Maratona abaixo de 2 horas, impossível? Qual será o limite?

Recentemente, a empresa norte-americana Nike anunciou um projeto ousado, que pretende preparar três dos melhores corredores de rua da atualidade para correrem uma maratona abaixo de 2 horas. Os atletas selecionados para este desafio são os corredores, Eliud Kipchoge (Quênia), Lelisa Desisa (Etiópia) e Zersenay Tadese (Eritreia), e a tentativa de recorde deverá acontecer durante o primeiro semestre de 2017.

Para muitos mortais, esse objetivo é quase impossível de ser alcançado, mas para alguns executivos da empresa Nike e profissionais especialistas na área esportiva, esta meta está bem próxima, principalmente se levarmos em consideração todos os esforços humanos e materiais que estão envolvidos neste audacioso projeto.

Atualmente, o recorde mundial da maratona masculina pertence ao queniano Dennis Kimetto, 2h 2min 57seg, e foi cravado na Maratona de Berlim em 2014 com um pace de 2,55 min/km. Para a obtenção do novo recorde sub 2h, os postulantes a esta marca histórica deverão percorrer os 42.195 metros com um pace igual ou inferior a 2,51 min/km. Olhando assim, parece até pouco, mas como estamos falando de uma maratona, são quase 3 minutos a serem pulverizados. Será possível?

Mas este desafio inédito não está programado para ser realizado em uma maratona tradicional, na verdade, os organizadores estão analisando diversos percursos, para que um seja totalmente favorável a obtenção do novo recorde, e vários fatores deverão ser levados em consideração nesta escolha, como: altimetria, temperatura, umidade relativa do ar, qualidade do terreno, etc… Além disso, dezenas de outros recursos inovadores deverão ser utilizados neste desafio bem particular.

Continuar lendo esta matéria, link…

.

.

Felix Luis

Sobre Felix Luis

Desportista e atleta amador, com passagens pelo futebol de campo e futsal. Participou das primeiras corridas de rua no início da década de 90, e até o final de 2017, deverá chegar a marca de 370 competições. Profissional da área de informática, e proprietário do site Portal do Corredor, (o pioneiro web na divulgação de corridas de rua no norte e nordeste brasileiro, 2004 / 2017). www.portaldocorredor.com.br

2 thoughts on “Maratona abaixo de 2 horas, impossível? Qual será o limite?

  1. Não lembro bem, mas nos anos oitenta época q corria entre os dez melhores do Ceará, vi um noticiário q o Português Carlos Lopes campeão da São Silvestre de 1982 fez os 42.195m em Amsterdam na Holanda Abaixo de 02(duas) horas, porém a Confederação Mundial de Atletismo, não considerou por ser um “UM PERCURSO TODO PLANO E ABAIXO DO NÍVEL DO MAR”, pois a Holanda é um país com grande índice depressivo (COM DEPRESSÃO). É e agora voltei a correr a e é meu alimento, pois parei por 25 anos, quando conclui a primeira Maratona de Fortaleza em 1986 sendo o 6º colocado.

    1. Boa noite Acrísio. O português Carlos Lopes foi um fenômeno em sua época, mas não encontrei registros desse recorde não aceito pela IAAF. No entanto, ele cravou 2h 07min na Maratona de Rotterdam em 1985. Nos encontramos nas próximas corridas, (em breve teremos mais duas em Maranguape). Bons treinos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *