Avaí 1×2 Ceará – Vitória na hora certa!

Fernando Henrique garantiu os três pontos

Caros Alvinegros, após seis jogos sem saber o que é sentir o sabor de uma vitoria, eis que esse sabor voltou a ser sentindo pela gandaia e numa hora certa. Muito mais do que os três pontos, a vitória diante do Avaí teve um significado muito importante para nossas pretensões no restante da competição, pois abrimos seis pontos de um concorrente direto, no caso o Avaí, um ponto de Atlético-PR e Cruzeiro, saímos do Z4 e ganhamos um pouco mais de tranquilidade e muita confiança para a próxima batalha diante do Santos, no PV.

Sobre o jogo, digo que a determinação mostrada pelos jogadores dentro campo foi um dos principais fatores para que conseguíssemos a vitória, não se esquecendo de ressaltar que as coisas voltaram a dar certo a nosso favor, o que a muito não acontecia. Nossos dois gols aconteceram em momentos importantes da partida, o primeiro antes dos 20 primeiros minutos de jogo e o segundo logo no inicio do segundo tempo. Com relação aos jogadores, todos foram bem, com exceção de dois jogadores que destoaram dos demais, Boiadeiro de forma negativa e, acredito eu, que tão cedo ele não conseguirá repetir uma atuação tão horrível como a que teve nesse jogo, e Fernando Henrique que teve uma atuação determinante para que a vitória acontecesse com as duas defesas que praticou nos minutos finais da partida. Apesar de não termos feito uma ótima partida do ponto de vista técnico, percebi uma melhora significativa no ponto de vista tático da equipe, o que já deixa uma esperança de que para os próximos jogos possamos ter uma evolução nesse sentido.

Sobre o estreante Juca, gostei do futebol que apresentou em campo, mostrou muita personalidade e que tende a melhorar ainda mais quando ganhar ritmo de jogo, mas é preciso ter calma e não ir nem tanto ao céu, nem tanto ao inferno com ele, pois foi apenas o primeiro jogo com o manto Alvinegro. Quanto a Vicente, que deixou campo com suspeita de fratura, a mesma, felizmente, não se confirmou, mas é duvida para o próximo jogo.

Mesmo com a vitória e o tabu quebrado (lembram quando falei que para tudo na vida existia a primeira vez?), é preciso que nesse momento a gente contenha a euforia e mantenha humildade, que por sinal é uma das principais características do verdadeiro torcedor do Vozão, pois vencemos apenas uma batalha de mais cinco que ainda teremos pela frente.

Para os que não acreditavam em uma vitória diante do Avaí e por conta disso jogaram a toalha, digo o seguinte: Nas vitórias ou nas derrotas eu sou VOZÃO. Eu sou preto e branco. Eu sou alvinegro. Eu sou fiel. EU SOU CEARÁ E NÃO DESISTO NUNCA!

Veja os melhores momentos da partida:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=WvG5OFcgnIc[/youtube]

Weiber Castro

Sobre Weiber Castro

Natural de Itapiúna-CE, torcedor do CEARÁ SPORTING CLUB, único Clube Penta-Campeão Cearense, detentor do maior numero de títulos do estado, único clube cearense a participar de competições internacionais chanceladas pela FIFA, campeão invicto do Copa do Nordeste, e por ai vai.

31 thoughts on “Avaí 1×2 Ceará – Vitória na hora certa!

  1. Parabéns Weiber pelo otimismo e pela fluência simples nas palavras. São nessas horas que o torcedor se apega à aqueles que realmente se preocupam com o glorioso. E É com otimismo, humildade – esta é uma característica dos verdadeiros torcedores alvinegros – que iremos sair desta situação. Parabéns e abraços.

    Caro Claudenor, agradeço suas palavras.
    SA!

  2. Hora certissima !!!!!
    Parabéns ao time, e ao Sd.Dimas Filgueiras!!!!!
    A se tu tivesse assumido o time a cinco rodadas atras Dimas.
    Que venhao o peixe, vamos comer “PEIXADA” !!!
    Entenderam???? P E I X A D A !!!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK !!!!!!!!!

  3. É isso Weiber, abandonar, desistir são verbos que os Alvinegros de verdade não conjugam em se tratando de Vozão.

    Andei bem triste quando li aquelas histórias acerca dos “bichos dobrados” neste blog e no blog dos biriteiros Alvinegros, já tinha ouvido falar, mas não acreditei, não quis acreditar.

    Nada ganho, ainda. A luta continua.

    Onde vc estiver Ceará, eu tô lá!

  4. Gostei do time ontem. Lembremos, porém, que o adversário é muito frco. Todavia, a vitória foi fundamental para nossas pretensões. Agora é torcer por uma vitória contra o Santos que está voando, mas não é imbatível. Vamos todos ao PV empurrar nossos esforçados lutaodres, embora sejam deveras limitados.

  5. Bom dia Weiber, estou muito feliz com a vitória do vozão, mas não podemos nos iludir.
    O time não esteve bem, se superou pela vontade e pela fantástica partida do nosso goleiro.
    Não podemos ficar dependendo do nosso goleiro nos jogos que vamos fazer em casa, temos que jogar para ganhar.Quando estivermos em vantagem no palcar, não podemos abdicar do ataque,temos que nos precaver, mas temos que atacar nosso adfversário, Fernado Henrique nem sempre vai nos salvar.

    Continuo dizendo, está escrito ” Nas táboas de Moisés” nós não vamos cair.
    Escrevi qe ganhariamos nove pontos em casa e um ponto fora, contra o Bahia. Não tinha contabilizado os três de ontem contra o Avaí., agora fiquei mais confiante ainda.

    Vamos lotar o PV contra o Santos, o jogo vai ser muito dificil, por isso precisamos do incentivo da nossa “galera”.
    Vamos gritar, aplaudir, vamos jogar juntos com os jogadores,se tivermos que vaiar que seja após o jogo, enquanto a bola estiver rolando temos incentivar.

    Weiber, ontem eu tomei todas, mas foi por um grande motivo,eu amo demais esse time.

    “Pode ganhar pode perder sou vozão até morrer “

  6. Caro Weiber e demais Alvinegros

    Foi uma vitória sofrida, suada e acaima de tudo precisa, pois do contrário, dificilmente encotraríamos forças para reação. Trata-se uma situação muito dificil, mas não impossivel. Hoje digo com toda sinceridade: torço pelo Vozão e, principalmente, por Dimas, pois esse tem demonstrado amor ao clube, dedicação no que faz e conhece o Ceará como ninguém. É uma pena colocá-lo só nas horas cruciais, no entanto, soldado é chamado sempre nas horas delicadas. Quem sabe se mais uma vez nosso soldado se sobressai vitorioso dessa creul batalha! Ainda dá Vozão, precisão em cada decisão.

  7. Parabéns ao Weiber e aos que cantaram a pedra da vitória.
    Parabéns aos jogadores, Eusébio, melhor do meio campo, Felipe Azevedo que agora escalado na posição correta vem marcando os gols que nosso ataque não marcava, e ao Fernado Henrique indiscutivelmente o responsavel por não estarmos na lanterna e será o grande responsavel por nossa permanência na série A em 2012.

    Quanto aos que desdenham, da nossa vitória heróica, alegando que o Avaí é ruím, e ainda duvidam da nossa possibilidade de permanecer na série A em 2012, eu digo o segunite:

    1) O Avaí não é pior que o América MG, Cruzeiro, Palmeiras Atlético PR e nem do que o Ceará. São todos so mesmo nivel.
    2) Contiuaremos sim dependendo do FH, pois ele é o nosso goleiro e está ali para isso. Não deixar passar nem pensamento.
    3) Wagner Mancine escalava o time errado, foi ele quem indicou o Felipe Azevedo alegando que queria um atacante rápido que jogasse aberto, o Evandro trouxe o Felipe Azevedo e ele o escalava de quarto homem de meio campo no lugar do TH. O FA não rendia e a torcida e a imprensa o malhava com razão.
    4) W. Mancine falava mau em público do Tiago Humberto, o jogador se sentia desmotivado a jogar por ele. Como o nosso plantel é limitadíssimo tecnicamente e o TH é um jogador diferenciado, o Professor Dimas Filgueirs sabiamente está tentando trazer o jogador para perto dele. Se ele jogar um tempo e mais vinte minutos do outro tempo já valerá a pena.

    EM TEMPO: Domingo teremos as voltas de Heleno e de Michel novinhos e descansados.

    “NORDESTINO DE CORAÇÃO (faz como eu e muitos que postam aqui) SÓ TORCEM POR TIME DA REGIÃO”

    Bosco, estou sentindo a falta daqueles que só aparecem por aqui para comentar nas derrotas do Vozão. Será que eles perderam os argumentos, ou acharam que agora ficou tudo bem?
    Acho que apesar da vitória, ainda tem muita coisa a ser feita.
    SA!

  8. Amigo J. Pereira;
    O Amigo está coberto de razão, ao ler as suas palavras eu me lembro da pressão infernal da torcida contra o Dimas durante o estadual. Naquele dificil jogo contra o Brasiliense no castelão a pressão estava insuportavel.

    Ele já havia pedido para sair a semanas, nesse jogo a diretoria teve o cuidado de anunciar antes do jogo que o novo técnico já estava no Castelãos, no fim do jogo eu soube que o Dimas passou mau de tanta pressão da torcida.

    Se não fosse aquele gol salvador no último minuto, a coisa tinha passado de mel a garapa.

  9. Parabéns Weiber Castro, pelo excelente comentário, más precisamos manter os pés no chão. O VOZÃO deu um passo muito importante para sua permanência na série A, graça a estrela deste grande profissional Dimas Filgueiras. Está de parabéns todo elenco do Ceará, que com guarra, humildade e força, construiu essa maravilhosa vitória em cima do Avaí, quebrando o tabu.

  10. Meu amigo Weiber.
    Foi uma vitória abençoada e não poderia ter vindo em melhor hora e contra um adversário direto. Tivemos progresso e o que me deixou mais feliz foi o espírito de união que aos poucos o Dimas vai colocando no elenco. FH sensacional. Felipe Azevedo foi bem, Eusébio muita luta e gostei da estréia do Juca, com um pouco mais de ritmo ele pode nos ajudar bastante. Houve uma evolução, ainda há muito por fazer, mas respirar fora do Z4 é um belo diferencial com certeza.
    A enorme massa de apaixonados alvinegros está feliz. Vamos reagir na competição e com foco, atitude e comprometimento fica mais fácil.
    Eu acredito!!!
    Grande abraço e o Junior que postou acima faz parte de nossa diretoria.

    http://www.biriteirosalvinegros.com

  11. Ganharemos os jogos em casa contra o Santos e o Corinthians, e no jogo contra o Grêmio ganharemos também. Duvidam????
    O Santos depende muito do Neymar, se ele não jogar bem o time todo também não joga, é um time de um jogador só.
    O Corinthians não inspira confiança nenhuma apesar de ser lider, taí no que deu ontem, perdeu para o lanterna do campeonato jogando de forma mediocre e mediocre, deu foi sorte de não tomar uma goleada do America-MG.
    Jogaremos contra o Grêmio sem o mesmo almejar mais nada, nem cai e nem se classifica pra libertadores nem sul ameriana. É mole ganhar de um time numa situação destas.
    No ultimo jogo iremos para Salvador jogar contra o Cahia apenas para cumprir tabela.
    Nossa siatuação agora clareou de vez, o rebaixamento não nos assusta mais.
    AVANTE CEARÁ, NINGUEM NOS SEGURA MAIS !!!!!
    Serie A 2012 Tá garantida, anotem aí !!!!!
    NÃO ME VENHAM COM A PROBLEMATICA, QUE O DIMAS TEM A SOLUCIONATICA !!!!

  12. Nehhuma dúvida. Contra o Santos o Dimas saberá o que fazer. O Neymar vai tentar ir a desforra pelo jogo em que foi bem marcado no ano passado. É colar neste craque com o MIchel e reversar com os demais. O resto é sorte e contar com o FH. Bosco tem razão;

  13. Caro Weiber,
    Como você conseguiu escrever 36 linhas sobre o jogo de ontem sem falar uma “vírgula” sobre o Felipe Azevedo?
    Pareceu perseguição.
    Vamos ser justos amigo!

    Verdade Odilon, realmente Felipe Azevedo foi muito bem no jogo de ontem, mas durante a semana estarei falando sobre ele aqui no Blog.
    SA!

  14. Sou Torcedor do Ceará, e moro em Goiânia-Goiás, desde 2.000. Time para Domingo na minha opinião.( Fernando Henrique, Boiadeiro, Fabrício, Daniel Marques e Euzébio. Heleno, João Marcos, Juca e Tiago Humberto. Felipe Azevedo e Osvaldo. ( obs; o Vicente está contudido e o Michel está vindo duma contusão, não está bem fisicamente. Tiraria o Washington. Um futebol c/ muita pegada e muita garra e muita correria, um time rápido, acredito na vitória, não tem bicho papão não. O ano passado o Ceará deu no Santos e no Cruzeiro.( Só torço um time no Brasil e no mundo: Ceará Sporting Club).

  15. Ah se o Dimas tivesse assumido o Ceará logo após a saída do Mancini! Acredito que já estaríamos livres do rebaixamento e bem próximo da Sulamericana. Perdemos tempo de novo com o Estevam, mas acredito que o Dimas vai tirar o atraso. Só um exemplo da competência e conhecimento de causa do Dimas para os outros dois: Felipe Azevedo. Com Mancini e Estevam ele atuava de meia e até lateral-direito. Coitado, não rendia nada e era crucificado por nós torcedores. Agora passou a atuar na sua verdadeira posição, no lugar do campo que ele mais pode render e acrescentar ao time e em duas partidas já fez dois gols. Existem muitos treinadores burros ganhando muito dinheiro (o Cruzeiro, com o Mancini, passou a levar goleadas, assim como acontecia com o Ceará quando ele era nosso treinador).

  16. O Ceará está no caminho certo, os ajustes necessários o Dimas fará, se Deus quiser ficaremos na serie A.
    Parte da imprensa e alguns torcedores quiseram crucificar o Dimas, o INTER perdeu tb dentro de casa pelo mesmo placar para o FLU.
    VAMOS EM FRENTE.

  17. Meu time para Domingo
    1 – FH
    2 – Juca (teste durante a semana pra ver se joga melhor que JM improvisado)
    3 – Fabrício
    4 – Daniel Marques
    5 – Michel
    6 – Eusébio
    7 – Heleno
    8 – JM
    9 – Nicácio
    10 – Thiago Humberto
    11 – Felipe Azevedo

    Vozão ganha do Santos, empata com o Corínthians, Empata com o Grêmio, Ganha do Cruzeiro e joga a última pelo empate pra não depender de ninguém, não é um clássico com rivalidade como os demais (com excessão do América ) vão enfrentar, acredito pela sequência de jogos que ou Bahia ou Atlético-MG vão estacionar por umas duas rodadas nos 39, tornando nossa missão menos árdua, pois atualmente temos 2 times no nosso encalço e mais entrará na briga pra não cair (Bahia ou Atlético-MG). Saudações Alvinegras!!!!

  18. Prezado Weiber,

    Mas uma vez parabéns pelos ótimos comentários que você faz aqui nesse espaço, eu acho que o vozão não vai cair, aliás sempre bati nessa tecla com os secadores de plantão que eu conheço, o vozão é forte e o santo do Dimas mais forte ainda, sem contar na grande nação alvinegra, vamos entupir o PV e empurrar o vozão para mais uma vitória, Eu Acredito, porém após a confirmação do fico na série a, acho que nossa diretoria tem que ter a humildade de reconhecer que cometeu vários erros nessa temporada, se o Dimas pega o barco pós era Mancine (que vai rebaixar o cruzeiro), com ctz não estaríamos nessa situação. Grande Abraço!

    S.A.

    Deher, agradeço pelas palavras, pela participação e visita a esse espaço. Quanto a Diretoria, ela já reconheceu os erros cometidos, mas só reconhecer não basta, é preciso que no futuro não se erre com tanta proporção como se errou este ano.
    SA!

  19. VALEU VOZAO!! COMO TEVE GENTE HOJE DE RESSACA VIU!!… SEM MONTIJO O CRUZEIRO PERDE CRIATIVIDADE. ACHO QUE ELE FICA FORA DA TRIGÉSIMA QUINTA RODADA TAMBEM!

  20. minha escalaçao para o proximo jogo:
    1-FH
    2-joao marcos(apesar de n apoiar ele marca diferentemente do boiadeiro q n faz nenhum dos dois)
    3-fabricio
    4-daniel marques
    6-eusébio
    5-michel(grude no neymar pelo amor de deus!!)
    7-heleno(faça qualquer coisa menos ser expulso e cuidado com as provocaçoes)
    8-juca
    10-th
    11-osvaldo
    9-felipe azevedo(esse eh matador!)

    as tres alteraçoes q eu faria seriam:
    edmilson no lugar do thiago humberto empurrando o juca pra meia q eh onde ele gosta mais de jogar
    nicacio no lugar do azevedo(cansaço)
    e a terceira fica a seu criterio soldado dimas!!
    o q vcs acham?

    vamo pescar vozao!!!!!!!!!!!!!!

  21. Vitória importantíssima. O jogo não foi um primor, mas o resultado fundamental. Fernando Henrique uma muralha. Boiadeiro uma lástima. A dupla de zaga mesmo com flahas a melhor que temos no momento. Vicente discreto. O meio Juca esteve bem. Tiago Humberto o meia menos ruim que temos. felipe Azevdo limitado, mporém mais útil que Osvaldo. E Washigton peça nula. Dimas com seu esquema fechado. Temos que fazer quatro pontos nos próximos dois jogos, o que acho possível para sairmos de vez dessa zona.

  22. O que faltou ao Ceará foi saber evitar o sufoco do Avaí, através da posse de bola – de fazer cera com a bola. Parece que todos ficam aparvalhados(é como não tivessem acreditando na capacidade de ganhar fora). Personalidade, firmeza e atenção nos 15 a 10 minutos finais são ítens que seguram um resultado – quase havia empate. O que falta ? Um líder pra dizer que tem que cadenciar a bola nesses momentos ? Não é toda vez que tem um São Fernando H. não? Este é o recado para os próximos jogos. Entretanto, continuo achando que os leterais estão fracos demais – o Santos e os outros times estão sabendo e normalmente tentam os gols pelas pontas em bolas pelo alto, principalmente. Vamos seguindo praticando o verbo acreditar…Eu não sou colegial pra tá dizendo que o Ceará vai ganhar deste ou daquele time pelo placar x e que vai ganhar do Santos, empatar com o Corinthians e ganhar do próximo e chegar na Bahia já classificado. Além de ser infantilidade, é o tipo do comentário prejudicial porque dar a entender que o Ceará agora voltou a ser a seleção do nordeste como antes era chamado.

    Menino, como choveu de comentaristas de resultados esse espaço hein!? Os pessimistas de plantão voltaram tão otimistas que até exageram. Calma ! É jogo por jogo . Tem um que disse até que o Corhintians não é de confiança… “Alegríssimo” Luterino, o Cor. é muito melhor que o Santos. Caso haja boa marcação no Neymar e no Ganso, o Ceará ganha o jogo. Com o Cor. tem-se que marcar todos…

  23. Ôh Gabriel Lima, tu quer tumultuar o ambiente e o time do Ceará com essa proposta de escalação. Deixa o Dimas trabalhar, parece que torce é o outro lado. Ninguém é tolo para escorregar nessas cascas de banana não. O Dimas se credenciou mais uma vez com a vitória de domingo e depois da unusitada escalação do Sinho na lateral, ele não vai mais inventar porque o tempo de errar já passou. Agora, nem pequenos erros…

  24. Vamos com calma, essa vitoria foi IMPORTANTE de mais na nossa permanencia na Serie A, mais apenas ganhamos do vice lanterna, nossa situação ainda é complicadissima, os adversarios são complicadissimos, o dificil vem agora, temos outra decisão domingo, dessa vez não é contra o vice lanterna e sim contra o atual campeão da America, por isso volto a repetir, vamos com calma que ainda estamos numa situação complicada.
    Vamos torcer e lotar o PV ( como sempre ), vamos fazer nossa parte torcer por mais uma grande vitoria do nosso VOZÂO, comemorar so no final do campeonato e se deus quiser com a permanencia do Alvinegro na elite.

  25. Não sei o que o Nicássio já fêz de positivo nesse brasileiro para alguem vir aqui achar que num momento desse, onde o compromisso com a camisa, a garra em campo e a vontade de vencer está acima de tudo, alguem querer meter o Nicássio nesse time. Para fazer o que? Tumultuar?

    Acho que isso se dá ao fato de ainda se enchergar no Nicássio aquele jogador de estadual. Série A é diferente. Vejam o caso do Ernani, ele teve um chance domingo no Atlético Goianense, e foi uma lástima, entregando o ouro a todo momento até ser substituido.

    Chance de se firmar o Nicássio teve muitas nesse ano. Mas sempre inventa uma contusão, sai do time para demorar a voltar, quando volta demora demais para fazer outra partida boa. Sem contar que ele não tem nenhuma vontade de jogar bem. Pelo menos ainda não demonstrou isso dentro e fora de campo.

    Querer Nicássio em campo sem dizer o porque dele merecer barrar alguem é querer tumultuar o ambiente no clube, o Dimas não é menino.

  26. Bom dia, Weiber castro, tudo bem?parabéns pelos comentários sensato e claro, que dar p/ o torcedor alvinegro entender. ( Nasci, em Pedra branca-ce). Vim morar em Fortaleza, em 1.979, onde fiquei até 2.000. ( Hoje moro em Goiãnia- Goiás desde 2.000. mas acompanho as notícias do Ceará p/ jornal O Povo, e pelo o Trem Bala na Tv O Povo. Na minha opinião o campeonato da série-a é um campeonato longo, razão pela qual os times não mantèm um regularidade quase que total. A maioria dos torcedores do Ceará , são muitos exigentes, nós temos que relevar, acontece contusões. jogador c/ becinho c/ treinador ruim etc. No meu ponto de visto o mais importante é se Deus ( Jesus Cristo) quizer no fim do ano conforme entrevista do nosso Presidente Evandro Leitão, O Ceará quitará todas dívidas trabalhista, que beleza, graças a extraordinária administração do sr. Evandro Leitão e de sua Diretoria, o Ceará será um clube saneado, sem ter advogado batendo na porta ou tirando dinheiro no borderó, na bôca do caixa. Então quem é torcedor do Ceará de verdade tem que relevar um pouco, as dificuldade da competição, ou seja; da série-a. E hora de todos nós torcedores do Ceará, nos unirmos, pensamento positivo, para permanercermos na série-A. Time p/ Domingo.( Fernando Henrique, Boiadeiro, Fabrício, Daniel Marques e Euzébio, Heleno, João marcos, Juca e Tiago Humberto, Felipe Azevedo e Osvaldo). Obs: o Vicente está contudido e o Michel está vindo duma contusão, talvez não esteja bem fisicamente, por isso que estou escalando o Juca no seu lugar, o Juca foi muito bem Domingo, jogou bem, ( Tiraria o Washington, ele só fica dentro da aérea, não se movimenta, não faz uma tabelinha, na minha opinião é um jogador a menos, ele só faz gol qundo a bola é lançada na aérea, e não é nem toda vez que ele tem um bom aproveitamento). Razão pela qual , na minha opinião seria ideal OSVALDO E TEAGO AZEVEDO NA FRENTE. U m time c/ marcação forte, c/ pegada e c/ um ataque rápido, para nós ganharmos do Santos.( Não tem bicho papão não, o ano passado c/ este mesmo sistema o Ceará, ganhou do Fluminense, do Cruzeiro e me parece do Santos em casa. Vamos entupir o PV, vamos encentivar, vamos gritar, vamos torcedores alvinegros, levar o Ceará a uma grande, extraordinária vitória se Deus(Jesus Cristo) quizer.Eu acredito, um grande abraço em todos torcedores alvinegros, eu não esqueço essa terrinha maravilhosa que é Fortaleza. ( mando um grande abraço em minhas Filhas, Natasha e Rebeca aí na Vila Pery- Parangaba). E no meu irmão Francisco Carlos, aí no Bom Jardim, o Chico do Frango.( OBS: Só torço um time no Brasil e no mundo. CEARÁ SPORTING CLUB, O MAIS QUERIDO). Enéas Mesquita- Goiãnia- Goiás. Terça-Feira, 08/11/2.011. 12;55 hs.

    Caro Enéas, é um prazer ter vc como frenquentador deste espaço, agradeço pelos elogios, espero poder sempre liberar seus comentários aqui no Blog.
    SA!

  27. Concordo com quase toda a escalação do Gabriel lima. Apenas no lugar do osvaldo por ele proposto, sacaria o Washigton, mas iria de Nicácio ou Róger.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

sete − 3 =