Vai entender Deus

Por Edilson de Holanda

Não poderia haver dia pior para adentrar aquela cabine de atendimento. Com a alma carregando o peso dos problemas solúveis e insolúveis da vida e a cabeça cheia de dúvidas, inclusive a respeito do cuidado de Deus por mim, sentei na cadeira que os voluntários do Palavra Amiga ocupam e orei: “Senhor, por favor, permita ninguém ligue hoje. Não estou em condições de dar conselho algum”.

A resposta à minha oração não demorou: o telefone tocou. Relutei, mas atendi por obediência.

Palavra Amiga, bom dia. Em que posso ajudá-lo?

– Eu queria conversar com alguém. (…) Acho que não tem mais esperança pra mim. Não tenho mais ânimo pra viver nem força pra continuar lutando. (…) Estou sufocado. Nada mais me importa. Já tentei de várias formas, mas saber que Deus existe não é suficiente pra aliviar meu sofrimento. (…) Tenho medo de fazer uma besteira e desaparecer…

– Olha, amigo, eu imagino a dor que você está passando, mas ouça: Você não deve desistir. Não vale a pena “fazer uma besteira”. Isso só vai piorar a situação. (…) Observe melhor: você tem muitos motivos pra perceber o quanto Deus se importa com você. (…) Ainda há esperança. Gostaria de ler um trecho da Bíblia. Está em Josué 1: 5-9: “… não te deixarei nem te desampararei … Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares”.

– (…) obrigado. Vou tentar continuar…

Finda a ligação, parei e assustei-me: Havia dado conselhos a mim mesmo! Um sorriso me tomou o rosto.  Maravilhei-me da forma que Deus utilizou para trazer-me de volta a alegria, a paz e a esperança.

A fonte de fé estava à minha frente: a Palavra. E o Autor da fé estava ao meu lado. Como sempre, aliás. Entendi o que Ele me dizia “O meu poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2 Co 12:9). Ao ponto de a pessoa menos apropriada a dar um conselho naquele dia ter sido a mesma que abriu a boca e a Palavra para “se aconselhar”. Sem querer. Mas Ele, incrivelmente, quis. Vai entender Deus…

Assessoria IBC

Sobre Assessoria IBC

Jornalista diplomada pela Universidade Federal do Ceará. Produtora, repórter e apresentadora no telejornalismo cearense e potiguar. Atualmente é Assessora de Comunicação da Igreja Batista Central de Fortaleza.

4 thoughts on “Vai entender Deus

  1. Eu também, quando li o texto, fiquei com aquele sorrisinho de canto de boca pensando: Nossa, isso ja aconteceu várias vezes comigo.

    Não é a toda que a bíblia mesmo diz que a palavra de Deus é uma faca de dois gumes (ou dois legumes como diziam os mamonas, in memorian). Ela corta tanto quem recebe quanto quem fala.

    Já me peguei muitas vezes conversando sobre princípios da biblia para alguém e me percebi falando comigo mesmo…

    Deus é estranho mesmo… Pior, ele é didático! rsrsrsrsrs

  2. É irmão, Deus é Fiel, até mesmo quando pensamos que Ele esta calado ou não vendo nosso sofrimento e nos faz perceber sua presença, seu cuidado ou melhor nos fala mesmo que seja usando a nós mesmos para abrirmos a boca e ouvimos o recado Dele.
    Isso acontece mesmo, não só no palavra amiga, mas na vida.
    Outro dia ouvi a seguinte frase: NÃO É PORQUE DEUS ESTA NO BARCO, QUE VAI DEIXAR DE TER TEMPESTADE,A TEMPESTADE PODE ATÉ VIR, MAS COM CERTEZA O BARCO NÃO VAI NAFRALGAR.
    Viver em Cristo é ter a certeza, que mesmo na tempestade Ele esta lá para nos salvar, ELE É FIEL.
    Deus te abençoe e permita que vc continue abençoando vidas por meio do palavra amiga.
    Paz

  3. Sei perfeitamente o que o irmão Edilson viveu naquele dia, esse forma de Deus agir certamente é “loucura para os gregos” e certamente transcende todo entendimento, mas é fato que funciona!
    Tenho passados momentos semelhantes nos quais sinto que vou sucumbir e grito pra Deus que o vaso é de barro (como se ele não soubesse), contudo, esses momentos tem me permitido aprender uma lição muito preciosa do cristianismo: diferentemente do que é esperado, mesmo quando o cristão está nos vale, com a alma angustiada e pensa que vai morrer de tanta dor, não perdemos a capacidade de nos importar verdadeiramente com o próximo.
    No cristianismo, o sofrimento não faz com que olhemos apenas para nós mesmos, nossos problemas, nosso mundinho. Com cristo não nos tornemos egoístas, mesmo na adversidade Aleluia.

  4. É verdade, caros irmãos. Ser barro é difícil, doloroso, mas é a única forma de ser moldado! Que Deus continue a nos falar. Que sua Palavra seja a fonte de saciamento. Mesmo que o meio de chegada da bênção seja nossa própria boca.

    E que Deus abençoe o Palavra Amiga (colaboradores e usuários do serviço).

    Graça e paz…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *