Você pode estar no cadinho

Olá, pessoal! Gostaria de postar um texto que recebi da minha amiga Jamile Baltar, que tem tudo a ver com cotidiano e fé. Espero que gostem!
 

O crisol é para a prata, e o forno para o ouro; mas o SENHOR é quem prova os corações. (Provérbios 17:3)

Uma das coisas que aprendi quando era empresária do ramo metalúrgico é que o alumínio é feito da bauxita, um mineral que quando aquecido a altíssimas temperaturas funde e torna-se pastoso, mudando da cor pardacenta para prateada.

As usinas beneficiadoras desse mineral são obrigadas, por lei, a dar um certificado de pureza do material fundido, e esse certificado nunca atinge os 100%; o mais próximo é algo em torno de 97,7 à 98%. E o que é que isso significa? Que no meio da bauxita há presença de outros minerais e/ou outras substâncias que foram agregadas no transporte, no manuseio e até mesmo no processo de fundição. Mas esse índice de certificação caía drasticamente quando se tratava da fundição de laminados, que durante o processo industrial haviam sido descartados pelo controle de qualidade e eram recolocados nos cadinhos juntamente com os lingotes de alumínio, geralmente fornecidos pela ALCOA ou pela CBA, as duas maiores usinas de processamento de bauxita no país.

Portanto, cadinho é o nome do recipiente onde esse material era fundido (derretido). E crisol significa a mesma coisa. São recipientes próprios para fundição de metais que precisam suportar altas temperaturas, dependendo do ponto de fusão de cada material que lhe vai no interior.

Ao ser aquecido tudo o que é de impureza vem à superfície daquela sopa metálica e, a essa impureza, os fundidores chamam de borra. É metal, mas contaminado, misturado. Quanto maior o índice de mistura, mais comprometida fica a qualidade do artefato fabricado com aquela liga. Para retirar a borra, o fundidor usa uma espécie de colher, e retira o que mais se parece com uma espuma. Essa é a metáfora que o autor de provérbios usa ao falar que “o crisol é para a prata, e o forno para o ouro; mas o Senhor é quem prova os corações”.

Você tem tido lutas? Provações? Decepções? Frustrações? Desânimo? Lembre-se: O SENHOR ESTÁ TRABALHANDO! Você agorinha mesmo está no cadinho, sendo purificado de tudo o que o impede de viver plenamente a vida que o Senhor tem reservado para você. (Por Jamile Baltar)

2 thoughts on “Você pode estar no cadinho

  1. Amada Siria….

    valeu pelos esclarecimentos….que coisa boa saber que estou sendo purificada pelo Senhor! Que assim seja…

  2. Glorias ao Senhor nosso Deus, por nos abençoar com vidas que nos mostram que Ele é soberano e opera em nós e através de nós conforme Seus propósitos.
    As vezes não queremos compreender porque passamos pelos cadinhos. Acredito que basta lembrarmos do fato que atentamos mais para as coisas materiais do que as espirituais.
    Sou grato pelo fato do Senhor ser zeloso para comigo e me tratar. Sou muito mais grato ainda pelo fato de ter sido do agrado do Pai nos dar o Reino – Lucas (12.32).

    Graça e Paz.
    Osvaldo de Oliveira Morais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *