Bebês conhecem a lei do mais forte

Com menos de 1 ano, os bebês já são capazes de entender uma regra muito comum entre irmãos: os maiores mandam.

Pesquisa desenvolvida na Universidade de Harvard (EUA) e divulgada na revista Science mostrou que as crianças percebem cedo o domínio social e usam o tamanho para adivinhar quem se sairá melhor em um conflito.

A autora da pesquisa, Lotte Thomsen, diz que o trabalho sugere que as pessoas já nascem – ou desenvolvem precocemente – o entendimento sobre a hierarquia no meio social.

A equipe da psicóloga trabalhou com colaboradores da Universidade da Califórnia estudando as reações de crianças entre 8 e 16 meses enquanto elas assistiam a vídeos com cenas de interação entre personagens de diversos tamanhos.

Nessa idade, as crianças tendem a olhar por mais tempo algo que as surpreende.

Fonte: Correio Braziliense (DF)

Valeska Andrade

Sobre Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *