Educação bilíngue

“Para falar de inclusão para a pessoa surda precisamos falar de educação bilíngue: as dinâmicas em sala de aula devem ser diferenciadas para o aluno surdo”, defende Waléria Vaz, 39 anos, coordenadora do curso de pedagogia bilíngue libras-português do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Segundo ela, é preciso valorizar a [...]

Continue lendo

Marco Legal da Primeira Infância

Respeitar as diversidades cultural e social das crianças e assegurar aos meninos e meninas com até seis anos direitos fundamentais, por meio de políticas de Estado, estão entre os objetivos do Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257, de 8 de março de 2016), que foi debatido durante audiência pública na Assembleia Legislativa (ALMS). Proposto [...]

Continue lendo

Plano de ação para o combate ao mosquito Aedes aegypti

Os ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome publicaram no Diário Oficial da União, um plano de ação para o combate ao mosquito Aedes aegypti e para garantir a proteção social de crianças com microcefalia. A estratégia tem como base dois eixos: prevenção de doenças associadas ao vetor; e acolhida, cuidado e proteção social, [...]

Continue lendo

Fundo de Direitos da Criança e do Adolescente

Pouca gente sabe, mas é possível direcionar parte da contribuição ao Imposto de Renda para o Fundo de Direitos da Criança e do Adolescente. Esse direito existe desde 1990, quando o Fundo foi criado no âmbito do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os Fundos são administrados pelos Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional dos [...]

Continue lendo

O ato de brincar é fundamental para que a criança desenvolva habilidades

Fim do expediente, já em casa e depois do jantar, o cansaço, enfim, bate, e é quando as crianças perguntam: “Papai, mamãe, vocês querem brincar?”. Difícil encontrar quem responda ao convite afirmativamente e com empolgação genuína, afinal, com a rotina corrida, é natural que os pais se sintam exaustos no final do dia, sem disposição [...]

Continue lendo

Melhor escola de negócios alemã ignora crise e lança MBA no Brasil

A ESMT, uma escola de liderança, sustentabilidade e tecnologia, 11° colocada no ranking da Financial Times, considerada a melhor escola de negócios da Alemanha e uma das melhores da Europa, chega agora em maio ao Brasil com o MBA Executivo em Liderança e Gestão, ministrado em parceria com a Saint Paul Escola de Negócios. É [...]

Continue lendo

Educação bilíngue

“Para falar de inclusão para a pessoa surda precisamos falar de educação bilíngue: as dinâmicas em sala de aula devem ser diferenciadas para o aluno surdo”, defende Waléria Vaz, 39 anos, coordenadora do curso de pedagogia bilíngue libras-português do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Segundo ela, é preciso valorizar a [...]

Continue lendo

Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais recebe trabalhos

Encontra-se aberto, até 5 de maio, o período de submissão de trabalhos para a Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais (Resdite), iniciativa desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologias e Educação a Distância em Saúde (Nuteds), vinculado à Faculdade de Medicina da UFC. A publicação, que terá duas edições ao ano com acesso livre ao seu [...]

Continue lendo

Aliança de Mães e Famílias Raras (Amar) e do Instituto Ser Educacional oferecem cursos de graduação

Interrompido pela necessidade de dedicação em tempo integral aos filhos, o desejo de cursar uma faculdade está mais próximo para mães de crianças com doenças raras. Serão disponibilizadas 50 bolsas de estudos em sete Estados brasileiros – o primeiro a ser contemplado é Pernambuco, por causa do alto número de casos de bebês com microcefalia: [...]

Continue lendo

Professores indígenas do Acre fazem curso para dar chance de estudo a crianças com deficiência

O avanço da política de educação especial no Brasil tem revelado experiências bem-sucedidas nas escolas indígenas. No interior do Acre, crianças e jovens com deficiência que não estudavam são levados às escolas das aldeias desde 2009, quando teve início um trabalho de formação de 300 professores indígenas. O primeiro passo é o convencimento e esclarecimento [...]

Continue lendo