Tempo bruto e líquido. É sempre bom estarmos atentos a este detalhe nos regulamentos.

Fortaleza, 11/05/2017 – No último final de semana, tivemos aqui na capital cearense a 8ª edição do Circuito de Corridas Pague Menos, e ao verificar o resultado oficial da prova, tirei alguns minutos para observar por curiosidade a diferença entre tempos (bruto e líquido), de alguns corredores que conheço.

Em alguns casos, a diferença entre os dois tempos podem ser bem grandes, mas em outros, podem ser mínimas. Mas o importante nesta história, é que os atletas estejam atentos ao regulamento das corridas (antes de aceitar uma inscrição), pois uma fração de segundos pode ser determinante no resultado final de uma corrida.

 

Como exemplo, vejam o item (8.6), que está no regulamento do 8º Circuito de Corridas Pague Menos de Fortaleza:

“Para efeito de categoria e classificação deverá ser considerada a idade em 31/12/2017, o tempo bruto somente para os três primeiros colocados nas distâncias de 5km, 10km e 21km (ambos os sexos) e o tempo líquido em todas as categorias de idade. A premiação não é cumulativa”.

 

Ao analisar este item, verifiquei o meu resultado nos 21 km, e este foi o motivo da reedição desta matéria.

Na classificação filtrada por faixa etária (40-49), estou na 27ª colocação com o tempo de 01h 40min 57seg, enquanto o atleta Cledivardo Silva (KM Assessoria Esportiva), vem logo em seguida na 28º com o tempo de 01h 41min 03seg. Ou seja, pelo tempo líquido, finalizei a prova 06 segundos a frente do atleta. No entanto, se observarmos o tempo bruto, Cledivardo chegou 20 segundos na minha frente, mas de acordo com o item 8.6 do regulamento, prevaleceu o tempo líquido para a classificação na faixa etária.

Faça a sua pesquisa no resultado oficial.

Acima, o registro de Dudu Ruiz (Truke Mídia), no momento exato de minha chegada durante o 8º Circuito de Corridas Pague Menos de Fortaleza, 07/05/2017.

 

Para finalizar, caso você ainda não entenda sobre essa diferença de tempos, veja uma breve explicação abaixo, e priorize a leitura dos regulamentos antes de fazer a sua inscrição em qualquer corrida.

Tempo bruto, é aquele que começa a ser registrado a partir do momento em que a largada é autorizada. Neste caso, se você estiver distante do tapete de cronometragem, o seu tempo já será acrescido de alguns segundos ou minutos. Enquanto maior a distância do tapete, maior será o seu tempo.

Tempo líquido, também começa a ser registrado no momento em que a largada é autorizada, mas neste caso, o seu tempo só começa a ser contabilizado a partir do momento em que você passa pelo tapete de cronometragem.

Confiram a matéria completa do 8º Circuito Pague Menos em nosso site, com o resultado, vídeos e links para milhares de fotos (Dudu Ruiz, Evânio Soares, Fernando Braga, Rubens Mello, Eriverton Fernandes, Jorge Mota e Félix Luis), link…

.

.

.

Felix Luis

Sobre Felix Luis

Desportista e atleta amador, com passagens pelo futebol de campo e futsal. Participou das primeiras corridas de rua no início da década de 90, e até o final de 2017, deverá chegar a marca de 370 competições. Profissional da área de informática, e proprietário do site Portal do Corredor, (o pioneiro web na divulgação de corridas de rua no norte e nordeste brasileiro, 2004 / 2017). www.portaldocorredor.com.br

One thought on “Tempo bruto e líquido. É sempre bom estarmos atentos a este detalhe nos regulamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *