Karim Aïnouz e Marcelo Gomes lançam livro em Fortaleza

viajoporquepreciso_1

Livro Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo tem lançamento em Fortaleza com a presença de seus autores, Karim Aïnouz e Marcelo Gomes. Na próxima terça-feira, dia 13,  haverá a exibição do filme que deu origem ao livro, seguido da lançamento da publicação com autógrafos dos cineastas

Escrito e dirigido por Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, o filme Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo ganha agora uma versão em livro, com imagens de diversas cenas acompanhadas de frases que marcaram o roteiro. Depois do lançamento do livro em São Paulo, chegou a vez de Fortaleza receber a publicação de uma das obras mais poéticas do cinema nacional. Na próxima terça-feira (13/12), o Cinema do Dragão do Mar exibirá o filme homônimo a partir das 19h. Em seguida, às 20h30min, os autores estarão no hall do cinema, recebendo seus amigos e admiradores, que desejarem uma dedicatória. O evento é gratuito. As entradas para o filme estarão liberadas a partir das 14h do dia 13/12, na bilheteria do cinema.

Concebido pelo artista plástico Artur Lescher, sob coordenação dos produtores Daniela Capelato e João Júnior, o livro segue a mesma linha poética do filme, apresentando uma espécie de diário visual da viagem do geólogo Zé Renato, que realiza uma pesquisa de campo no sertão nordestino, numa região por onde passará um grande canal de irrigação. Durante sua passagem tanto por locais que serão beneficiados quanto por outros que serão desapropriados e inundados pela obra, ele tenta esquecer a mulher que o deixou.

Além das imagens de diversas cenas acompanhadas de frases que marcaram o roteiro, a publicação traz ainda um DVD do filme. Composto de cinco partes, o livro segue a mesma proposta do filme. Enquanto o texto é apresentado em primeira pessoa, as imagens que o acompanham retratam as paisagens e situações a partir dos olhos de Zé Renato, fazendo com que o leitor compreenda e incorpore as vivências do protagonista. Da mesma forma, o filme traz à tona a geografia e a paisagem sentimental do sertão, construída pela voz em off do narrador a partir de sua visão de mundo do interior da cabine de um veículo.

Karim Ainouz e Marcelo Gomes, ao lado de Sérgio Machado, desde 2013, são os tutores do Laboratório de Audiovisual da Escola Porto Iracema das Artes, que desenvolve anualmente a escrita de seis roteiros cinematográficos de novos artistas. O lançamento do Livro é promovido pela Porto Iracema em parceria com a REC Produtores e Edições SESC/SP

SERVIÇO

Exibição do filme Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo

Quando: 13 de dezembro (terça-feira), às 19h

Onde: Cinema do Dragão do Mar

Quanto: grátis (entradas estarão liberadas a partir das 14h do dia 13/12, na bilheteria do cinema.) 

 

Lançamento do livro com a presença de Karim Ainouz e Marcelo Gomes

Quando: 13 de dezembro (terça-feira), às 20h30min

Onde: Hall do Cinema do Dragão do Mar

Quanto: R$ 64 (o livro)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *