Pais acreditam que inteligência artificial pode ajudar no aprendizado dos filhos

Formada por nascidos a partir de 2010, a geração Alpha está rodeada pela tecnologia e é permanentemente impactada por ela. Para essas crianças, a inteligência artificial (IA), aquela similar à humana, mas executada por dispositivos computacionais, deverá fazer parte de todos os aspectos de suas vidas. É o que revelou uma pesquisa do Institute of […]

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Alunos criam soluções para melhorar vida de pessoas com deficiência

Cerca de 60 adolescentes de 14 e 15 anos, estudantes de escola pública, passaram uma semana em uma universidade particular de São Paulo desenvolvendo projetos que usam a tecnologia para solucionar problemas da comunidade. Três grupos escolheram um objetivo específico: levar maior conforto a pessoas com deficiência. Após assistirem a aulas e a workshops sobre […]

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Práticas inovadoras na educação

Uma escola que respeite individualidades, que leve os alunos a colocarem a “mão na massa” e que ensine de maneira criativa. Esse foi o modelo encontrado pelo Portal Porvir – dedicado a mapear práticas inovadoras na educação – ao realizar uma pesquisa com 132 mil jovens para saber qual seria a “escola dos sonhos”. Diante desses anseios, […]

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Como políticas de tempo integral impactam alunos e escolas

A reforma do ensino médio chama a atenção da sociedade por conta do currículo mais flexível que pretende levar às escolas “percursos formativos”, em que o aluno poderá escolher áreas com as quais têm maior afinidade. Mas antes de analisar o que essa etapa de ensino pode se tornar, o Cenpec (Centro de Estudos e […]

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Das 7.453 obras de escolas e creches públicas financiadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), 29% estão paralisadas e 17% atrasadas, o que representa 46% das obras que ainda precisam ser entregues. Já foram gastos cerca de R$ 1,5 bilhão com obras que se encontram paralisadas do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância) e do Plano de Ações Articuladas (PAR), sendo que 10% das obras paralisadas não possuem informações sobre o repasse. Esses são os dados do primeiro levantamento do projeto “Tá de Pé” da Transparência Brasil, divulgado ontem, em relatório já disponível no site da organização. Ao analisar dados de 12.925 obras de escolas e creches públicas da rede municipal de todo o país, a Transparência Brasil constatou que, após 10 anos de funcionamento dos programas do Governo Federal, apenas 37% das obras foram efetivamente entregues. Dados do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (SIMEC) evidenciam ainda que, apesar de o prazo máximo estipulado para a conclusão das obras ser de 13 meses, o tempo médio de execução das que já foram entregues ultrapassa dois anos. Com objetivo de mudar essa situação, a Transparência Brasil lança, nesta semana, o aplicativo móvel “Tá de Pé”, disponível para sistemas Android. Essa iniciativa, vencedora na categoria popular do Desafio Google de Impacto Social em 2016, permite ao cidadão fiscalizar o andamento da construção de escolas e creches públicas financiadas pelo Governo Federal. O “Tá de Pé” fornece uma lista de obras próximas ao usuário, que poderá, por meio do aplicativo, tirar fotos e enviar informações sobre o andamento da construção, de forma anônima e segura. As fotos serão analisadas por engenheiros parceiros da Transparência Brasil e, se forem constatados indícios de atraso, a organização entrará em contato com a prefeitura responsável pela execução da obra. Caso a prefeitura não responda, outras instâncias serão acionadas como vereadores, o FNDE e até mesmo a Ouvidoria-Geral da União. O objetivo do “Tá de Pé” é promover a transparência pública, fortalecer o controle cidadão e garantir a entrega das escolas e creches. Ao utilizar o aplicativo, a sociedade participa da política fiscalizando o governo e ajuda provocar mudanças de alto impacto para a educação no Brasil. Para saber mais, baixe o app na Play Store: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.tadepe Para mais informações e para acessar o relatório da Transparência Brasil, visite o site: https://www.transparencia.org.br

Das 7.453 obras de escolas e creches públicas financiadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), 29% estão paralisadas e 17% atrasadas, o que representa 46% das obras que ainda precisam ser entregues. Já foram gastos cerca de R$ 1,5 bilhão com obras que se encontram paralisadas do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição […]

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Em dez anos, triplica o número de alunos com deficiência em escolas regulares

No ensino médio da Escola Estadual Maurício Murgel, em Belo Horizonte, uma sequência de gestos pode explicar, por exemplo, a diferença entre ligações covalentes e iônicas nas aulas de química. Nas turmas, estudantes e professores se comunicam tanto em português quanto na Língua Brasileira de Sinais (Libras), já que nas classes há alunos surdos e […]

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Brasil tem 2,5 milhões fora da escola

Em todo o mundo, existem cerca de 264 milhões de crianças e jovens fora da escola, de acordo com os dados do Instituto de Estatísticas da Unesco. No Brasil, que universalizou o acesso ao ensino básico há quase duas décadas, são 2,5 milhões.  Por aqui, o problema não é a falta de escolas, mas situações que rondam […]

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Estudo mostra que 4 milhões de brasileiros voltaram à pobreza

Pouco mais de 4,1 milhões de brasileiros entraram na faixa de pobreza no país em 2015, sendo que 1,4 milhão deles voltaram para a extrema pobreza no mesmo ano, informou o relatório “Radar IDHM 2015”. O relatório foi elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pela […]

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Pós-Graduação em Odontologia lança edital para mestrado e doutorado com 27 vagas

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Federal do Ceará divulgou edital para o preenchimento de 27 vagas, 11 para o mestrado e 16 para o doutorado, ambos com área de concentração em Clínica Odontológica. As inscrições estarão abertas de 6 a 20 de outubro de 2017. Conforme o Edital nº 2/2017, […]

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Inscrições para o Mestrado Profissional Poleduc

Estarão abertas, de 18 de setembro a 2 de outubro, as inscrições para o processo seletivo do Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior (Poleduc) da UFC. São ofertadas 20 vagas, sendo, desse total, destinadas até 15 vagas preferencialmente para servidores aprovados em concurso público e em pleno exercício na Universidade Federal […]

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