Futebol e fé

Por Fabiana Melo

Vou confessar que não tenho um patriotismo exacerbado quando o assunto é futebol. Como a maioria das mulheres, meu esporte preferido passa longe da jabulani, traves e gramado. Gosto de dança, de artes marciais. Contudo, sei que até o mais cético dos céticos é capaz de descer de seu patamar de indiferença ao ver o que acontece no Brasil em dia de jogo de Copa. Ruas enfeitadas, pessoas vestidas em verde e amarelo, sorriso no rosto e algo que ultimamente não se vê muito: FÉ.

Ora, não é a fé “a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”(Bíblia, livro de Hebreus 11:1)? Então! O brasileiro acorda sem ter certeza se seu time vai vencer. Ainda assim, põe a camisa e sente uma alegria diferente inundar seu peito quando imagina que SIM, que tem possibilidade de ao final do dia gritar de alegria porque o time do seu coração mais uma vez superou o desafio.

Pra falar a verdade, nunca antes tinha pensado por este lado, mas o povo brasileiro chega perto de compreender o sentido bíblico de fé. É crer em algo que alguns julgam nem existir. É vislumbrar um fato que sequer aconteceu. É acreditar que o desafio vai chegar, mas que é possível vencê-lo.

Na singeleza do sentimento patriótico de meu povo posso identificar uma grande porta de entrada para o entendimento de um dos princípios mais lindos em nosso relacionamento com Deus. Vida com Jesus é assim: acordar e não ter certeza do que pode acontecer até o fim do dia, mas ter sempre no coração um sentimento “esquisito” de que tudo fica bem quando nossa vida (nosso time!) está depositada nas mãos do melhor amigo (da melhor seleção!) que poderíamos ter. Só que, com Ele, não tem erro – pode haver prorrogação e até pênaltis (e como dá um frio na barriga ver tudo isso!), mas EM JESUS, o desfecho é certo: a VITÓRIA! Jesus já morreu na cruz por nós e quer nos livrar de toda ansiedade. Eu confio nesse Jesus para batalhar por mim em todos os “jogos” dessa vida.

E você, em quem põe a sua fé?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *