Roubaram meu kit de sobrevivência

Por Edilson de Holanda

Há três semanas, fui assaltado.  Arma na cabeça, ameaça de morte (a mim e a minha noiva). Tensão, estresse, medo. Levaram todos os pertences que poderiam naquele momento. Curiosidade? Foi às 18hs em uma área nobre de Fortaleza.

Apelidava minha bolsa (que foi roubada)  de “kit de sobrevivência”.  Imprudentemente, carregava nela o que julgava necessário para pequenos ou até grandes imprevistos do dia-a-dia: algum dinheiro, cartão bancário, mp4, determinados documentos, aparelhos de celular,  carregador, uma boa leitura, alguns itens pessoais… e até uma caixinha de som portátil.

Passado o susto inicial, pensei: “Como vou me virar sem o meu kit de  sobrevivência?”. Nos primeiros dias, restou a sensação de falta. Mas hoje, sem querer, me dei conta: “Como posso dar o nome de ‘kit de sobrevivência’ a meros objetos ‘que a traça come’?”.

Muito do que adquirimos e usufruímos adere ao nosso cotidiano de forma tal que parece impensável nos desprendermos dessas “cerejas de bolo”. O supérfluo assume o papel de necessário, nos tornando dependentes.

Por que o apego ao que não é imprescindível à nossa felicidade? Lançar os olhos sobre o que é meramente terreno nos trás sofrimento, além de nos afastar de nossa realidade enquanto filhos de Deus: somos, sim, dependentes, mas unicamente de Sua Graça.

Não padeci o quanto imaginava, por terem levado meus pertences. Mas, há três semanas, se desafiado por Deus, teria eu coragem de doá-los a quem tivesse mais carência? E se de repente Cristo lhe instasse a “compartilhar” o seu carro, já que ele está “a serviço do rei Jesus”?

Foi o apóstolo Paulo quem disse: “aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece”. (Fp 4.11-13)

Se você encontrasse Paulo se deleitando em uma rede na praia, tomado água de coco, e perguntasse: “Paulo, do que você precisa?” Ele diria: “Eu só preciso de Deus”. E se o visitasse em uma cadeia, debaixo de açoite, e lhe fizesse a mesma pergunta, ele responderia “Eu só preciso de Deus”.

Estamos preparados para perder, se for preciso? Do que você necessita para estar satisfeito? Qual é sua fonte de bem-estar e segurança? Onde está seu kit se sobrevivência?

Assessoria IBC

Sobre Assessoria IBC

Jornalista diplomada pela Universidade Federal do Ceará. Produtora, repórter e apresentadora no telejornalismo cearense e potiguar. Atualmente é Assessora de Comunicação da Igreja Batista Central de Fortaleza.

2 thoughts on “Roubaram meu kit de sobrevivência

  1. Na minha comunidade cristã eu adoro provocar aqueles irmãos mais empolgados, quando eles chegam a mim e falam: “Irmão George, temos que ganhar para Jesus!!!”

    No que eu respondo: “Você não acha que às vezes é necessário perder para Jesus?”

    Perder para Jesus sempre me proporciona momentos de grande satisfação em Deus! Até porque é melhor dar do que receber…

    abraço a todos e parabéns pelo texto!

  2. Taí um desafio (dizer como Paulo disse):

    “Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo.E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo, E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte; para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos. Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus”. (Fl 3:7-14)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *