Crianças podem cursar a primeira série aos cinco anos

951-MeninoEstudando-2Crianças de cinco anos de idade que já tiverem cursado dois anos de pré-escola poderão entrar no ensino fundamental de nove anos em 2010.

A decisão foi tomada ontem (10) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e vale apenas para o ano que vem.

Para entrar em vigor, a medida ainda precisa ser homologada pelo ministro da Educação Fernando Haddad, o que deve ocorrer nas próximas semanas.

O objetivo do Conselho foi evitar que se repitam casos de crianças que estão sendo obrigadas pelas escolas a repetir algum ano na educação infantil porque não tinham seis anos completos para ingressar no ensino fundamental.

A posição do CNE para 2011 em diante foi mantida no texto aprovado ontem – depois de 2010, só poderão ser matriculadas no fundamental crianças que completarem seis anos até o dia 31 de março.

Pais, fiquem atentos com a resolução. Estamos em período de matrículas escolares e a notícia não foi muito divulgada!!!

Compartilhar
Valeska Andrade

Sobre Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora, jornalista e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

59 comentários sobre “Crianças podem cursar a primeira série aos cinco anos

  1. Boa noite!
    Gostaria de saber se meu neto que fará 6 anos no dia 21/07/2014 poderá ser matriculado no 1º ano em 2014 pois o mesmo já estudou o jardim(pré) II e está totalmente alfabetizado. Tem alguma lei que pode me dar essa resposta? Existe alguma lei que diz que a criança não pode regredir nos estudos?
    Por favor preciso estas respostas pois as matrículas para o ano letivo de 2014 já estão chegando e continuo na dúvida.
    Um abraço

  2. Ola Maria Bento. Você poderá se informar melhor na escola que seu neto estuda ou no site do Ministério da Educação.
    Boa sorte!

  3. olá minhas filhas tem cinco anos completam seis no dia 30 de abril de 2013 e estão no jardim 2, gostaria de saber se esta certo elas irem para o 1 ano, se não qual seria?

  4. OLÁ, MEU FILHO JÁ ESTÁ HÁ 2 ANOS ESTUDANDO E COMPLETA 5 ANOS NO FINAL DE NOVEMBRO, ANO QUE VEM ELE JÁ PODE FAZER A 1 ª SÉRIE DO FUNDAMENTAL OU SÓ DEPOIS DE COMPLETAR 6 ANOS?

  5. Meu filho completará seis anos em 31/05/2014, concluiu com bom desempenho a educação infantil e já está lendo e escrevendo, Porém a escola não aceita o seu ingresso no ensino fundamental. Existe alguma “brecha na lei que permita que ele seja matriculado no primeiro ano do ensino fundamenta? Moro no interior do Ceara . Obrigada.

  6. Olá!

    Meu filho completou 6 anos em 02/07/13. Está cursando o 1 ano fundamental. Hoje vi que foi um erro adiantá-lo. Como voltar atrás sendo que a nova lei prevê que não haja retenção nos primeiros anos do ensino fundamental. O que posso fazer para que ele repita o primeiro ano? Obrigada.

  7. Minha filha completa 6 anos dia 21/10/2014,eu teria q matricular ela esse ano para começar a estudar o ano q vem,ou ñ?

  8. Com a nova mudança as crianças de 05 anos irão cursar o pré II que é igual ao antigo jardim III

  9. Meu filho completa seis anos dia cinco maio de 2014, já cursou a pré-escola este ano. Ele pode ir para a primeira série o ano que vem?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>