Fala torcedor!

Pé no chão. (Imagem: Sou Mais/Divulgação)
Pé no chão. (Imagem: Sou Mais/Divulgação)

Caros alvinegros, depois de um longo tempo, enfim, a sessão fala torcedor está de volta ao Blog. O texto da vez foi escrito pelo alvinegro Bebeto Lima e transcreve os questionamentos que é feito por torcedores do Vozão, bem como o atual momento por que passa o Clube. Então, que fale o torcedor!

Pé no chão

Frase que marca uma gestão e de certa forma, também o torcedor alvinegro: ”O Ceará não entra em leilão por jogador e nem faz loucuras com o dinheiro do clube?” 

Tem sido essa a máxima e política desde que assumiram o clube os senhores; Evandro leitão e Robinson de Castro. Mas o que isso trouxe de benefício ou malefício ao Ceará é o que quer saber o torcedor alvinegro?

Se é justo não vem ao caso, fica para outro debate, mas quem senta na cadeira da presidência de um clube de massa como o Ceará tem a obrigação de saber que, goste ou não e, concorde ou não, o futebol só contabiliza mesmo títulos e conquistas. É só isso que conta para o apaixonado torcedor.

Eventualmente, de forma modesta, ele até comemora a compra de um CT, a construção de um Hotel ou uma nova roupagem na fachada na sede. Sem duvida, tudo isso é importante e faz parte de um grande contexto. Mas o que ele quer e vai cobrar sempre dos seus dirigentes é a montagem de um time forte e qualificado para poder brigar por títulos e acessos. Ou seja, tudo o que o Ceará de 2015 não lhe deu!

A três jogos sem vencer e sob o comando “científico” e enigmático de Marcelo Cabo, o Ceará tem agora que vencer sete dos onze jogos que faltam para evitar um rebaixamento que para todos, inclusive para o futebol cearense, seria desastroso e traumático.

Para os amigos, para os mais próximos da diretoria, ou mesmo para os que dela em algum momento fizeram parte, tudo não passou de uma grande falta de sorte ou, quem sabe, excesso de confiança combinado com sucessivos erros de arbitragem? Para alguns outros, no entanto, o que houve mesmo foi arrogância, vaidade e muito orgulho por parte dos atuais dirigentes que optaram pelo isolamento. Tem também a corrente que acha que o problema foi incompetência mesmo. E que por ter outros afazeres e projetos pessoais mais importantes para tocar, nosso presidente foi obrigado a delegar poderes a pessoas totalmente despreparadas para a função e deu no que deu!

De tudo isso, a única coisa de que tenho certeza é que o Ceará mais do que nunca vai precisar e depender muito da companhia e do apoio do seu torcedor para tentar sair dessa. E sei, também, que se o clube for mesmo rebaixado, se o nome da instituição e sua história forem maculados, todos, sem exceção, que dessa gestão fizeram parte, ficarão para sempre lembrados, não pelas reformas ou estrutura deixada como bem-feitoria, mas sim como responsáveis diretos pela maior vergonha e vexame já vivido pela instituição que, em mais de cem anos de existência, nunca havia pisado na lama da série C.

Um registro curioso e ao mesmo tempo intrigante. Nunca, em tempo algum, a não ser que estejam todos mentindo, entrou tanto dinheiro nos cofres alvinegros como em 2015?!

Bebeto Lima é formado em direito na UNIFOR e alvinegro desde seu nascimento.

Saudações Alvinegras!

Weiber Castro

Sobre Weiber Castro

Natural de Itapiúna-CE, torcedor do CEARÁ SPORTING CLUB, único Clube Penta-Campeão Cearense, detentor do maior numero de títulos do estado, único clube cearense a participar de competições internacionais chanceladas pela FIFA, campeão invicto do Copa do Nordeste, e por ai vai.

31 thoughts on “Fala torcedor!

  1. O Bebeto Lima fez um comentário, que com certeza a grande maioria da torcida vai concordar em tudo. Pra mim o maior culpado depois da diretoria é o conselho deliberativo, pois esse conselho aceita tudo que a diretoria faz calado.

  2. Ei marcelo cabo tira o wescley e coloca o mazola julio cesar e rafael costa pronto sem invencao ai na frente vai pra cima do oeste.

  3. CAROS ALVINEGROS, CONCORDO COM O CÉSAR, O MAIOR CULPADO É SEM DUVIDAS,
    ESSA DIRETORIA , e a TORCIDA FICA DE MÃOS ATADA , POIS ,MESMO OS SÓCIOS
    TORCEDORES , ALEM DE NÃO TEREM NEM UM TIPO DE PARTICIPAÇÃO NA ESCOLHA
    DA DIRETORIA ALVINEGRA, TAMBÉM FICA DE FORA EM SABER COMO O DINHEIRO DO
    CLUB ESTÁ SENDO EMPREGADO, EX. COMO JOGADOR X FOI CONTRATADO , QUAL O
    CUSTO DO MESMO PARA O CLUB, POIS JOGADORES DO NIVEL DE CAMETÁ, SÓ GERAM
    PREJUISOS , SOMENTE QUEM PODE ACOMPNHAR COMO O CEARÁ ESTÁ SENDO, ADMINISTRADO, É O CONSELHO, MAIS O QUE ESTAMOS VENDO A UM BOM TEMPO,
    É QUE ESSE CONSELHO, NÃO PASSA DE UNS LAMBE BOTAS DESSA DIRETORIA,
    NÃO VEJO TAMBÉM NEM UMA TRANSPARÊNCIA TAMBÊM DESSE CONSELHO, NÃO
    PASSAM DE UM GRUPINHO DE APOIO A ESSA DIRETORIA, POIS SE DE FATO
    FOSSE UM CONSELHO VOLTADO PARA O NOSSO GLORIOSO VOZÃO, NÃO
    ESTARIAMOS NESSA CITAÇÃO VERGONHOSA.

  4. Caros Alvinegros, bom dia.

    Quanto ao comentário do Bebeto, só tenho uma exclamação a seguir: “O Ceará não entra em leilão por jogador e nem faz loucuras com o dinheiro do clube”, então vejamos, quer dizer que contratar jogadores parados (com exceção do Júlio Cesar) como aquela ruindade do lateral Eron e muitos outros que por aqui estiveram e outros ainda estão Não É Fazer Loucura com o Dinheiro do Ceará Sporting Club? Para mim, tanto é loucura como irresponsabilidade, falta de visão, e muitas outras coisas que poderíamos citar mas não devemos como “o mau uso do dinheiro do Vozão em contratações que qualquer leigo em futebol detectaria como investimento errado”, e isto seria e é assunto pra muita manga. Por isso, devemos cobrar transparências nas contas do nosso querido Vozão, pois só com transparência na prestação de contas, podemos nós, torcedores, investir com tranquilidade na instituição Ceará Sporting Club. Abraços.

  5. Para mim todos os méritos e deméritos que um clube de futebol possa ter será sempre creditado ou debitado na conta da diretoria executiva e mais ninguém.

    O Conselho deliberativo não tem poderes para mandar na diretoria executiva.
    Ele simplesmente elege a diretoria.

    Depois de eleita e impossada a diretoria, é o presidente eleito que manda e e decide tudo no clube. O Conselho Deliberativo apenas analisa, aprova ou desaprova as contas.

    Pode até ajudar a diretoria fazendo promoções etc, mas a última palavra, aquela que decide tudo no clube é do presidente. Ele houvve o conselho, houve conselheiros, houve amigos, mas não significa que ele obedeça o que ouviu.

    O resto é por conta do Presidente da diretoria executiva.
    Culpar o CD pelos erros da executiva seria como culpar o sócio proprietário pelos erros do Conselho Deliberativo.
    Saudações MAIS QUERIDAS.

  6. é como venho dizendo………. bater nessa diretoria nao adianta de nada se o conselho do clube está nas mãos deles tb………. é que nem na política (que concidencia!), o executivo cala o legislativo e grande parte da imprensa, e tudo fica na mesma……….. vao se perpetuando, sai a raposa velha e entra a raposa nova, que envelhece, e sai novamente, e entra novamente mais uma raposa nova, mas sempre todos da mesma curriola……… e nao muda absolutamente nada! fazem e desfazem como bem querem e todos ficam bem caladinhos……… entao, para mudar essa situação, vamos bater é no conselho e em quem tem poder de voto, pois só eles podem mudar DEMOCRATICAMENTE a podridao que está o nosso clube.

  7. ABANDONO.
    No último paragrafo do artigo do BEBETO LIMA, ele mostra que o que houve com o Mais Querido esse ano foi ABANDONO MESMO.

    Não houve incompetência porque essa diretoria ja mostrou que incompetentes não são. Como um secretário do município e um ex secretário de estado e atual deputado lider do governo podem ser considerados incompetentes?

    Todos da diretoria e até nós torcedores já sabíamos que perderiamos o Magnata e vários outros jogadores após a copa do Nordeste porque varios jogadores já haviam sido sondados por inúmeros clubes grandes.

    Não há motivos que justificasse a demora nas contratações e quando feitas a péssima qualidade delas. – Jogadores em fim de carreira, jogadores medíocres, jogadores parados, encostados por contusão etc.

    As primeiras contratações feitas foram de jogadores de terceira linha, reservas de clubes de série B e C, ou abandonados por clubes de série A.

    Clubes menores inclusive considerados times fracos que nem mesmo os titulares mereciam vir avaliem os reservas deles. Alegaram que o mercado estava fechado.

    Com a entrada do clube na zona de rebaixamento por várias rodadas seguidas e o fantasma do rebaixamento pairando, resolveram trazer jogadores como Mazola, Júlio Cezar, Eninho e Alex Amado. Mas o mercado não estava fechado antes? Ou era mentira? Trouxeram numa hora que talvez nem de mais tempo arrumar o time.

    Estamos a tres jogos sem vitória.

    Brincaram com algo que nos é muito sagrado. A nossa honra e a nossa tradição. O fato de nunca termos caido para a série C-olorida.

    Quero dizer aos que compõem a diretoria executiva do clube que vocês jamais serão esquecidos. Podemos até perdoa-los, mas seus nomes serão sempre lebrados como mau feitores do clube. Jamais os esqueceremos.

    A nossa vingança será civilizada, sem violência, mas implacavel.
    Nada de violência pessoal, nada de insultos ou baixarias, nada de pixar casa de ninguém ou fazer quebra quebra. Isso é coisa de marginal. Somo civilizados.

    Mas vocês serão eternamente lembrados por toda essa humilhação que estamos passando nesse momento, mesmo que a gente ainda se recupere do pior.

    Saudações MAIS QUERIDAS.

  8. Concordo com o seu comentário MILTON, pois tanto a diretoria como o Conselho deveria tem mais transparência, deveria ter mais respeito com o torcedor, pois o torcedor é o verdadeiro dono do Ceará. No mês de outubro terá eleições no Ceará, e apenas algumas pessoas tem o direito de decidir o futuro do Ceará, quando na verdade esse direito de decidir deveria apenas do torcedor, pois o torcedor é quem paga a conta que essa diretoria faz, e que quase sempre faz contas de maneira totalmente errada.

  9. Pode ser que agora, com o bicho “molhado”, ou seja tendo dinheiro para os jogadores, o time possa jogar bem, com vontade de ganhar (nem que seja pelo dinheiro), mas que ganhe e saia dessa onda, pois todos os demais times ajudam, menos o Ceará que não se ajuda…é complicado…

  10. weiber, deveríamos pressionar para que os socios torcedores tivessem direito a voto, que nem o lado de lá fez……… assim nós nos sentiríamos realmente sócios do clube, com poder de voto, co-responsaveis por quem teríamos eleito, e com grande força de tirar de dentro do nosso clube qualquer curriola que queira se infiltrar nele…… que vc acha? vamos todos comprar essa idéia?!

  11. Caros, tudo já foi dito por mim, em outras ocasiões, e por todos vocês, desde o final da copa do Nordeste. Contudo, não vou deixar de comentar uma parte do bordão dessa pseudo diretoria alvinegra: O Ceará … não faz loucuras com o dinheiro do clube, sim, e o dinheiro gasto com a “ruma” de jogadores sem expressão, contratados desde o início da série B, do que se trata? Falei sem expressão para não esculhambar de vez com eles, já que são profissionais e dependem disso para o seu sustento e de sua família, que não se entre em leilão por jogadores tudo bem, agora só contratar na base do 0800, onde para acertar um que preste é preciso contratar dez ou mais, aí, isso se chama o quê? Por acaso, também, não é jogar dinheiro do clube fora? Não vou nem tocar na falta de transparência alvinegra, seria muito repetitivo.
    Voltando para o futebol, o que se passa na cabeça do Cabo? A torcida pedia o Júlio César de titular, tudo bem ele acatou o pedido, agora para isso me tira o Mazola. O que precisa acontecer mais para ele sacar o Cametá do time principal? Um tsunami? E o Wesclay de titular, não seria a estréia do Eninho, por que mudou de ideia? Cartas para o Weiber Castro.
    Saudações alvinegras para todos.

  12. Ceará precisa está a três pontos do macaé ao início da última rodada, e a decisão será no castelão… Deus nos acuda!!!

    * considerando que o Ceará claro seja o décimo sétimo no início da mesma e não seja ultrapassado por ninguém no saldo de gols ao final.

  13. O maior problema do Vozão e de resto do futebol cearense é estrutural, os times são dominados por “Feudos” que se eternizaram à frente dos clubes mandando e desmandando, elegendo quem querem, administrando? a seu bel prazer, sem prestar contas a quem quer que seja. Quem poderia trabalhar para mudar essa maléfica tradição, seria a imprensa esportiva, infelizmente salvo as rarissimas exceções, grande parcela tambem comprometida com os Feudos.

  14. Não pode haver dúvida quanto ao culpado por nossa péssima situação!
    O presidente Evandro Leitão, tendo delegado ou não poderes, é o responsável direto por todos os erros cometidos que nos levaram a essa triste momento.
    O resto é conversa pra boi dormir!
    Rebaixado ou não, espero que o torcedor dê o troco na próxima eleição!

    Saudações alvinegras!

  15. Se o MC vier com esse time que o jornal apresentou, com Cametá e Wesclay, vai ser vaiado logo na entrada, ninguém tem mais paciência com esses dois jogadores.
    Graças a Deus o Baraka e o Carlão estão fora, já é um alento.
    Mazola, R. Costa e J. César, não inventa Cabo!!!!
    Guilherme Andrade no lugar do Cametá, não inventa Cabo !!!!!
    Ricardo Conceição, JM e Ricardinho, não inventa Cabo!!!!!!!
    Só isso!

    Saudações alvinegras!

  16. Não inventa pelo amor de Deus!
    O time é este: Luís Carlos, Guilherme Andrade, Sandro, Charles , Gilvan (tres zagueiros) e Victor Luis; Ricardo Conceição, Ricardinho , Mazola , Júlio Cesar e Rafael Costa.
    Esse rapaz não enxergou ainda que Guilherme Andrade no meio é um jogador nulo e que Cametá e jogam uma partida boa a cada dez jogos ?
    Se essa formação não render, põe Alex Amado e Eninho , mas até no primeiro tempo se for o caso. Muda o panorama a logo. Não deixa dá 30 do segundo tempo não, gênio!! Não é todo dia que a sorte tá do lado.

  17. Colocar Cametá e Wescley de titular é comer manga com febre. Brincar com o torcedor. Deus queira que eles façam 10 gols. Bora vozão !!!!

  18. Concordo com o BFontenele:

    A diretoria do Ceará fez loucuras com o dinheiro do clube.
    Jogou dinheiro fora várias vezes esse com as pessimas e irresponsáveis contratações.
    Nas poucas contratações BOAS que fez ganhou um bom dinheiro com a venda do jogador.

    Será que não dar para aprender que vale a pena contratar os melhores?
    Se tivesse pago a multa do Kaike do ABC no início da série B teria ganho dinheiro na venda do jogador ao CRF.

    Mas só contratou reservas do Oeste, reservas da Ponte Preta, jogadores encostados por contusão do CAM etc. SE ISSO NÃO FOR FAZER LOUCURAS, jogar dinheiro do clube fora eu não sei mais o que é jogar dinheiro fora.

    Vaias da torcida:
    Se ele vier com Cametá e Wesclay quem vai segurar a torcida de vair os dois jogadores?

    1) Wesclay pedeu um gol debaixo das traves e não jogou absolutamente nada.
    2) Cametá além de não jogar nada, vive dormindo em campo como muito bem disse o Vitor Luis gritando de dentro do campo para o Marcelo Cabo: – “Professor o Cametá está dormindo em campo enquanto a gente está todo mundo se esforçando”.

    Ele Cametá entregou o ouro ao bandido ao fazer um penalti desnecessário sabe-se lá por que razão.
    Saudações MAIS QUERIDAS.

  19. Achei errado a análise feita pelo Fernando Graziane e sua mesa de debates querendo justificar a fragilidade da defesa do MAIS QUERIDO.

    Segundo o Graziane e sua mesa de debates a defesa do For D toma menos gol porque o For D apesar de ter o melhor plantel da chave dele na série ‘C’ prefere jogar sempre com um esquema que beneficia muito os zagueiros em detrimento dos atacantes.

    Já o esquema do Ceará, para eles da mesa, prejudica muito os zagueiros.
    Não concordo com essa opinião e me baseio em números.

    Se considerarmos que o fato inquestionável de que cinquenta por cento dos gols que tomamos são de bolas paradas alçadas na área ou em escanteios que da muito tempo para o time compor a defesa pois sempre tem aquele tempo para fazer a barreira e o árbitro autorizar a cobrança dando tempo de sobra para todos retomarem as posições defensivas como podemos culpar o esquema do time? Até pode ter determinadas jogadas que geraram gols de contra ataques. Como no caso do penalti do Cametá. Mas cinqueta por cento d gols em bolas alçadas na área e em escanteios é muito.

    O problema mesmo é treinamento.
    Teriam que contratar um ex zagueiro bom, esperiente, para treianr essas jogadas do mesmo jeito que se contrata um ex goleiro para treinar separadamente os goleiros.
    Saudações MAIS QUERIDAS.

  20. VERGONHA NORDESTINA:
    Acabei de ouvir na TV Picí o comentarista Wilton Bezerra confessar abertamente em alto e bom som e depois ainda repetir, como achando que ninguém ia acreditar que o seu único time de coração é o Sport clube do Recife. ‘O Leão da Ilha como ele frisou’.

    Será que na crônica esportiva pernambucana, bahiana, maranhense ou do Rio/Sp/MG/RGS etc há quem torça assim apaixonadamente por clubes cearenses EM DETRIMENTO DOS TIMES DA TERRA? DUVIDO.

    Por isso que o nosso futebol não vai para frente.
    Um dia ouvi um ex presidente do For D dizendo ser torcedor do SPFC. Que vergonha.
    Por isso que o For D patina na série C a sete longos anos.

    TAMBÉM COM O VOZÃO É ASSIM:
    Por causa disso nossa diretoria nunca faz um time bom para o Vozão subir para a elite. Subiu em 2009 por um acaso.

    Nossos dirigentes não querem ter que deixar de torcer pelos clubes de fora em detrimento do nosso clube sob a direção deles numa mesma competição. Por isso são tão vidrados nos clubes de fora de série A preferindo deixar nosso clube a deriva na série B.

    Mas infelizmente não é só os cronistas e dirigentes que são covardemente ‘colonizados’ pelo sul “maravilha”, muito dos que postam aqui também adorariam não ver o Vozão na série A para não ter que torcer contra o Vozão.

    Saudações MAIS QUERIDAS.

  21. Boa tarde a todos.
    Caro Weiber,
    Os boatos estão no mundo. Sei que tem muita gente interessada em prejudicar o CSC, mas, por favor, responda e tranquilize a galera: o que está havendo com Alan, que não joga? é só opção do treinador? espero que sim.
    Obrigado.

    Carlos, Alan ficou sem jogar por dois meses, pela necessidade acabou sendo utilizado ser estar nas suas melhores condições e acabou indo muito mal, mas, fique tranquilo, o jogador está regular, tanto é que foi relacionado para enfrentar o Oeste.
    WC

  22. Prezados,
    Alguém pode me dizer porque o Eninho não joga? O problema é preparo físico ou opção do técnico?
    Um abraço,

    Problema físico, estava sem jogar desde junho.
    WC

  23. Caros,
    Penso e acho que o Evandro fez muito pelo Ceará. Tudo que já foi falado, enfim.
    Mas a forma como nós da torcida pode mostrar a frustração que foi este ano (independente de cair ou não) é não eleger o Robson de Castro para presidente – natural candidato do Evandro, e ele mesmo já disse isso.
    eu e o meu filho não votaremos mais nele nem que a vaca tussa!
    Além disso não votar em nenhum deles – Evandro, Robson, etc. – para QUALQUER cargo político.
    Simples assim.

  24. INVENÇÃO:
    Essa invenção de que o Alan estava irregular é apenas um informe. Conversa para boi dormir. Informe não é informação. Informe carece de comprovação.
    Já a informação trata-se de um fato devidamente comprovado.
    Em outras palavras: Informe é uma fofoca.

    A informação correta é a que ele está perfeitamente legal.

    A imprensa sabe que sensacionalismo causa suspense e dar audiência. Mesmo que logo após tenha que dar a noticia correta desmentindo o informe.
    Saudações MAIS QUERIDAS.

  25. O assunto mais em voga nos ultimos 2 dias refere-se a a escalação projetada. Muitos insistem que o Mazolla jogue com o Julio Cesar e o Rafael. Meus amigos só mesmo quem não entende sistematização tática para conceber uma loucura destas. Ora, o Oeste vai povoar o meio campo e aplicar marcação forte. Nesse contexto somente contariamos com o Ricardo, Conceição e Andrade. É de se indagar quem fará a transição? De que adiante ter vários jogadores na frente sem que os municie? Ademais, o mais preocupante é que não contaremos com qualquer jogar com características de 1o. volante, ou seja, não tenho certeza se marcaremos com a eficiência necessária, logo, a probabilidade de sofrermos goal amplia-se, pois, sem anteparo a defesa ficará exposta. No contexto precisamos de 4 homens no meio, independentemente se esse ou aquele jogador. Uma pena que a crônica esportiva não aborde esses pontos apenas queira, no interesse de ganhar audiência, dizer o que o torcedor quer ouvir. Assim caminha o futebol cearense.

  26. Carlos BSB, você falou q muita gente querendo prejudicar o nosso vozão, certo, começando pelo nosso presidente, aliás, meu não, de quem votou nele e q ninguém venha com desculpa de q tamos nessa por causa da arbitragem, houve muitos erros contra nosso glorioso, mas queria ver esse prejuízo todo se aqueles gols q Wescley e J.César perderam contra o santa cruz teria o árbitro nos prejudicado tanto mesmo, tivemos chances de matar o jogo por várias vezes, ñ quiseram e aí? eu chamo isso de time pereba q foi todo contratado na base do 0800, lixos velhos, entulhos, refugos encostados lá pelo o oeste, p.preta, xv de piracicaba, de Jaú etc e tal, q por sinal temos um na lista prá amanhã, SILOÉ, isso é um imoralidade um time de série B ter em seu elenco de profissionais um refugo de crato, horizonte, quixadá etc e tal.

  27. Com CT e estrutura o time pode ate cair mais volta! pode ate dar um paço pra traz, mas da dois na frente! Titulos? que tal A co pa do nordeste desse ano? Que tal subis pra seria A se bater na trava todo ano pra voltar? Antes era escapar do rebaixamento todo ano! To com Evandro e nao abro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 5 =