Traços de um líder autêntico

O líder autêntico não pode ser medido única e exclusivamente pelos resultados, se bem que sem resultados concretos de avanço, mudanças e realizações não há sinais vitais de liderança.

Os traços de um autêntico líder começa com o coração. A coerência moral, embasada numa religiosidade verdadeira e transformadora. O apóstolo Paulo, grande líder do cristianismo, escreveu ao emergente líder Timóteo: “O intuito (telos= finalidade, propósito, alvo) da presente admoestação visa o amor que procede de coração puro e de consciência boa e de fé sem hipocrisia” I Tm 1:5.

Coração puro, boa consciência e fé sem hipocrisia são elementos que fundamentam as ações e pensamentos de um verdadeiro líder. Medida que diferencia os critérios externos como elegância do terno, tipo de carro, número de diplomas, capacidade intelectual, localização de escritório ou lay-out do cartão de visita.

Pureza de coração trata do ser real, interior, sem máscaras ou disfarces. Esta pureza de coração indica o propósito de fazer aquilo que é certo, mesmo quando ninguém está por perto. Para os verdadeiros cristãos é a consciência de que Deus está em todo lugar, pois é Onisciente e não está preso ou confinado a um templo ou uma imagem qualquer.
Líder autêntico faz o que é certo, moral e ético, principalmente porque é a vontade de Deus. Pureza de coração revela um amor genuíno por Deus e pelas pessoas, capaz de resistir à tentação de comprometer o bem estar de outros pelos apelos da corrupção e do desvio de propósito.

Boa consciência é uma outra característica do líder autêntico. Todos nós temos consciência, mas o que preocupa é o estado da mesma. Consciência é uma espécie de alarme capaz de aprovar ou reprovar uma atitude, palavra ou pensamento a partir de um banco de informações armazenadas na mente.

Nossa capacidade de julgamento está relacionada ao tipo de educação que recebemos e às informações que armazenamos na mente. Quando as informações são corretas e precisas, temos na consciência a dor do espírito, detectando qualquer ameaça ao ser (corpo, alma e espírito), como o reconhecimento do poder destruidor do fogo ao aproximar-se da pele.
Quando não há informação verdadeira, precisa e eticamente correta ficamos à mercê da falta de juízo incapaz de refrear o mal. Agimos como um leproso que por não sentir a dor pode permitir a destruição do seu próprio corpo, sem nada sentir.

O líder autêntico procura alimentar a sua mente com informações sãs e precisas para o bom julgamento nas decisões a serem tomadas. Na desinformação não há senso de certo ou errado, tudo vale, inclusive a autodestruição.

O fato é que a consciência age de acordo com o sistema de fé. O sistema corrupto anula a consciência (como uma avião caído na montanha cuja caixa preta registra o sinal do alarme e a voz do piloto dizendo: “desliga isso!”).

Fé sem hipocrisia é o terceiro elemento da exortação do apóstolo. Liderança autêntica depende de princípios e valores abraçados acima da conveniência da sobrevivência ou da necessidade de agradar a multidão. Todo empreendimento, seja secular ou religioso, atua sobre princípios de fé, crenças e valores que balizam planos, projetos e estratégias. A pior catástrofe para uma instituição é ter nos seus quadros uma liderança dúbia, sem convicção e desconectada dos seus valores e crenças fundamentais.
Enfim, LIDERANÇA começa de dentro para fora. Aquilo que eu sou interiormente é que determina o que faço e como faço. Instituições que prevalecem são marcadas pelos traços de Líderes Autênticos na pureza de coração, na consciência boa e na fé sem hipocrisia.

One thought on “Traços de um líder autêntico

  1. Graça e Paz!!!

    quando vejo este maravilhoso texto, lembro-me também do profeta Samuel quando foi ungir a Davi, que o Senhor Deus disse:” não olhe para aparência pois o Senhor olha para o coração”.

    Esta postagens é pertinente para os nossos dias, como líderes precisamos mais e mais buscar na palavra de Deus sabedoria.

    Deus continue te abençoando pastor armando bispo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *