Idade para ingressar no 1º ano do ensino fundamental causa polêmica entre pais e instituições de ensino

Está para ser publicada no Diário Oficial da União a homologação do parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) que permite a matrícula no ensino fundamental de crianças que completem 6 anos depois de 31 de março – desde que tenham frequentado por dois anos completos a pré-escola.

O parecer é uma brecha que veio depois da polêmica medida adotada pelo próprio CNE, ao determinar que não poderiam mais entrar no 1º ano do ensino fundamental alunos que completassem 6 anos a partir de 1º de abril.

Enquanto isso, processos seletivos de diversas instituições já foram concluídos e excluíram muitos alunos devido às restrições.

Por isso, muitos pais já decidiram recorrer à Justiça. Enquanto a homologação não vem, escolas públicas e privadas, temendo ir contra a medida do CNE, barram alunos fora do limite de idade e os obrigam a repetir desnecessariamente a pré-escola.

Para Edna Borges, do CNE, é importante que exista uma unidade na data de corte das crianças, pois com datas diferenciadas, quem perderá é o aluno.

Fonte: Estado de Minas

Valeska Andrade

Sobre Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora, jornalista e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

115 comentários sobre “Idade para ingressar no 1º ano do ensino fundamental causa polêmica entre pais e instituições de ensino

  1. Meu filho tem 4 anos que completou em 01-11-14 e faz jardim I em escola particular. Nesta escola disseram que ficara ate o proximo ano no jardim II ou pre. Mas em outra escola particular disseram que poderei coloca-lo no proximo ano ja fazendo o 1o. ano do fundamental. Se ficar nesta escola atual entao fara 2 vezes o antigo prezinho?

  2. bom dia filho tem 6anos no ato da matricula engressarão no primeiro1ano do ensino fundamenteal agora disserio que os livro seria 1ano do ensino alfabetização o que eu só mim ajuda.aguardo a resposta obrigada

  3. Minha filha tem 6 anos e está cursando o 1° ano do ensino fundamental, só que ela completará 7 anos em junho. Ela está atrasada? Eu queria que ela fosse para o 2°ano do ensino fundamental. E certo eu sugerir que a partir de agosto ela fosse para o 2° ano? Aguardo a resposta . Obrigada!!

  4. Ola Meiridiana! Ela não está atrasada e a escola não pode matricula-la numa série seguinte. A Lei diz que a matrícula obrigatória é com seis anos. Abraços, Valeska

  5. Minha filha fez 8 anos dia dia 8 de abril e esta fazendo o 2 ano penso que ela esta atrasada ela repetiu duas vezes o hardim 2 me orienten o que fazer .obrigada

  6. Meu filho tem 14 anos ele ta atrasado 2 ele ta na setimo ano como faço para ele ir para o nono ano
    Respondan o mais rapido possivel

  7. Minha filha completará 6 anos 19/05/16 mas ela já está alfabetizada. Esse ano ela teve q ir para o jardim 2 pq ela estava adiantada nos estudos. So q ano q vem na escola dela ela terá que fazer jardim 2 de novo. Estou aflita pq queria q ela fosse para o primeiro ano.

  8. Meu filho estudou o jardim dois com quatro anos em 2014 e esse ano ele não estudou só coloquei na escolinha de reforço pra não ficar parado, e agora vou matricular ele para o ano de 2016 para fazer. O primeiro ano que ele completara 6anos dia 4 de fevereiro de 2016. Só que tenho duvida sobre documentação, porque já que ele não estudou esse ano de 2015 não tenho documento de escola( resalva) .será que vou ter problema com isso ? Responda por favor.

  9. Olá Leila. Não terá problemas. A escola tem que efetuar a matrícula. Boa sorte!

  10. Boa Noite
    A minha filha fará 5 anos em agosto de 2016 e segundo a escola terá que cursar o Jardim 2 durante o período de 2016. Isso está correto ela não deveria cursar o jardim 3 em 2016?
    Por favor aguardo resposta estou aflita pois não quero que ela fique atrasada 1 ano.

  11. Minha filha tem 09 anos estuda em uma escola particular ela vai fazer o quarto ano,esse ano.
    sendo que ja está quatro anos nessa nunca perdeu de ano.eu acho que ela deveria estar no quinto ano, a escola atrasou um dela??

  12. Olá Josy. Qual a data de nascimento dela? Vai depender dessa data para que a matrícula seja feita, Se ela tiver feito 06 anos até o dia 31 de março, tem que ter sido matriculada no fundamental,anos iniciais. Caso tenha feito seis anos depois dessa data, ela deve ter sido matriculada na pé-escola.

  13. Meu filho tem 5 anos, vai fazer 6 dia 11/07/16 e vai cursar este ano o Pré II sendo que ele já conhece todo o alfabeto, conhece os números, conta até 100, faz conta de mais e menos entre oúteis atividades e também ja lê pequenas palavras. Gostaria de saber se ele está na série correta ou teria que cursar este ano o 1° ano?

  14. Minha filha tem 5 anos e nunca estudou, ela completa 6 anos dia 24/06 estou com uma duvida Terrivel,gostaria de saber se posso efetuar a matricula Para a primeira serie este ano ou se devo esperar ate o ano que vem Para que inicie os estudos .

  15. Meu filho tem 7 anos completos, mais nunca estudou . Agora querem obrigar a colocar meu filho direto na 1 serie do ensino fundamental. Isso é lei? posso coloca-lo em alguma escola estadual ou municipal aqui de são paulo para fazer o pre? sou da zona leste. acho que como ele nunca foi a escola ele não vai acompanhar e terá problemas. o que faço?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *