Idade para ingressar no 1º ano do ensino fundamental causa polêmica entre pais e instituições de ensino

Está para ser publicada no Diário Oficial da União a homologação do parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) que permite a matrícula no ensino fundamental de crianças que completem 6 anos depois de 31 de março – desde que tenham frequentado por dois anos completos a pré-escola.

O parecer é uma brecha que veio depois da polêmica medida adotada pelo próprio CNE, ao determinar que não poderiam mais entrar no 1º ano do ensino fundamental alunos que completassem 6 anos a partir de 1º de abril.

Enquanto isso, processos seletivos de diversas instituições já foram concluídos e excluíram muitos alunos devido às restrições.

Por isso, muitos pais já decidiram recorrer à Justiça. Enquanto a homologação não vem, escolas públicas e privadas, temendo ir contra a medida do CNE, barram alunos fora do limite de idade e os obrigam a repetir desnecessariamente a pré-escola.

Para Edna Borges, do CNE, é importante que exista uma unidade na data de corte das crianças, pois com datas diferenciadas, quem perderá é o aluno.

Fonte: Estado de Minas

Valeska Andrade

Sobre Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora, jornalista e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

91 comentários sobre “Idade para ingressar no 1º ano do ensino fundamental causa polêmica entre pais e instituições de ensino

  1. meu filho tem 5 anos e 8 meses tem como ele entra na 1 serie

  2. Meu filho tem 2 anos de pré, completou 5 anos dia 14/05/2013; a professora disse que ele tem que ficar mais 1 ano/2014.; e só em 2015 com 6 anos e 9 meses que vai para a 1ª série. Ela está certa? Esotu muito confusa em relação a isso, pois não quero q ele fique prejudicado, obrigada.

  3. Bom dia,
    Meu filho está na escola desde 2009, agora está cursando o jardim II, pela lógica deveria cursar o 1º ano em 2014, mas como nasceu em 27/10/2008, estão alegando que ele não poderá cursar o 1º ano por estar fora da idade, não quero atrasá-lo, acho maldade, ele já lê e não deixa a desejar em nada em relação aos seus coleguinhas mais velhos. Gostaria de saber se essa lei tem uma brecha que eu possa utilizar a favor dele, visto que o menino tem mostrado condições de prosseguir e não retroceder como querem fazer por causa dessa lei idiota.

  4. A MINHA FILHA FAZ ANIVERSÁRIO EM 04 MAIO, QUANDO TAVA NO 1º ANO A ESCOLA COLOCOU UMAS CRIANÇAS PARA O 2º ANO; E OUTRO RESTANTE FICARAM NO 1º.HOJE EM DIA ELA É MUITO EVOLUIDA NA ESCOLA ,DIZEM QUE ESSA LEI FOI ABOLIDA. O QUE DEVO FAZER EM RELAÇÃO A ISSO.POR FAVOR ME AJUDE! OBRIGADA.

  5. Meu filho tem 6 anos e completará 7 anos em junho de 2014, indo então cursar a 1°série do fundamental…ele está atrasado? Por favor, me respondam!! Grata desde já?

  6. oi meu filho tem 6 anos, ele faz 7 no dia 09/09/2014, ano que vem ele terá que ir para qual série?
    para a 1 ª série de antigamente ou fazer novamente o pré?
    pois fui em uma escola particular e me informaram que ele irá fazer um pré reforçado, que seria o primeiro ano do fundamental, isso tá muito confuso, pois ele no caso está fazendo o pré, pois é assim que chamam na atual escola que estuda que é municipal.

  7. Prezados,

    Sds,

    Gostaria de saber informações sobre as Resoluções que disciplinam a idade para ingresso no ensino infantil e fundamental, pois tenho uma netinha que nasceu em 15 de maio de 2012. Atc,

    Selma

  8. Boa tarde
    quero saber mais sobre essa data de corte,
    meu filho estuda a 03 anos na creche, e faz aniversario 20-04-2008, tem 5 anos e 6 meses, posso colocar ele no 01 ano no Estado, ja que ele é da prefeitura, ano que vem. O que devo fazer, ja que fui atras e só me enrolaram, falando que nao pode, quero saber se procede.Tem uma data de corte falando q se fizer aniversario até 30-06 pode, mas disseram que tem que fazer o estagio ll, mas na creche nao colocaram ele no estagio ll pela idade,,,,, nao entendi nada,me ajudem por favor.

  9. Gostaria de uma ajuda, pois meu filho tem 5 anos e completará 6 anos em 28/05/2014 está no 1º periodo e ontem a diretora me abordou dizendo q ele não poderá ficar no próximo ano na escola, pois ele já terá de ir para o 1º ano fundamental.
    Tomei um susto, pois estou me preparando para esta mudança no ano que vem.
    Agora ficou uma dúvida, devo adiantá-lo ou posso deixá-loo terminar o infantil em 2014 qdo completará 6 anos e em 2015 vai ingressar no 1º ano ainda com 6 aninhos.
    Ficarei muito grata se obter uma ajuda.

    Abs!

  10. meu filho faz aniversario dia 10.05.20013 gostaria de cadastra-lo na escola ufjf de juiz de fora,na inscrição diz que a criança deve ter 6 anos cmpletos até 30 de junho de 2013 meu filho estuda desde 2011,ele vai ficar atrasado por causa da data de aniversario ?

  11. Meu filho vai fazer 6 anos no dia 30/10 e está cursando o Pré I em uma escola particular.
    A diretora me disse que por causa da idade ele terá que pular o Pré II e iniciar o 1º ano em 2014.
    Por causa de uma hipotonia no nascimento, ele tem dificuldades motoras finas e também não tem
    maturidade para ingressar no 1º ano. Existe alguma forma que eu possa exigir a matrícula dele no Pré II,
    já que ele não está preparado para o 1º ano?

  12. Meu filho vai fazer 4 anos no dia 22/06/2014 e está no Maternal,em 2014 ele iria para o Pré I, mas a diretora da escola falou que ele vai continuar no maternal pelo fato de quando ele for para o 1º ano ele estar na idade certa, ele vai estar com 5,5 anos quando for para o 1º ano. Mas agora com a nova lei as crianças não entram com 5 anos na escola???

  13. Meu filho nasceu em 17/04/2009 – em 2014 ira para o jardim I. Esta correto? Ele nao deveria estar no jardim II?

  14. Minha filha faz 6 anos dia 28/05/2014 e a professora disse que ela vai ter que repetir o pré o ano que vem, Minha filha não pode ir para o primeiro ano??

  15. Bom dia!! Então estou passando por uma dificil decisão meu filho faz 06 anos dia 26/12/2013 e está terminando o pré 1, ele estuda em uma escola particular aqui da miha cidade e fui fazer a matricula dele para 2014 no pré2 e descobri que a escola somente fará a matricula dele se for para o 1º ano do ensino fundamental, ele fez maternal 1 e 2 e pré1 faltando fazer o pré2 onde acho muito importante para entrar para a 1º série, não sei como resolver essa situação, se alguém puder me ajudar será de grande valia!

  16. minha filha faz 6 anos dia 05/05/2014 quero tirar da escola particular .mais a publica nao que aceitar ……………ela vai perde 1 ano de escola ??? nao tenho mais como pagar a mensalidade !!!!!!!!!!!!!!! o que eu faço ????

  17. Bom dia, Gostaria de saber se é obrigatório fazer o pré I e pré II para entrar na 1° ano do fundamental?

  18. Meu filho faz tem 2 anos e 6 meses completa 3 em 17/05/2013, gostaria de saber se ele já pode entrar no jardim 1 ou ele tem que continuar no maternal?

    Obrigada.

  19. meu filho e de 24/08/2009 devo matricula no jardim e com que idade ele vai para 1serie me falaram que em 2015 ele ira fazer 1 serie e verdade grato

  20. Boa Tarde!
    Gostaria de saber o que fazer, minha filha completa 7 anos dia 11/06/2013 e venho tentando adiantá-la desde os 5 anos onde estava cursando 1º período da Educação Infantil. agora em 2013 percebi no final do 4º bimestre uma menina desmotivada e muito bagunceira na Escola, porque está bem a frente do seus coleguinhas e isto está me deixando muito preocupada porque não sei se posso pular o 1º ano fundamental colocando-a no 2º ano fundamental. Estou tentado com a Defensoria Publica um acompanhamento de profissionais que possam me ajudar a solucionar este problema mas até agora sem nenhuma resposta. Não sei mais o que fazer se alguém puder me ajudar vou ficar muito agradecida.

  21. Bom dia,minha filha completarà 6anos dia 25/02/2014 ela pode cursar o 1 ano fundamental…

  22. Meu filho tem 4 anos e 4 meses a professora disse que ele tem que fazer maternal + com a idade dele ele tem que fazer e o pré-escolar ?

    Gostaria de saber também se é obrigatório fazer o pré I e pré II para entrar na 1° ano do fundamental?

  23. Bom dia!
    Minha filha tem 6 anos e completa 7 no dia 23 de abril ela já ler e escreve tem capacidade de esta cursando o 2º ano, mais a diretora da escola deixou ela no 1º ano por conta da lei do ensino de 9 anos . O que devo fazer ?ela tem direito a cursar o 2º ano? Ela ficou muito triste porque as colegas do ano anterior passaram para sala do 2º ano e ela ficou no 1º .
    Aguardo resposta .
    Muito obrigada.

    Dulce de souza

  24. POR FAVOR MIM TIRA ESTA DUVIDA CRUEL
    MEU FILHO EM 2012 ELE CURSOU A 3º SERIE AGORA EM 2014 ELE ESTA NO 5º ANO
    ELE DEVERIA ESTA NO 6º , MAS A ESCOLA NAO RECONHECE O ERRO.
    POR FAVOR MIM TIRA ESTA DUVIDS

  25. Meu filho faz 5 anos no dia 04 de junho de 2014 e esta no jardim I isso ta certo? Não quero que ele fique atrasado….

  26. Tenho uma neta que completa 06 anos no dia 10 de março de 2014.Ela cursou dois anos de escolinha e as professoras informaram que ela está apta a cursar o primeiro ano do ensino fundamental. A diretora da escola me passou o histórico escolar da minha neta para apresentar na escola que ela foi matriculada. Dia 24 começam as aulas e vou tentar. Por 10 dias perder um ano inteiro.
    Obrigada

  27. Minha filha vai fazer 7 anos dia 22/06/2014, frequenta escola desde 2009, fez o pré em 2013, no qual saiu lendo e escrevendo, agora começou a frequentar escola pública na 1ª série do ensino fundamental, mas neste nível da escola pública é feita uma pré alfabetização, oque faço com minha filha se ela já saiu alfabetizada do pré-escolar? Teria possibilidade de frequentar a 2ª série, ao invés da 1ª? Como conheço bem ela, ficará desmotivada e isso prejudicará, bem como, ficando adiantada perante os pré-alfabetizados, oque ela vai fazer em 2014? Acredito que deverá frequentar a 2ª série já em 2014, mas como proceder para que isso ocorra?

  28. ola, minha filha faz 03 anos em 04/06/14. se eu deixar para matricula -la no meio do ano, ela podera cursar o Jardim I ? n queria colocar -la no maternal, ela é esperta demais, ja sabe muitas coisas que ensina no jardim I, pra mim , seria um atraso. me ajudem por favor.

    obg

  29. ola meu filho completa 6 anos em 30/06 e ele ja foi um ano na pre escola ele deve fazer mais um ano na pre escola? desde ja obrigado

  30. olá meu filho tem 3 anos em, 22/07/14 ele completa 4 anos cursou o maternal no ano anterior ;acredito que ele cursaria 1-periodo em 2014 foi matriculado depois de duas semana de aula a diretora disse que ele tem que tá no maternal . o que eu faço não quero atrasar ele aguardo resposta.obrigada

  31. Quando coloquei o meu filho na escola ele estava com 3 anos e completou 4 anos no mês de maio. Na escola me disseram que a lei permitia matrícula para o matenal III somente para launos que completassem a idade até 31 de março.
    Hoje essa lei mudou para 30 de junho. Com isso meu fillho que faz aniversário no dia 10 de maio e, portanto competará 7 anos no mês que vem e está atrasado pois está cursando o primeiro ano do ensino fundamental. Isso vai prejudicá-lo? Olhando sob a nova lei, meu filho está atrasado. Tem coleguinhas mais novos no primeiro ano. Prejudiquei meu flho?

  32. Minha filha nasceu em 2010,e desdo 2 anos ela estuda e nesse ano 2014 ela esta no jardim 2,o que devo fazer para que ela não fique atrasada.Ela tem um bom desenvolvimento.

  33. Meu filho tem cinco anos e esta no primeiro ano; completa 6 no dia 13 de junho. Percebi que ele não tem maturidade para tal.Existe a possibilidade de voltar para o pré, já que todos os alunos da sala estão com 7 e ele com cinco??? Obrigada

  34. meu filho completara 6 anos em maio dia 21 ela vai poder entra na 1° serie ou vai ter k fikar mais 1 ano no Pre 1??? nao entendo

  35. Minha filha fará 6 anos dia 26/04 ela poderá ingressar no 1º ano do ensino fundamental?

  36. Meu filho estuda em uma escola Montessoriana e cursa a Agrupada II, que tem criança de 3 até 6 anos, mas ele já sabe ler, fazer contas simples, escrever histórias e pega muito bem o lápis. Seus amigos mais chegados são os mais velhos da turma que irão para o 1º ano, mas ele escreve e lê melhor do que eles, segundo a professora. Existe alguma brecha na lei que permita que ele seja matriculado ano que vem no 1º ano também? Tenho medo que ele fique desestimulado se continuar na Agrupada II.

  37. Boa noite , gostaria de tirar uma duvida meu filho completara 7 anos o ano que vem dia 19 de março este ano ele fez o 1 ° ano do E . Fundamental , mais para mim ele não aprendeu quase nada e a escola disse que não pode reprovalo , mais estou com medo que acho que no 2 ° ano sera pior ele estara mto despreparardo o que devo fazer para repetir de ano e refazer o 1 ° de novo ? Estarei agindo correto ou não ? me ajudem por favor

  38. meu filho irá completar 7 anos dia 10 de agosto de 2015, ele já estuda minha duvida é ele poderá entrar na 1° serie do fundamental sem comprometer o aprendizado?
    a lei e muito vaga e muda a todo momento, sem se quer saber o que e o melhor para meu filho. acho que nós mães teríamos que ter opções e voz para ser dada. pois sempre vou querer o melhor para ele.

  39. meu filho irá completar 7 anos dia 10 de agosto de 2015 e ele já estuda. minha duvida e no ano que vem ele irá para a 1° serie do ensino fundamental ele estar atrasado?
    aguardo ansiosa pela resposta.
    att,
    Jéssica gama

  40. Boa tarde gostaria de saber meu filho tem 5anos e 8meses e ele já esta no pré2 sera que ele vais estar no 2°anoFUNDAMENTAL QUE E 1°SERIE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>