Manual traz dicas para atender bem turista LGBT

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O Ministério do Turismo lançou o manual Dicas para atender bem o turista LGBT, durante a Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), que terminou ontem. A publicação é um reconhecimento à expressiva participação de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transgêneros no mercado turístico nacional e internacional. De acordo com a Organização Mundial no Turismo (OMT), os turistas LGBT representam 10% dos viajantes no mundo e movimentam 15% do faturamento do setor (leia mais sobre o mercado turístico LGBT abaixo).

No manual, que estará disponível nos formatos impresso e online, é possível encontrar informações sobre legalidade, conceitos básicos, além, obviamente, de dicas de como receber bem. O guia aborda conceitos como a diferença entre identidade de gênero, sexo biológico e orientação sexual. Foram produzidos 19 mil exemplares que serão distribuídos entre as secretarias estaduais e municipais de turismo.

Entre as dicas listas pela publicação, estão a orientação de tratar os clientes pelo nome social, oferecer promoções para casais e datas especiais, além de recomendar usar sempre o termo orientação sexual. A publicação é uma parceria do Ministério do Turismo com o Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais e o Ministério da Justiça.

Para acessar o manual:

http://www.turismo.gov.br/images/pdf/03_11_2016_Cartiliha_LGBT.pdf

MERCADO LGBT NO TURISMO

O turismo LGBT é um dos segmentos de mercado que mais crescem no mundo e um nicho atrativo para destinos turísticos. Estudos do World Travel EC1 Tourism Council revelam que o turista LGBT gasta, em média, 30% a mais e viaja quatro vezes mais do que outros segmentos.

De acordo com a International Gay & Lesbian Travel Association (IGLTA), o mercado de viagens gays e lésbicas movimenta US$54 bilhões anuais.  Além disso, 67% afirmam dar preferência aos meios de hospedagem que se posicionam como gayfriendly. Em agosto, o Rio de Janeiro ganhou o título de melhor cidade praia gay da América Latina.

No final de setembro, a 44ª ABAV Expo Internacional de Turismo, mais importante feira do setor no Brasil, também colocou o turismo LGBT em sua pauta de discussões. Franco Reinaudo, ex-agente de viagem especializado na clientela gay e atualmente diretor do Museu da Diversidade Sexual de São Paulo, apresentou estratégias para atrair e fidelizar a clientela gay: respeitar a diversidade sexual é uma forma de cativar os clientes do negócio.  “Quando se conhece e se entende a diversidade sexual, o preconceito acaba”, avaliou.

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