Liga de Desenvolvimento Olímpico

A Liga Nacional de Basquete (LNB) comunicou, nesta segunda-feira, que devido aos trâmites legais junto ao Ministério do Esporte, o início da primeira edição da Liga de Desenvolvimento Olímpico foi adiado para o dia 07 de outubro. De acordo com o calendário previamente divulgado, a LNB apenas inverteu o início das duas etapas classificatórias da competição.

A etapa de São Sebastião do Paraíso (MG) teve sua data mantida, entre 07 e 17 de outubro, e será agora a primeira a ser disputada. Assim, o grupo com sede em Brasília (DF), que teria início no dia 23 de setembro, passou a ser disputado no período de 21 a 30 de outubro.

A Liga de Desenvolvimento Olímpico terá quatro etapas: duas classificatórias, um hexagonal semifinal e um quadrangular final. O campeonato contará com a participação de 16 equipes, todas que atuam no NBB, divididas em dois grupos de oito nas etapas de classificação. Em cada uma das chaves, todos os times se enfrentarão entre si e os três primeiros colocados de cada lado se classificarão para o hexagonal semifinal. Na fase seguinte, os seis times se enfrentam entre si para definir quatro que passarão para o quadrangular final.

Os grupos da Liga de Desenvolvimento Olímpico já estão definidos. A primeira etapa será disputada por Araraquara, Flamengo, Vivo/Franca, Cia. Do Terno/Romaço/Joinville, Winner/Limeira, Paulistano/Unimed, Pinheiros/SKY e Tijuca. E na segunda chave, estão Itabom/Bauru, Uniceub/BRB/Brasília, Liga Sorocabana, Interforce/Minas, São José/Unimed/Vinac, Unitri/Universo, Vila Velha/Cetaf e Vitória Basquete/CECRE.

O hexagonal semifinal da competição está previsto para ser disputado entre os dias 19 e 23 de dezembro, em São Sebastião do Paraíso, enquanto o quadrangular final deverá ser no período de 27 a 29 do mesmo mês, ainda sem local definido.

A Liga de Desenvolvimento Olímpico é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete, em parceria com o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Basquete (CBB).

Juntamente com o desenvolvimento dentro de quadra, a LNB pretende com esse projeto proporcionar uma série de outras atividades para o crescimento individual dos atletas. Estão previstas, em cada uma das etapas, palestras com profissionais de outras áreas e ex-jogadores de basquete, além de clínicas técnicas e ações sociais nas respectivas comunidades das cidades que sediam o evento.

Allana Alves

Sobre Allana Alves

Jornalista. Jogou basquete durante 11 anos e foi campeã cearense escolar, vice-campeã brasileira escolar e campeã cearense universitária. Atualmente, trabalha como Relações Públicas e foi repórter e editora de esportes na TV O Povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>