Corações sintonizados no Dia dos Namorados

Por Pr.José Edson

“Nosso namoro foi maravilhoso. Nosso casamento não é tão bom. O que aconteceu com o amor que tínhamos antes?” Esta é uma pergunta que ouço sempre como conselheiro de casais. O que nem sempre atentamos é que namorar é pura curiosidade e fascinação. Passamos longas horas tentando nos conhecer. Fazemos perguntas, buscamos mergulhar no coração do outro.

No livro dos Cânticos dos Cânticos o Rei Salomão pinta este quadro assim: “Pomba minha, que anda pelas fendas dos penhascos, no esconderijo das rochas escarpadas, mostra-me o teu rosto, faze-me ouvir a tua voz, porque a tua voz é doce, e o teu rosto afável”. (Ct. 2:14) Salomão está dizendo: “Quero conhecê-la”. Ele ama quando ela fala e compartilha a respeito de si mesma. Ele quer se comunicar com ela. O casamento traz novos ingredientes: “O dever e a responsabilidade”.Quando namoramos não compartilhamos contas, tarefas domésticas, educação dos filhos etc.

A chave é: não substitua a curiosidade e a fascinação do conhecer o outro pelo dever e pela responsabilidade. No casamento precisamos equilibrar tudo isso. Pense na cena do circo: quando os bastões são somados e o malabarista tem que equilibrar a todos é mais difícil, não é impossível. Temos que lembrar, não nos apaixonamos pelo emprego do outro, pelas suas habilidades e sim pela pessoa. “O meu amado é meu e eu sou dele”. Ct. 2:16.

Que neste dia dos namorados vocês continuem a fazer perguntas que possam realmente conhecer profundamente um ao outro. Mantenham semanalmente uma noite de namoro, não uma vez por ano. Voltem a visitar os lugares dos primeiros encontros. Recordem a história de vocês através dos locais, dos fatos e das palavras vivenciadas. Nunca deixe de fazer perguntas pessoais, doces e aprofunde a relação. Busque como o garimpeiro, a cada dia uma nova pedra. Afinal casamento é uma maratona, não uma corrida de cem metros. O amor de Deus por nós se renova a cada manhã. Renove hoje seu amor, faça para o seu amado(a) uma declaração pessoal e profunda. “FELIZ DIA DOS NAMORADOS”

 

* Pr. José Edson é casado, pai de dois filhos, pastoreia a comunidade de discípulos IBC e coordena a rede de grupos de casais dessa comunidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *