Idade para ingressar no 1º ano do ensino fundamental causa polêmica entre pais e instituições de ensino

Está para ser publicada no Diário Oficial da União a homologação do parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) que permite a matrícula no ensino fundamental de crianças que completem 6 anos depois de 31 de março – desde que tenham frequentado por dois anos completos a pré-escola.

O parecer é uma brecha que veio depois da polêmica medida adotada pelo próprio CNE, ao determinar que não poderiam mais entrar no 1º ano do ensino fundamental alunos que completassem 6 anos a partir de 1º de abril.

Enquanto isso, processos seletivos de diversas instituições já foram concluídos e excluíram muitos alunos devido às restrições.

Por isso, muitos pais já decidiram recorrer à Justiça. Enquanto a homologação não vem, escolas públicas e privadas, temendo ir contra a medida do CNE, barram alunos fora do limite de idade e os obrigam a repetir desnecessariamente a pré-escola.

Para Edna Borges, do CNE, é importante que exista uma unidade na data de corte das crianças, pois com datas diferenciadas, quem perderá é o aluno.

Fonte: Estado de Minas

Compartilhar
Valeska Andrade

Sobre Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora, jornalista e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

81 comentários sobre “Idade para ingressar no 1º ano do ensino fundamental causa polêmica entre pais e instituições de ensino

  1. meu filho tem 5 anos e 8 meses tem como ele entra na 1 serie

  2. Meu filho tem 2 anos de pré, completou 5 anos dia 14/05/2013; a professora disse que ele tem que ficar mais 1 ano/2014.; e só em 2015 com 6 anos e 9 meses que vai para a 1ª série. Ela está certa? Esotu muito confusa em relação a isso, pois não quero q ele fique prejudicado, obrigada.

  3. Bom dia,
    Meu filho está na escola desde 2009, agora está cursando o jardim II, pela lógica deveria cursar o 1º ano em 2014, mas como nasceu em 27/10/2008, estão alegando que ele não poderá cursar o 1º ano por estar fora da idade, não quero atrasá-lo, acho maldade, ele já lê e não deixa a desejar em nada em relação aos seus coleguinhas mais velhos. Gostaria de saber se essa lei tem uma brecha que eu possa utilizar a favor dele, visto que o menino tem mostrado condições de prosseguir e não retroceder como querem fazer por causa dessa lei idiota.

  4. A MINHA FILHA FAZ ANIVERSÁRIO EM 04 MAIO, QUANDO TAVA NO 1º ANO A ESCOLA COLOCOU UMAS CRIANÇAS PARA O 2º ANO; E OUTRO RESTANTE FICARAM NO 1º.HOJE EM DIA ELA É MUITO EVOLUIDA NA ESCOLA ,DIZEM QUE ESSA LEI FOI ABOLIDA. O QUE DEVO FAZER EM RELAÇÃO A ISSO.POR FAVOR ME AJUDE! OBRIGADA.

  5. Meu filho tem 6 anos e completará 7 anos em junho de 2014, indo então cursar a 1°série do fundamental…ele está atrasado? Por favor, me respondam!! Grata desde já?

  6. oi meu filho tem 6 anos, ele faz 7 no dia 09/09/2014, ano que vem ele terá que ir para qual série?
    para a 1 ª série de antigamente ou fazer novamente o pré?
    pois fui em uma escola particular e me informaram que ele irá fazer um pré reforçado, que seria o primeiro ano do fundamental, isso tá muito confuso, pois ele no caso está fazendo o pré, pois é assim que chamam na atual escola que estuda que é municipal.

  7. Prezados,

    Sds,

    Gostaria de saber informações sobre as Resoluções que disciplinam a idade para ingresso no ensino infantil e fundamental, pois tenho uma netinha que nasceu em 15 de maio de 2012. Atc,

    Selma

  8. Boa tarde
    quero saber mais sobre essa data de corte,
    meu filho estuda a 03 anos na creche, e faz aniversario 20-04-2008, tem 5 anos e 6 meses, posso colocar ele no 01 ano no Estado, ja que ele é da prefeitura, ano que vem. O que devo fazer, ja que fui atras e só me enrolaram, falando que nao pode, quero saber se procede.Tem uma data de corte falando q se fizer aniversario até 30-06 pode, mas disseram que tem que fazer o estagio ll, mas na creche nao colocaram ele no estagio ll pela idade,,,,, nao entendi nada,me ajudem por favor.

  9. Gostaria de uma ajuda, pois meu filho tem 5 anos e completará 6 anos em 28/05/2014 está no 1º periodo e ontem a diretora me abordou dizendo q ele não poderá ficar no próximo ano na escola, pois ele já terá de ir para o 1º ano fundamental.
    Tomei um susto, pois estou me preparando para esta mudança no ano que vem.
    Agora ficou uma dúvida, devo adiantá-lo ou posso deixá-loo terminar o infantil em 2014 qdo completará 6 anos e em 2015 vai ingressar no 1º ano ainda com 6 aninhos.
    Ficarei muito grata se obter uma ajuda.

    Abs!

  10. meu filho faz aniversario dia 10.05.20013 gostaria de cadastra-lo na escola ufjf de juiz de fora,na inscrição diz que a criança deve ter 6 anos cmpletos até 30 de junho de 2013 meu filho estuda desde 2011,ele vai ficar atrasado por causa da data de aniversario ?

  11. Meu filho vai fazer 6 anos no dia 30/10 e está cursando o Pré I em uma escola particular.
    A diretora me disse que por causa da idade ele terá que pular o Pré II e iniciar o 1º ano em 2014.
    Por causa de uma hipotonia no nascimento, ele tem dificuldades motoras finas e também não tem
    maturidade para ingressar no 1º ano. Existe alguma forma que eu possa exigir a matrícula dele no Pré II,
    já que ele não está preparado para o 1º ano?

  12. Meu filho vai fazer 4 anos no dia 22/06/2014 e está no Maternal,em 2014 ele iria para o Pré I, mas a diretora da escola falou que ele vai continuar no maternal pelo fato de quando ele for para o 1º ano ele estar na idade certa, ele vai estar com 5,5 anos quando for para o 1º ano. Mas agora com a nova lei as crianças não entram com 5 anos na escola???

  13. Meu filho nasceu em 17/04/2009 – em 2014 ira para o jardim I. Esta correto? Ele nao deveria estar no jardim II?

  14. Minha filha faz 6 anos dia 28/05/2014 e a professora disse que ela vai ter que repetir o pré o ano que vem, Minha filha não pode ir para o primeiro ano??

  15. Bom dia!! Então estou passando por uma dificil decisão meu filho faz 06 anos dia 26/12/2013 e está terminando o pré 1, ele estuda em uma escola particular aqui da miha cidade e fui fazer a matricula dele para 2014 no pré2 e descobri que a escola somente fará a matricula dele se for para o 1º ano do ensino fundamental, ele fez maternal 1 e 2 e pré1 faltando fazer o pré2 onde acho muito importante para entrar para a 1º série, não sei como resolver essa situação, se alguém puder me ajudar será de grande valia!

  16. minha filha faz 6 anos dia 05/05/2014 quero tirar da escola particular .mais a publica nao que aceitar ……………ela vai perde 1 ano de escola ??? nao tenho mais como pagar a mensalidade !!!!!!!!!!!!!!! o que eu faço ????

  17. Bom dia, Gostaria de saber se é obrigatório fazer o pré I e pré II para entrar na 1° ano do fundamental?

  18. Meu filho faz tem 2 anos e 6 meses completa 3 em 17/05/2013, gostaria de saber se ele já pode entrar no jardim 1 ou ele tem que continuar no maternal?

    Obrigada.

  19. meu filho e de 24/08/2009 devo matricula no jardim e com que idade ele vai para 1serie me falaram que em 2015 ele ira fazer 1 serie e verdade grato

  20. Boa Tarde!
    Gostaria de saber o que fazer, minha filha completa 7 anos dia 11/06/2013 e venho tentando adiantá-la desde os 5 anos onde estava cursando 1º período da Educação Infantil. agora em 2013 percebi no final do 4º bimestre uma menina desmotivada e muito bagunceira na Escola, porque está bem a frente do seus coleguinhas e isto está me deixando muito preocupada porque não sei se posso pular o 1º ano fundamental colocando-a no 2º ano fundamental. Estou tentado com a Defensoria Publica um acompanhamento de profissionais que possam me ajudar a solucionar este problema mas até agora sem nenhuma resposta. Não sei mais o que fazer se alguém puder me ajudar vou ficar muito agradecida.

  21. Bom dia,minha filha completarà 6anos dia 25/02/2014 ela pode cursar o 1 ano fundamental…

  22. Meu filho tem 4 anos e 4 meses a professora disse que ele tem que fazer maternal + com a idade dele ele tem que fazer e o pré-escolar ?

    Gostaria de saber também se é obrigatório fazer o pré I e pré II para entrar na 1° ano do fundamental?

  23. Bom dia!
    Minha filha tem 6 anos e completa 7 no dia 23 de abril ela já ler e escreve tem capacidade de esta cursando o 2º ano, mais a diretora da escola deixou ela no 1º ano por conta da lei do ensino de 9 anos . O que devo fazer ?ela tem direito a cursar o 2º ano? Ela ficou muito triste porque as colegas do ano anterior passaram para sala do 2º ano e ela ficou no 1º .
    Aguardo resposta .
    Muito obrigada.

    Dulce de souza

  24. POR FAVOR MIM TIRA ESTA DUVIDA CRUEL
    MEU FILHO EM 2012 ELE CURSOU A 3º SERIE AGORA EM 2014 ELE ESTA NO 5º ANO
    ELE DEVERIA ESTA NO 6º , MAS A ESCOLA NAO RECONHECE O ERRO.
    POR FAVOR MIM TIRA ESTA DUVIDS

  25. Meu filho faz 5 anos no dia 04 de junho de 2014 e esta no jardim I isso ta certo? Não quero que ele fique atrasado….

  26. Tenho uma neta que completa 06 anos no dia 10 de março de 2014.Ela cursou dois anos de escolinha e as professoras informaram que ela está apta a cursar o primeiro ano do ensino fundamental. A diretora da escola me passou o histórico escolar da minha neta para apresentar na escola que ela foi matriculada. Dia 24 começam as aulas e vou tentar. Por 10 dias perder um ano inteiro.
    Obrigada

  27. Minha filha vai fazer 7 anos dia 22/06/2014, frequenta escola desde 2009, fez o pré em 2013, no qual saiu lendo e escrevendo, agora começou a frequentar escola pública na 1ª série do ensino fundamental, mas neste nível da escola pública é feita uma pré alfabetização, oque faço com minha filha se ela já saiu alfabetizada do pré-escolar? Teria possibilidade de frequentar a 2ª série, ao invés da 1ª? Como conheço bem ela, ficará desmotivada e isso prejudicará, bem como, ficando adiantada perante os pré-alfabetizados, oque ela vai fazer em 2014? Acredito que deverá frequentar a 2ª série já em 2014, mas como proceder para que isso ocorra?

  28. ola, minha filha faz 03 anos em 04/06/14. se eu deixar para matricula -la no meio do ano, ela podera cursar o Jardim I ? n queria colocar -la no maternal, ela é esperta demais, ja sabe muitas coisas que ensina no jardim I, pra mim , seria um atraso. me ajudem por favor.

    obg

  29. ola meu filho completa 6 anos em 30/06 e ele ja foi um ano na pre escola ele deve fazer mais um ano na pre escola? desde ja obrigado

  30. olá meu filho tem 3 anos em, 22/07/14 ele completa 4 anos cursou o maternal no ano anterior ;acredito que ele cursaria 1-periodo em 2014 foi matriculado depois de duas semana de aula a diretora disse que ele tem que tá no maternal . o que eu faço não quero atrasar ele aguardo resposta.obrigada

  31. Quando coloquei o meu filho na escola ele estava com 3 anos e completou 4 anos no mês de maio. Na escola me disseram que a lei permitia matrícula para o matenal III somente para launos que completassem a idade até 31 de março.
    Hoje essa lei mudou para 30 de junho. Com isso meu fillho que faz aniversário no dia 10 de maio e, portanto competará 7 anos no mês que vem e está atrasado pois está cursando o primeiro ano do ensino fundamental. Isso vai prejudicá-lo? Olhando sob a nova lei, meu filho está atrasado. Tem coleguinhas mais novos no primeiro ano. Prejudiquei meu flho?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>