Fenacon: “Receita vai simplificar eSocial para pequenas empresas”

Woman presenting 3d earth globe in modern tablet

A Receita Federal divulgou que irá criar um módulo simplificado do eSocial. Essa mudança beneficiará  micro e pequenas empresas (MPEs). Através de um canal no YouTube com vídeos de orientação e assegura que o mecanismo digital, as novas instruções servirá para os empresários avaliarem a redução do curso das despesas atualmente contraídas para o envio de informações previdenciárias e trabalhistas que estão cada vez mais confusas.

Essas  novidades foram antecipadas pelo representante da Receita Federal no Comitê Gestor do eSocial, Daniel Belmiro Fontes, em relação aos preparativos à obrigatoriedade do mecanismo a partir de janeiro de 2015 para as micro e pequenas empresas.

“É um sistema mais fácil que vai diminuir a quantidade de serviços que o empresário já paga. Por isso, ele também reduzir o custo de suas despesas com o envio dessas obrigações de informações previdenciárias e trabalhistas”, disse.

Na avaliação de Daniel Belmiro, o sistema poderá ser preenchido e processado pelo próprio empresário, no caso de MPEs, desobrigando a contratação de pessoal ou de serviços adicionais para efetuar o processo.

“Na maioria dos casos, será necessário preencher apenas a remuneração do empregado. O cálculo do FGTS e da Previdência, por exemplo, será feito automaticamente. Será algo parecido com o sistema do Simples Nacional”, explicou o representante do fisco. Ainda de acordo com Fontes, a versão simplificada para MPEs será elaborado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Fenacon em 16/04/2014

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *