Começou o NBB!

Sábado, Pinheiros e Flamengo estrearam com vitória na rodada dupla inaugural do NBB. O time paulista jogou primeiro e venceu o Tijuca, por 104 a 71. Em seguida, foi a vez dos cariocas do Flamengo superarem o Paulistano, por 88 a 78.

Na primeira partida do NBB, o Pinheiros fez um primeiro tempo equilibrado com o estreante e dono da casa, o Tijuca. Mas, na volta do intervalo, o Pinheiros encontrou seu posicionamento defensivo e, assim, aproveitou os contra-ataques para ganhar volume de jogo na partida. Já no meio do terceiro quarto, o time paulista abriu 15 pontos de vantagem e não diminuiu o ritmo até o final do jogo.

A dupla de alas do Pinheiros, Marquinhos e Shamell, foi o grande destaque do jogo. Cada jogador marcou 24 pontos. Ainda pelos paulistas, o ala/pivô Olivinha também se destacou com 14 pontos e sete rebotes. O ala/pivô Case foi o cestinha do Tijuca, com 15 pontos.

No segundo jogo, o Flamengo superou o Paulistano com o ala/armador, Leandrinho, que fez sua primeira partida no NBB, como o cestinha da partida com 26 pontos. O norte-americano David Jackson também foi destaque pelo time carioca, com 20 pontos. No Paulistano, o pivô Renato foi o principal pontuador, com 22.

Sem se intimidar com a torcida que lotou o Ginásio do Tijuca, o jovem time do Paulistano foi para cima do Flamengo no início da partida. Com um bom desempenho do pivô Renato, os paulistas lideraram todo o primeiro tempo, chegando a abrir 12 pontos de vantagem (29 a 17), no segundo período.

No entanto, o Flamengo voltou para o terceiro quarto mais atento no ataque e, apoiado pela torcida fanática rubro-negra, equilibraram o a partida. Com uma bandeja do ala/armador Leandrinho, destaque do time carioca no terceiro quarto, os donos da casa passaram à frente no marcador (48 a 46).

A partir desse momento, o jogo ficou emocionante e as equipes trocaram a liderança no placar por algumas vezes. Nos minutos finais, a experiência do time carioca fez a diferença. Leandrinho e Jackson comandaram as ações ofensivas e o Flamengo se manteve à frente.

Leandrninho foi o cestinha com 26 pontos.

O atual bicampeão do NBB, o Brasília, inicia sua caminhada em busca do tri fora de casa, nesta segunda-feira, contra o Joinville. Além de ser a estreia das equipes na temporada 2011/2011, confronto marca o primeiro jogo do time catarinense na nova casa, o Centreventos Cau Hansen, que recebeu um novo piso de madeira e está pronto para a partida.

Com a missão de defender o título de campeão nacional, Brasília aposta na manutenção do elenco e inicia a temporada sem grandes novidades. O trio de selecionáveis formado por Nezinho, Alex e Giovannoni segue como a principal arma da equipe, comandada pelo técnico José Carlos Vidal. Para este primeiro jogo, o treinador não poderá contar com os pivôs Lucas Tischer e Alírio, além do armador Bruninho.

Já para Joinville a temporada começa recheada de novidades. Além do novo ginásio, outra mudança importante está no banco de reservas. O técnico José Alves Neto, que treinou a Seleção Brasileira Sub-19 no Mundial da categoria em 2011, assume o comando da equipe catarinense e faz sua primeira temporada no NBB.

No elenco, nomes conhecidos da torcida como os pivôs Shilton e Tiagão, além do ala Audrei foram mantidos. O ala/armador André Góes e o armador Luiz Felipe são as principais caras novas no elenco, que também aposta em jovens como o pivô Jerônimo e o armador Romarinho.

Resultados dos jogos de sábado (19/11):

Tijuca 71 x 104 Pinheiros

Flamengo 88 x 78 Paulistano

Unitri/Universo 102 x 69 Araraquara

Jogos desta segunda (21/11):

19h – Joinville x Brasília

19h – Tijuca x Paulistano

20h – Franca x Araraquara

20h – São José x Minas Tênis Clube

20h – Bauru x Vila Velha

20h – Unitri/Universo x Limeira

21 – Flamengo x Pinheiros

Allana Alves

Sobre Allana Alves

Jornalista. Jogou basquete durante 11 anos e foi campeã cearense escolar, vice-campeã brasileira escolar e campeã cearense universitária. Atualmente, trabalha como Relações Públicas e foi repórter e editora de esportes na TV O Povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>