Brasil tem dois representantes em Sul-Americano de Clubes

Começou neste fim de semana o 1º Campeonato Sul-Americano de Clubes de Basquete Feminino. Promovido pela FIBA Américas, o torneio terá a participação de 13 times, de oito países da América do Sul. Equador é o que mais têm representantes, com três equipes, seguido por Brasil, Chile, Uruguai e Venezuela, cada um com duas, e Argentina, Bolívia e Colômbia, com somente um elenco por bandeira.

252949_501284_e9c50ba9407c491696c82f6d32cc44e3__1__web_
As duas equipes do Brasil são ADCF Unimed/Americana e Sport Club do Recife, campeão e vice-campeão da temporada 2013-2014 da Liga de Basquete Feminino, respectivamente. Os times ainda não jogaram na competição, apenas o Grupo A jogou neste fim de semana com vitórias de UTE (Venezuela)  e Malvín (Argentina). O primeiro venceu o Berazategui (Uruguai) por 62 a 54 e o segundo derrotou as donas da casa, as chilenas do New Crusaders, 58 a 51. Os jogos aconteceram em Valparaíso, Chile.

As equipes brasileiras estreiam somente no dia 29 de maio, com Americana, do Grupo B, enfrentando o Leones de Quilpue, do Chile. No dia 30, o adversário das brasileiras será o Universidad San Simón, da Bolívia. O atual campeão da LBF termina sua participação na primeira fase em 31 de maio, conta o Uruguay UNEMI, do Equador.

Já o Sport, no Grupo C, inicia sua participação no Campeonato Sul-Americano no dia 19 de junho e tem mais compromissos do que seu compatriota na fase de grupos, pois está na chave com cinco equipes.

Seu primeiro jogo será contra o La Estancia de Popayán, da Colômbia. No dia 20 descansa e volta às quadras em 21 de junho, para enfrentar o Bucaneras, da Venezuela. Depois, enfrenta o Dep. Santa Maria, do Equador, e encerra a etapa inicial com outro adversário venezuelano, o Deportivo Anzoátegui.

Grupos completos do 1º Campeonato Sul-Americano de Clubes de Basquete Feminino:

Grupo A
U.T.E. (EQU)
Deportivo Berazategui (ARG)
New Crusaders (CHI)
Malvín (URU)

Grupo B
ADCF Unimed/Americana (BRA)
Leones de Quilpue (CHI)
Uruguay UNEMI (URU)
Universidad San Simon (BOL)

Grupo C
La Estancia de Popayán (COL)
Sport Club do Recife (BRA)
Dep. Santa María (EQU)
Deportivo Anzoátegui (VEN)
Bucaneras (VEN)

Allana Alves

Sobre Allana Alves

Jornalista. Jogou basquete durante 11 anos e foi campeã cearense escolar, vice-campeã brasileira escolar e campeã cearense universitária. Atualmente, trabalha como Assessora de Comunicação, tem experiência como Relações Públicas e foi repórter e editora de esportes na TV O Povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *