador da Esmaltec.

Os participantes do Fórum também vão conferir o sucesso da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), com o projeto de Desinfecção da Água para o Consumo Humano a partir da Energia Solar. Os resultados desta iniciativa serão explanados pelo engenheiro civil e chefe substituto da Divisão de Engenharia de Saúde Pública da Superintendência Estadual do Ceará, Márcio Pessoa Botto, que também leciona em cursos de graduação de Engenharia Ambiental. 

O Uso de estações Biológicas de Tratamento de Efluentes de Shoppings Centers, será o terceiro case do evento, apresentando pelo Adle Crispin, presidente da empresa de soluções ecologicamente corretas ACS Engenharia Ambiental. E a Companhia Energética do Ceará (Coelce), vai mostrar porque o seu Sistema de Gestão Ambiental conquistou a certificaçãodo ISO 14001.

Durante a III Edição do Fórum Multissetorial de Responsabilidade Ambiental, o IHAB vai apresentar a programação do O2 2011  e do Eco Arte Cultura que acontecem de 21 á 27 de novembro de 2011, no Centro de Eventos do Ceará

SERVIÇO: Fórum Multissetorial de Responsabilidade Ambiental

Inscrições Gratuitas: Podem ser feitas até o dia 22 de maio, pelo site www.ihab.org.br, através da ficha de inscrições. Na sede do IHAB, na Rua Beni Carvalho, 566 – Dionísio Torres – Fortaleza-CE.

Mais Informações: Tel.: 85. 3262 1559 –  3262-1175 ou pelo site  www.ihab.org.br.

Programação

08:00h – Recepção

08:30h – Abertura

09:00h – Palestra 1: Licenciamento Ambiental e Políticas de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Ceará

               Palestrante: Paulo Henrique Ellery Lustosa da Costa – Presidente do CONPAM – Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente

       Apresentação de Casos Exitosos

10:00h – Caso 1: Educação Ambiental e Qualidade da Vida no Trabalho – A Importância da Comunicação com o Trabalhador

               Instituição: Esmaltec

               Apresentadores: Tatiana Mendes e Shalimar Oliveira de Mesquita – Área de Responsabilidade Social e Qualidade de Vida do Trabalhador da Esmaltc

10:40h – Coffee Break 

11:00h – Caso 2 : Desinfecção da Água para Consumo Humano a Partir da Energia Solar

               Instituição: FUNASA – Fundação Nacional de Saúde

               Apresentador: Marcio Pessoa Botto – Engenheiro civil e chefe substituto da Divisão de Engenharia de Saúde Pública da Superintendência Estadual do Ceará (FUNASA); Professor do curso de graduação de Engenharia Ambiental da FANOR, e Professor do curso de especialização de Gestão Ambiental da UNIFOR.

11:40h – Debate com palestrante 1 e apresentadores de casos exitosos 1 e 2

               Mediador: José Ricardo Araújo Lima – Superintendente da SEMACE – Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará

12:40h – Apresentação da Programação do O2011 (21 á 27 de novembro de 2011 – Centro de Eventos do Ceará)

13:00h – Apresentação de Eco Arte Cultura

13:30h – Almoço BNB

14:30h – Palestra 2: Projetos de Requalificação Urbana de Fortaleza

               Palestrante: Geraldo Bandeira Accioly – Coordenador do COOPERII da Prefeitura de Fortaleza – Coordenadoria de Projetos Especiais e Relações Institucionais e Internacionais

              Apresentação de Casos Exitosos

15:30h – Caso 3: Uso de Estações Biológicas no Tratamento de Efluentes de Shopping Centers

               Instituição: ACS – Engenharia Ambiental

               Apresentador: Adler Crispim da Silveira – Presidente da ACS – Engenharia Ambiental; Conselheiro do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA), para o triênio 2010 a 2012. Diretor da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), para o biênio 2010 a 2011

 16:10h – Coffee Break

    16:30h – Caso 4: Sistema de Gestão Ambiental ISO 14001

                Instituição: COELCE – Companhia Energética do Ceará

                Apresentador: Sérgio Araújo de Sousa – Responsável pela Área de Responsabilidade Social Corporativa e Meio Ambiente da COELCE e Auditor Ambiental da ISO 1400

17:10h – Debate com o palestrante 2 e apresentadores de casos exitosos 3 e 4

               Mediador: Eliane Novais – Deputada Estadual do Ceará – PSB    

18:10h – Apresentação de Eco Arte Cultura

18:30h – Encerramento                 

Fonte: Inove Comunicação – Rodrigo Neto (85) 8874.6272

Valeska Andrade

Sobre Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *