5ª edição da LDB terá início no dia 24 de julho, em Uberlândia (MG)

Chegou a vez da garotada entrar em cena. No próximo dia 24 de julho, a bola vai subir para a quinta edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), que terá o Praia Clube, na cidade de Uberlândia (MG), como sede única da primeira etapa. Nesta temporada, a maior competição de base do basquete brasileiro contará com a presença de 24 equipes, oriundas de dez Estados diferentes do país, além do Distrito Federal, incluindo ainda uma novidade especial.

A convite da Liga Nacional de Basquete (LNB), a LDB 2015 contará com a participação inédita da Seleção Brasileira Sub-17, que usará a experiência para se preparar para a disputa do Campeonato Sul-Americano 2015, marcado para o dia 01 de agosto, competição classificatória para a Copa América Sub-18 de 2016, esta que dá vaga no Mundial Sub-19 de 2017.

Além do selecionado verde-amarelo Sub-17, mais quatro equipes participarão pela primeira vez da LDB: Concórdia (SC), Campo Mourão (PR), Internacional de Regatas, de Santos (SP), e o Pequeninos Rhema Basketball, de Campina Grande (PB), primeiro clube paraibano a disputar a competição. Outra novidade fica por conta do Palmeiras (SP), que depois de duas edições fora – participou apenas da LDB 2012 – está de volta ao maior campeonato de base do país, assim como o São José, que volta à LDB após ficar um ano fora.

Maior a cada ano, a Liga de Desenvolvimento de Basquete vem se consolidando cada vez mais como grande reveladora de atletas. Prova disto é o número de atletas que disputaram a edição anterior da LDB e que entraram em quadra no NBB 7: 68.

Atual campeão invicto, Basquete Cearense defenderá o título da LDB. (Foto: Luiz Pires/LNB)
Atual campeão invicto, Basquete Cearense defenderá o título da LDB. (Foto: Luiz Pires/LNB)

De acordo com o regulamento, todas as 24 equipes se enfrentarão em turno único na fase de classificação, que será dividida em cinco etapas diferentes. Cada time fará um mínimo de 23 partidas e, ao final da fase classificatória, os oito melhores colocados avançarão à fase final. Nela, os oito times serão divididos em dois grupos e os dois melhores de cada lado passarão às semifinais, que assim como a decisão, será jogada em partida única. Assim como na temporada passada, toda fase decisiva da competição será transmitida ao vivo via web através do site da LNB.

Na última edição, o Basquete Cearense conquistou um feito inédito e se sagrou campeão invicto. O Flamengo, com duas conquistas (2011 e 2013), é o maior campeão do campeonato Sub-22. Quem também já subiu no lugar mais alto do pódio da competição foi o Bauru, campeão da edição 2012.

Confira as 24 equipes participantes da 5ª edição da Liga de Desenvolvimento de Basquete:

– AABJ/Joinville (SC)
– Associação Concordinense de Basquetebol/ACOB (SC)
– Basquete Cearense (CE)
– Basquete Curitiba/ABSB/Círculo Militar (PR)
– Botafogo (RJ)
– Campo Mourão (PR)
– Flamengo (RJ)
– Franca Basquete (SP)
– Grêmio Náutico União (RS)
– Internacional de Regatas/Santos (SP)
– Macaé Basquete
– Minas Tênis Clube (MG)
– Palmeiras (SP)
– Paschoalotto/Bauru Basket (SP)
– Paulistano (SP)
– Pequeninos Rhema Basketball/Campina Grande (PB)
– Pinheiros (SP)
– Rio Claro Basquete (SP)
– São José /Unimed (SP)
– Seleção Brasileira Sub-17

Allana Alves

Sobre Allana Alves

Jornalista. Jogou basquete durante 11 anos e foi campeã cearense escolar, vice-campeã brasileira escolar e campeã cearense universitária. Atualmente, trabalha como Assessora de Comunicação, tem experiência como Relações Públicas e foi repórter e editora de esportes na TV O Povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *