Crisálidas

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=rR2PmhfiZTY&feature=fvw[/youtube]

As lindas borboletas são formadas a partir de estágios de transformação denominados de metamorfose. Tudo começa como um minúsculo e frágil ovo que eclode numa larva e, antes que saia livre como adulta para voar graciosamente, passa por um estágio de pupa, também conhecido como crisálida.

O termo vem do latim chrysallis e do grego ?????????, termo que define a coloração dourada (grego: ??????, que quer dizer lirio-amarelo-e-borboleta-azulouro) deste estágio de vida de muitas borboletas. Neste estágio, a borboleta ainda em formação, pouco ou quase nunca se borboleta2movimenta, até ser liberada para o exuberante, leve e produtivo voo que embeleza e transmite vida à natureza.

A igreja de Jesus também passa pelos estágios da concepção, do casulo e da liberação de todo o seu potencial transformador como Corpo Vivo de Cristo na terra. Infelizmente, algumas nunca deixam o casulo, principalmente aquelas que perpetuam o estágio formativo e se acomodam dentro das paredes de seus templos, ou ainda, sob as mãos manipuladoras de uma liderança incapaz de libertar os discípulos como agentes do reino sob o poder do Espírito Santo.

Podemos viver uma vida inteira como crisálidas, protegidos pelas estruturas e métodos que criamos para nos alimentar e nos conter, sem achar necessário nos expor ao mundo e às pessoas ao nosso redor.

Para nós, chegou o tempo da metamorfose, da real mudança espiritual alimentada pela Palavra de Deus e guiada pela poderosa visitação divina que nos impulsionou a bater asas e voar o voo capaz de levar a beleza de Cristo ao jardim enfeiado pelo medo, pela violência, pelo abandono, pela traição e pela futilidade do mundo sem Deus.

Agora, como borboletas maduras, podemos tocar cada vida, cada adulto, cada criança, cada jovem e cada adolescente como se toca uma linda flor polinizando-a com a vida de Cristo. Estamos saindo das crisálidas juntos e voando sob a graça divina para transformar os quintais e corações sujos em jardins enfeitados e limpos para a glória de Deus.

3 thoughts on “Crisálidas

  1. Ai que texto lindo..
    Glória a Deus pelas borboletas…
    e glória a Deus por essas palavras.. me impressiona o cuidado de Deus em responder orações tão especificas e confirmar novamente o que já tinha dito… demonstrando mais cuidado ainda…

    Lindo!

  2. Recentemente passei por situação parecida. Me comportava como um enclausurado pelas minhas opções, não achava interessante falar do amor de Deus por sentir medo de sofrer repressão e perder amizades. Daí pedi a Deus para que quebrasse esse enclausuramento e ele prontamente me atendeu mandando acontecidos em minha vida que mudaram radicalmente minha forma de ser cristão. Com a graça de Deus e no amparo de Jó 5.17-18 estou saíndo da “caverna”
    onde me encontrava. Deus seja louvado!

  3. Boa Tarde,

    Gostaria de compartilhar a grande satisfação e alegria que estou tendo ao estar participando da IBC, me identifiquei muito com a campanha JUNTOS, sabe quando seus olhos brilham, o coração bate mais forte a cada domingo e ao final uma grande explosão de alegria. Participar daquele multirão foi algo espetacular, hoje me sinto realizada e como uma borboleta madura querendo voar por todos os lugarem e espalhar esse amor grandioso que é o de cristo por nós.
    Muito obrigada por permitir que o espirito santo lhe habite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *