“A vida do compulsivo” é tema de palestra nesta segunda-feira (14)

Nesta segunda-feira, 14, Celebrando Restauração, programa de apoio a pessoas com vícios, traumas e maus hábitos, vai realizar palestra pública sobre os perigos de um comportamento repetitivo (fumar, jogar, comprar, beber, comer etc) na busca por prazer e alivio diante da ansiedade. A palestra “A vida do compulsivo”  será realizada às 19h30, na Tenda da Igreja Batista Central de Fortaleza (Rua do Cruzeiro, 401, Pedras). Entrada Franca.

Os especialistas Nelson e Roswitha Massambani vão explicar o mecanismo da compulsão e as consequências de uma vida dominada por vícios. “O compulsivo começa conseguindo esconder sua dependência, mas à medida que mergulha no vício compromete sua família, perde amigos, emprego, larga os estudos, adquire dívidas, desenvolve doenças e, em alguns casos, pode até morrer”, alerta Roswitha Massambani.
 
Na sexta

Na sexta-feira, dia 18, a psicóloga Síria Giovenardi vai falar sobre as compulsões da pós-modernidade na palestra “Novos Tempos, Novas Compulsões”. A programação será às 19h30, no Anfiteatro do Colégio Kerigma (Rua Oswaldo Cruz, 3401), com entrada gratuita.

Muitos pensam que estão a salvo de vícios e compulsões porque não bebem, não fumam, nem usam drogas, mas é preciso se precaver contra outros tipos de excessos. A oneomania por exemplo, ou compulsão por compras, já se tornou uma grande preocupação. Apesar de o problema ser mais frequente entre as mulheres na faixa dos 30 a 40 anos, pesquisas revelam que os compradores compulsivos masculinos vêm aumentando assustadoramente.  Segundo Síria Giovenardi, “a oneomania segue o padrão de toda compulsão – aliviar a ansiedade e sentimentos de frustração, vazio e depressão – e o efeito do ato de comprar é semelhante ao de tomar uma droga,” conclui.

Além de alertar e esclarecer, as palestras públicas do Celebrando Restauração mostram um caminho saudável para quem busca viver de forma plena, longe dos vícios, traumas e maus hábitos.

Os palestrantes

Nelson Massambani é especialista em Prevenção em Dependência Química, pela Unifor. Roswitha Massambani é especialista em Família numa Abordagem Sistêmica, pela Unifor. Síria Giovenardi é psicóloga formada pela UFRJ.

SERVIÇO: PALESTRAS PÚBLICAS CELEBRANDO RESTAURAÇÃO
14/03
– A Vida do Compulsivo: 19h30 – Rua do Cruzeiro, 401, Bairro Pedras (Tenda da Igreja batista Central de Fortaleza, próximo à BR 116)

18/03 –  Novos Tempos, Novas Compulsões:19h30 – Rua Osvaldo Cruz, 3401, Bairro Dionísio Torres (Colégio Kerigma)

Com informações da Assessoria de Imprensa

One thought on ““A vida do compulsivo” é tema de palestra nesta segunda-feira (14)

  1. a paz muito maravilhosp todos estes programas isto sim e que podemos dizer que cumpriri papel crsitaop e fazer missao integral, estamos iniciando um projeto para tratamento e recuperaçao de viciados na cidade de cabo frio rj e gostariamos da ajuda de voces por favor nos ajudem 022 97522107 024 81570103 (tim ) e 022 2646.4706 pr. sergio igreja fe em açao, precisamos capacitar alguem para palesttrar em nossa igreja, escolas, comunidades carentes, etc..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *