Homenagem ao ídolo

Mitotônio detêm a marca de segundo maior artilheiro da história do Vozão (Foto: Internet)
Mitotônio detêm a marca de segundo maior artilheiro da história do Vozão (Foto: Internet)

Segundo maior artilheiro do Ceará com 151 gols marcados em 215 partidas – média altíssima de 0,69 por jogo – Mitotônio será lembrado pelo Ceará antes do confronto diante do Flamengo, dia 22 de fevereiro, pela Primeira Liga, no Castelão.

A diretoria de Cultura, Biblioteca e Documentação do clube ainda não decidiu exatamente como será a homenagem, mas fará referência ao centenário de nascimento do jogador (22 de fevereiro de 1917), que faleceu no dia 1 de abri de 1951.

Uma das preocupações do Ceará é esclarecer dois fatos. O primeiro é que Mitotônio nasceu em Granja, mas em 1917 e, portanto, morreu aos 34 anos e não aos 35, como a história conta. O segundo é deixar claro que o motivo do falecimento não foi a panelada que ingeriu antes da partida contra o Gentilândia, no Presidente Vargas – o jogo terminou 4 a 1 para o Ceará, com o primeiro gol justamente do atacante.

De fato o ponta esquerda talentoso comeu a panelada, vomitou em campo, mas a causa da sua morte não foi congestão estomacal, como o folclore conta, mas um Acidente Vascular Cerebral (AVC) após ser liberado do hospital, como comprova o atestado de óbito.

Mitotônio foi tão relevante para o Ceará que tem mais gols do que Sérgio Alves com quase 100 jogos a menos. Gildo é o atacante com mais tentos pelo Alvinegro.

É importante para qualquer clube contar as histórias de seus ídolos. No caso do Ceará, quem torce carrega na paixão uma entidade centenária. Suas histórias precisam ser contadas.

Fonte: Fernando Graziani/Blog Futebol do Povo

Weiber Castro

Sobre Weiber Castro

Natural de Itapiúna-CE, torcedor do CEARÁ SPORTING CLUB, único Clube Penta-Campeão Cearense, detentor do maior numero de títulos do estado, único clube cearense a participar de competições internacionais chanceladas pela FIFA, campeão invicto do Copa do Nordeste, e por ai vai.

16 thoughts on “Homenagem ao ídolo

  1. Homenagem justa e merecida. Principalmente num país em que os vultos históricos são substituidos por membros do BBB, por marcas de carro de corrida e marcas de refrigerantes.

    A nossa história gloriosa pode ser contada em cada partida vencida ou cada empate heroico conquistado, ou em titulos, ou apenas em colocações honrosas em competições nacionais
    conquistadas com garra e brilhantismo. Cada feito desse pode ser uma página bonita na história gloriosa do clube mais querido do estado.

    Mitotonho é o nosso maior ídolo juntamente com Gildo Fernandes de Oliveira, Sérgio Alves outro ídolo. São muitos que compõem a nossa galeria.

    Mas não nos esqueçamos dos pobres goleiros que são facilmente esquecidos.

    A diretoria de cultura e história do clube não pode esquecer de Hari Carey, Ivan Roriz, Aluísio Linhares, George, Pintado, Ita, Adilson paredão, Hélio goleiro da década de setenta dentre outros.

    Desses todos dessa famosa galeria que citei sem dúvida os maiores destaques foram Pintado, Hary Carey, Ivan Roriz, Aluísio Linhares e Hélio.

    Meu pai disse que nunca viu um goleiro como Pintado e Hary Carey.

  2. Quando vejo uma notícia dessa fico com sentimento dividido, alegre pela atitude da diretoria em homenagiar um ídolo de décadas passadas, artilheiro, média de gols altíssima e triste por saber que o Ceará quer contratar o Neto Baiano, jogador barrigudo, ultrapassado, cara de papudim…

  3. Muito Boa a homenagem, parabéns para os idealizadores. WC o treinador do Vozao deu cinco chances ao Baggio e agora poderia dá a mesma chance ao Rafinha.

  4. Os antigos alojamentos de atletas lá no CAP se chamavam (não sei se ainda chamam) de Alojamento Mitotônio.

  5. Caros Alvinegros, sem duvidas um bela atitude de resgatar a memoria do ídolo artilheiro mitotônio , o que nos deixar triste e que no momento não temos um artilheiro nem para fazer chá , esperando que o magnata dos seu 41 anos resolva tudo sozinho.

  6. Onde está o Neto Baiano? Qual a sua idade? Ele está em ação? Em qual clube ele se encontra? É reserva nesse clube? Como está sua forma física? Com a palavra a diretoria, departamento médico e os fisiculturismo do clube.

    Neto Baiano está no CRB, jogou de titular contra o CSA, pela Copa do Nordeste.
    WC

  7. É sempre importante venerar quem fez história,também gostaria de concordar com o Expedito Marques se estiverem cogitando o Neto Bahiano aí PAREI ! Vão ter falta de conhecimento do mercado na PQP !

  8. O programa oficial da torcida alvinegra informou que o mais querido NÃO NEGOCIA com Neto Baiano. Tomara. Achei ótima essa informação.

    Acho que se existe necessidade de um atacante fixo de área (tenho minhas dúvidas), nesse caso o atacante devia vir da nossa base. Chega de tanto descrédito com a nossa base.

    Nossa base é infinitamente melhor que a base de cinco anos atrás. Os garotos possuem outro nível técnico e muita qualidade.

    Os garotos tem feito boas campanhas em competições nacionais, tem entrado bem nos jogos dos profissionais. Já deviam inspirar confiança da comissão técnica mesmo com a repulsa, a desconfiança, o descrédito e o enorme preconceito da torcida, inflamada sempre pela nossa imprensa que só apoia as promessas do rival.

  9. Centro avante VITOR RANGEL chega amanhã na cidade Vozão.

    Bom centro avante com 26 anos, esteve no Grêmio, América Mg onde foi titular e campeão campeão mineiro. Disputou a série B e série A como titular.

    Seu bom desempenho no America o levou ao Bahia no finzinho da série B para ser sombra da dupla Ernâni e Edgar Junior disputando a posição com os dois se reversando no time titular. Jogou nove jogos marcou um gol e fez várias assistências para outros jogadores.

    Bom reforço.
    Bom jogador, muito técnico, ótimo profissional dentro e fora de campo.
    Tomara que dê certo. Tem tudo para dar certo.

    SOBRE NETO BAHIANO:
    Neto Bahiano segundo as informações que o setorista do seu clube deu ontem no Trem bala foram as melhores possiveis. Que dificilmente seu clube vai empresta-lo. Que já teve proposta para sair, mas nem o clube nem o jogador tem interesse em negociar o atleta.

    Mas tudo pode acontecer.

    Já sobre ZÉ CARLOS do rival:
    Sobre esse jogador que veio para o rival as informações do setorista é de que ele está sempre acima do peso, Tem dificuldade de emagrecer e gosta muito da noite boêmia.

  10. Léo Moura titular do Grêmio que está na libertadores.
    Imagina a crise aqui na nossa imprensa insuflando a torcida se Léo Moura tivesse aqui no mais querido! Rifugo era o menor desrespeito que ele ia ouvir dos microfones.

  11. Fui verificar o Neto Baiano está no CRB e era reserva do Zé Carlos. Como o Zé Carlos veio para a carniça o Sr Robinson deverá trazê-lo pois ele está dentro dos padrões. É reserva e tem 34 anos. É deve ser barato. Então fica assim: O time de terceira contrata o titular e o Ceará contrata o reserva. Tem alguma lógica nisso? Não. Só na cabeça do grande presidente. Por falar nisso ele, nos parece, viajou para assinar o contrato com a Caixa Econômica. Agora preparem-se os reservas, veteranos, operados de ligamentos cruzados e pernas de pau que o Sr Robinson vai procurá-los. O hospital- museu ou museu-hospital vai dar início a procura de atletas necessitados.

  12. Caros Alvinegros, é caro Bosco Victor Rangel , teve a sua melhor Fase no Palhoça de SC onde foi Artilheiro chamando a tenção do Gremio em 2015 mais não deu no coro no Gremio indo para o America de MG e depois Bahia de 2015 a 2016 jogou 29 partidas pelo America de MG marcando
    05 Gols e 18 pelo Bahia marcando um gol , tomara que não venha somente para disputar com Lele, Barggio, Alex Amado e Cachorrão quem marca menos gol , fico na torcida que volte a ser o goleador de palhoça , mais uma aposta de Risco do Robson Pirulito se estiver se bem estava no BAHIA, OU Você achar que o Robson iria tirar um bom jogador do Bahia.

  13. Freqüento o blog,porque sou alvinegro e não opino pra agradar a ninguém,acho a contratação do Vitor Rangel de baixa qualidade,tô dizendo antes,é outro que não é chegado a fazer gols,ano passado fez apenas seis,mas antes que os patrulheiros imbecis me malhem,tomara que erre e o cara arrebente como atacante de área.

  14. Homenagem aos ídolos!
    Hélio, também conhecido como Hélio-show, melhor goleiro que vi jogar no Vozão.
    Assisti à estreia do Ita no Vozão, num amistoso no PV, jogava todo de preto, por isso era também chamado de aranha-negra.
    Aloisio Linhares, também conhecido como Caravelle, não o vi jogar, mas meu pai achava-o o melhor goleiro do mundo!

    Saudações alvinegras!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × 1 =