Abertas inscrições para o VI Congresso Internacional de Avaliação Educacional

Imagem: Detalhe de banner do site do IV Congresso Internacional de Avaliação Educacional

O Núcleo de Avaliação Educacional (NAVE) do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC realizará de 5 a 7 de novembro, em Fortaleza, o VI Congresso Internacional de Avaliação Educacional. O evento ocorrerá no Hotel Oásis Atlântico Imperial (Av. Beira Mar, 2500, Meireles). O prazo para submissão de trabalhos nas modalidades comunicações orais e pôsteres vai até o dia 6 de junho, enquanto para participação como ouvinte e nos minicursos segue até 10 de outubro, no site do evento.

Sob coordenação geral do Prof. Raimundo Hélio Leite, ex-Reitor da UFC e diretor do NAVE, o encontro objetiva promover a troca de experiências com instituições nacionais e internacionais que realizam estudos e pesquisas na área da avaliação educacional. Caberá à Profª Bernadete Angelina Gatti, da Fundação Carlos Chagas, fazer a conferência de abertura sobre “Avaliação Institucional em escolas: novas veredas e contribuições”, no dia 5 de novembro, às 10h; e ao Prof. Mario Rueda Beltrán, da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), ministrar a conferência de encerramento, intitulada “Os desafios da Avaliação Educacional para a docência na Ibero-América”, no dia 7 de novembro, às 10h50min.

No roteiro das grandes conferências, no dia 5 de novembro, a partir das 8h, estão também a dos professores Hélio Leite e Nicolino Trompieri Filho, da UFC, que abordarão o tema “Edurural e a Avaliação da Educação Rural Básica do Nordeste Brasileiro”; a do Prof. Domingos Fernandez, da Universidade de Lisboa, que falará sobre “Avaliação Educacional como domínio do conhecimento: questões teóricas e práticas”; e a que será ministrada pelo Prof. Romualdo Portela, da Universidade de São Paulo, intitulada “Avaliação dos Programas de Pós-Graduação em Educação em pauta”. Mesas-redondas, minicursos, comunicações orais e pôsteres completam a programação do evento.

POLÍTICAS EDUCACIONAIS – O Prof. Hélio Leite ressalta a importância do congresso, afirmando que foi a partir de outras edições que surgiram ideias para embasar a criação de políticas educacionais. Entre elas, cita o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) e o Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC). Com o Prof. Hélio Leite, estão na comissão de organização a diretora da Faced, Profª Isabel Filgueiras Ciasca, e o Diretor de Avaliação Institucional da UFC, Prof. Wagner Andriola.

Nesta edição, o congresso tem como tema “Avaliação: veredas e experiências educacionais”. A comissão definiu esse mote por considerar que “veredas são caminhos ladeados por abundante vegetação” e que a metáfora representa “o acolhimento à participação de pesquisas que empregam métodos qualitativos e quantitativos em suas diversas análises, bem como experiências desenvolvidas em pequena e larga escala por pesquisadores e instituições educacionais”.

A Faculdade de Educação da UFC, para realizar o congresso, conta com as parcerias do Cetrede, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), ADUFC-Sindicato e Instituto Dom José de Educação e Cultura. Mais informações estão no site do evento.

Fonte: Prof. Hélio Leite, coordenador geral do VI Congresso Internacional de Avaliação Educacional – fone: 85 3366 7676

Valeska Andrade

Sobre Valeska Andrade

Formada em História pela Universidade Federal do Ceará e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Cultura Brasileira e Arte Educação. Coordenou o Programa O POVO na Educação até agosto de 2010. Pesquisadora e orientadora do POVO na Educação de 2003 a 2010, desenvolveu, entre outras atividades, a leitura crítica e a educomunicação nas salas de aula, utilizando o jornal como principal ferramenta pedagógica. Atualmente, é professora de história da rede estadual de ensino. Pesquisadora do Maracatu Cearense e das práticas educacionais inovadoras. Sempre curiosa!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *