E a novidade?

Pesquisa confirma a torcida do Vozão como a maior do Estado (Foto: Christian Alekson/CearaSC.com)
Pesquisa confirma a torcida do Vozão como a maior do Estado (Foto: Christian Alekson/CearaSC.com)

Um levantamento realizado pelo Instituto Paraná Pesquisas aponta mais uma vez o Ceará Sporting Club com o clube de maior torcida no estado. Segundo a pesquisa, a torcida alvinegra é a 15ª maior do Brasil, e tem o equivalente a 1,1% de todos os torcedores brasileiros. O Vozão aparece com 2.266.895 torcedores, disparando na liderança do estado. O segundo colocado, o Fortaleza, vem na 16ª posição com quase 620 mil torcedores a menos.

No ranking, o Alvinegro chegou a ficar na frente do Atlético/PR. Na região Nordeste, a torcida do Ceará aparece em 3º lugar, atrás apenas de Sport e Bahia. O primeiro colocado na pesquisa é o Flamengo com mais de 30 milhões de torcedores, seguido dos paulistas Corinthians e São Paulo, que possuem cerca de 28 e 15 milhões respectivamente. Entre pesquisados somente do Nordeste, o Ceará fica atrás apenas do tricolor baiano.

O resultado, que foi noticiado pelo jornal O Globo, estima também que 40 milhões de brasileiros (19,5% dos entrevistados) não têm time nenhum. A pesquisa foi realizada no período de março a dezembro de 2016. Foram ouvidas 10,5 mil pessoas em 24 estados brasileiros e Distrito Federal, maiores de 16 anos, sem restrição de gênero.

O grau de confiança é de 95%. A entidade que realizou a pesquisa trabalha há mais de 25 anos com levantamentos de política, opinião e mercado. A Paraná Pesquisas é filiada à Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa há 13 anos.

Abaixo, a projeção de torcida absoluta de cada clube divulgado a partir da estimativa oficial da população brasileira.

01º) Flamengo – 16,2% (33.385.191)

02º) Corinthians – 13,7% (28.233.156)

03º) São Paulo – 7,4% (15.250.025)

04º) Palmeiras – 5,8% (11.952.723)

05º) Vasco – 4,6% (9.479.745)

06º) Cruzeiro – 4,0% (8.243.257)

07º) Grêmio – 3,5% (7.212.850)

08º) Santos – 3,1% (6.388.524)

09º) Atlético-MG – 2,8% (5.770.280)

10º) Inter – 2,7% (5.564.198)

11º) Bahia – 2,0% (4.121.628)

12º) Botafogo – 1,7% (3.503.384)

13º) Fluminense – 1,6% (3.297.302)

14º) Sport – 1,3% (2.679.058)

15º) Ceará – 1,1% (2.266.895)

16º) Atlético-PR – 0,8% (1.648.651)

16º) Fortaleza – 0,8% (1.648.651)

16º) Vitória – 0,8% (1.648.651)

19º) Coritiba – 0,7% (1.442.570)

19º) Santa Cruz – 0,7% (1.442.570)

Outros times – 5,1% (10.510.153)

Sem clube – 19,5% (40.185.879)

Fonte: CearaSC.com

Weiber Castro

Sobre Weiber Castro

Natural de Itapiúna-CE, torcedor do CEARÁ SPORTING CLUB, único Clube Penta-Campeão Cearense, detentor do maior numero de títulos do estado, único clube cearense a participar de competições internacionais chanceladas pela FIFA, campeão invicto do Copa do Nordeste, e por ai vai.

13 thoughts on “E a novidade?

  1. Se não fosse esquisfrenia e o complexo de inferioridade de muitos alvinegros e a campanha negativa da imprensa ja seriamos o maior do Nordeste

  2. Marinho que as tricoletes aqui do blog (lembra Weiber), diziam ser apenas um jogador esforçado quando aqui jogou no mais querido, provou ser um dos mais decisivos e dos melhoes jogadores da atualidade cotado ate para ser convocado para seleção.

    Ainda dizem que sao alvinegros. Coitados desses fracassados de terceira que vivem aqui no blog fomentando crises juntamente com o trem bila.

  3. Queridos alvinegros.

    A grande novidade, meu caro Weiber, se você me permitir, é queimo,VOZÃO continua crescendo a olhos vistos em todas as dimensões. Hoje é um dos clubes brasileiros mais organizado. A constatação disso é de uma clareza meridiana. Só não enxerga quem não quer ou finge não ver. O momento é de reconhecer o grande trabalho realizado por homens e mulheres que fizeram e fazem hoje o nosso glorioso de Porangabussu. Temos hoje um clube de futebol, com patrimônio reconhecido e acima de tudo confiável no cenário nacional. A tendência é crescermos cada vez mais. O céu é o nosso limite. Por isso e em reconhecimento àqueles que se dedicam de corpo e alma a nossa agremiação que eu não deixo de pagar o sócio-torcedor, nem de comparçer sempre aos jogos do verdadeiro mais querido do estado.

    Feliz ano novo para todos os que fazem o VOZÃO, especialmente a você Weiber Castro que tolera nós torcedores muitas vezes incongruentes.

    Saudações, verdadeiras, alvinegras a todos.

    Obrigado, Moreira. Que o amigo tenha um 2017 cheio de realizações.
    WC

  4. caros alvinegros, nem uma novidade e nossa torcida é bem maior do que essa pesquisa com certeza temos um torcida gigantesca uma pena que a muito tempo não temos Dirigentes que saiba explorar o potencial da nossa torcida , investir em estrutura é de suma importância para o crescimento de um club de futebol , mais nunca pode ser deixado de lado o FOCO PRINCIPAL QUE É O FUTEBOL PRINCIPALMENTE TIMES COMO O VOZÃO QUE É VOLTADO EXCLUSIVAMENTE PARA O FUTEBOL, se não tivermos times vencedores nunca vamos passar de um time de SERIE B com uma TORCIDA GIGANTESCA, saudações alvinegras e um feliz 2017 para toda a nação alvinegra.

  5. Olá galera alvinegra, bom dia, bom final de semana, bom final de ano, não falo em ano novo, tanto faz velho como novo a picada é a mesma, apenas os espertões se dão bem nessas empolgações dos bestas pobres e o resto q se lasque, será q eles malfeitores lá de Brasília tão preocupados com porra de ano novo ou velho? pois bem, tão mesmo em? quero nem saber dessa besteira de passagem de ano, o lenga lenga entre os lascados pobres continua do mesmo jeito, tudo só rola em torno do poder aquisitivo dos ricos e nada mais; tô com o Vitor Nobre, também já falei demais, e mesmo assim o vozão ñ passa desse conformismo de campeão, bi, tri, tetra, ñ sei o q mais cearense, vozão, tô cansado dessa mesmice, quero ser campeão da CB, da Bzona, da Azona, quero outros patamais meu vozão, essas besteiradas deixa prá esses retrógrados puxa sacos de diretores q apenas se limitam em bater palmas prá esses diretores PEREBAS tipo ROBÃO, olha a espécie: Alves, MST, Boscão, os Antonios afora um ñ sei o q da Bahia, só pode ser da Bahia mesmo; ainda bem q são uns gatos pingados, mas mesmo assim vou felicitar a eles também nesse final de anokkkkkkkkkkk, gostaram? e me estendo mais aos meus amigos verdadeiros alvinegros q apenas torcem pela instituição CSC e não prá essa cambada de machos diretores engana trouxas piruliteiros, sem esquecer, ao nosso amigo imparcial e discreto Weiber Castro, valeu a todos.

  6. Isso eu já sabia que somos a maior do estado. Só não concordo é ficarmos atrás do Sport.
    Infelizmente a grande maioria é de povão que não tem condições de pagar o sócio torcedor.
    A carniça que é da elite pode pagar, por isso hoje eles tem mais sócios e por serem mais ricos comparecem ao estádio e podem conviver eternamente na terceirona.
    O que falta é uma diretoria ousada, tipo Franzé Morais que confiada no baú, Dr E. Oliveira e muitos que nos deram muitas alegrias e não tinham medo de investir.
    Olha aí o Marinho sendo pretendido por clubes do exterior com valor acima de 20 milhões, e o mais querido vendeu por uma miséria achando que tinha feito um grande negócio. Bem feito não saber valorizar o que e seu. Falta auto confiança nesta diretoria. Assim aconteceu com outros jogadores.

  7. Discordando um pouco do vitor nobre, um time hoje nao vive de renda, vive de cotas de tv. ter torcida grande nao basta. Infelaizmente, nosso maior presidente, Franze Morais, nao quis entrar pro clubs dos 13 na epoca, qua do foi convidado e tinha amizade com Marcio Braga e Jarbas Guimaraes. Isso pesou na nossa historia. Quanto a jogadores altos, ganhamos copa com Bebeto e Romario. Rafael Costa pula alto e resolve.

  8. Amigo Weiber, bom dia. Primeiramente, Feliz ano novo a você e sua família. Soube por fontes seguras de que o vozão teria acertado já com Rafael Moura, o ” He Man” que, se não me engano, estava no Figueirense. Procede essa informação?

    Não tenho conhecimento sobre esse assunto.
    WC

  9. Torcida Fantástica de Série A

    Time e Elenco de Série B (infelizmente essa é a verdade, queiram ou não) e

    Dirigentes de Série C (só pensam pequeno olhando para o próprio umbigo)

  10. O campeonato começa dia 15. Estão faltando 13 dias e o Ceará não consegui encontrar jogadores no país. Engraçado que todos os times conseguem e muitas vezes bons jogadores. O Ceará agora cismou que só quer o Rafael Carioca. Por que? Será que não tem um paulista, mineiro, gaúcho, baiano e outros por aí. Não, ele quer é complicar. Será que não existe outro jogador que seja o Moises? Deve existir, mas ele quer é complicar. Tem um centroavante dando sopa por aqui. É o Luis Carlos, O Imperador. Esse é o tipo de jogador que o presidente gosta. Deve vir de graça e o futebol, coisa que não interessa, é daquele tamanho. O Sérgio Alves também poderia ser. Bom jogador e dentro da faixa etária ideal pro Ceará. O Marcelinho Paraíba também está por aí. Deve ter uns 45 anos e nesse caso estaria nos padrões do presidente. Penso que a torcida já percebeu, num total desrespeito ao Clube, que ele não está nem aí para o campeonato cearense. Descaso total.

  11. Gilson Rocha, como você citou Sérgio Alves, Marcelinho Paraíba e etc, eu vou procurar entender que você está de brincadeira quando sugere Luís Carlos (o Buchudo, nada de Imperador, Imperador de Quê???) para compor o elenco do VOZÃO, ou V. Excia. já esqueceu da desfeita que esse senhor fez à nossa torcida e ao nosso manto sagrado??? Naaaaaaannnn!!

  12. Que grande posição da torcida em nível nacional.
    Alves, se o time se impõe em campo não há imprensa que tire o brilho. Pelos últimos insucessos, deixamos de melhorar em termos de números de torcedores.
    Victor Nobre, muito boa a sua provocação. Temos que ser ptibul, senão não sairemos da mesmice em termos nacionais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *