Fantástico anuncia reportagem sobre violência em Fortaleza

Ao apresentar nesse domingo (16) uma reportagem sobre a cidade mais violenta do mundo, San Pedro Sula, em Honduras, na América Central, segundo levantamento das 50 cidades mais violentas do mundo, o programa Fantástico, da Rede Globo, anunciou para o próximo domingo (23) uma matéria sobre três cidades brasileiras no topo do indesejado ranking, entre elas Fortaleza.

A capital cearense é a sétima no ranking, com 72,8 mortes violentas para cada 100 mil habitantes, mas a primeira em números absolutos, com quase o dobro de casos de San Pedro Sula.

Maceió e João Pessoa completam a reportagem do Fantástico, que esteve nas capitais nordestinas na última semana.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

20 comentários sobre “Fantástico anuncia reportagem sobre violência em Fortaleza

  1. não consigo entender porque o governo faderal não disponibilizou para fortaleza através do sisutec o curso tecnico de reabilitação de dependentes quimicos quando se tem consciência de que toda essa violência deriva do trafego de drogas.

  2. Importante se comparar a capacidade produtiva e de arrecadação dos três estados que figuram na lista. O Ceará é indescutivelmenete mais rico financeiramente que os demais estados, portanto ocupa uma posição vergonhosa. Como quer ostentar a posição de líder em turismo? Vergonha mundial. Uma terra de turismo sexual e de rota do tráfico! Espero que a população entenda o problema e pese a questão na hora do voto.

  3. Gustavo Simplicio, ao invés de ter orgulho deveria ter era vergonha. E deveriam, na verdade, ser os primeiros a buscar ajudar o governo a mudar essa realidade. Ao contrário, tal como moscas em cima do lixo, se refestelam com os números e parecem vibrar com essa triste estatística. Uma lástima!

  4. Com um senador dono das maiores empresas de segurança particular (inclusive já fazendo propaganda em horário nobre na Tv Globo), qual o interesse que haja segurança publica aqui? Acho que nenhum! #ficaadica

  5. Prezados Eliomar e demais comentaristas,

    Por tudo o que tenho acompanhado sobre a LUTA árdua do SINPOL-CE, assim também como os demais membros da categoria policial civil desse nosso “assustado” Estado, testemunho que essa classe tem, SIM, BUSCADO INCESSANTEMENTE junto ao Governo Estadual e alhures envidar TODOS OS ESFORÇOS a fim de que se chegue ao acordo FINAL de suas reivindicações salariais JUSTÍSSIMAS, por sinal!

    POIS A IGUALDADE E ISONOMIA também devem adentrar às portas das nossas DELEGACIAS, além de “apavorados” BOLETINS DE OCORRÊNCIAS E INQUÉRITOS POLICIAIS!!

    P.S – Eliomar de Lima, cadê as atualizações do “mundo facebookiano” de nosso GOVERNADOR, hein?? É por conta da “falta de tempo” ou receio na resposta aos inúmeros posts de candidatos aprovados em concursos públicos no nosso Estado?? Que coincidência! Os pedidos são sempre relativos à PEFOCE, POLÍCIA CIVIL E MILITAR! Por que o nosso Governador não responde OFICIAL MENTE ao clamor e angústia desses candidatos??

  6. sabe porque nosso governo nao toma providencias ? por que dessas 877 pessoas assassinadas nos meses de janeiro e fevereiro 98% sao pobres marginalizados…pode se ate pensar “nosso governador esta acabando com a pobreza no ceara.

  7. Puxa, eu entendi claramente a expressão de Gustavo Simplício ao dizer ter orgulho…obviamente o rapaz se referiu ao fato do Sinpol ter contribuído para expor dados importantes. Bem, não conheço o Gustavo ou qualquer integrante do mesmo sindicato, mas creio que ninguém nessa cidade nutre qualquer sentimento de prazer por Fortaleza ser uma das líderes mundiais em violencia.

  8. Ligy, vc nao sabe o que esta falando. Então fique calada. Vc não sabe como as policias de nosso estado estão sucateadas. Os policiais trabalham no limite. O governo não investe do pessoal e sim no físico, pois sabe onde pode roubar verbas. Antes de criticar pesquise.

  9. O negócio anda tão sério em Fortaleza, que eles não se contentam em apenas roubar, eles acabam matando a vítima do assalto. A coisa anda tão séria que estão assaltando até pelo google street view.

  10. Na minha opinião o crime favorece um pouco o governo. A cada assalto que acontece as pessoas ficam sem seus bens e assim compram novamente arrecadando impostos para o governo e isso interessa ao erário. Porém nessa escada do crime as pessoas de estão cada vez mais se fechando em sua casas e dando espaço para os marginais. Hoje após as 22:00 não podemos sair na rua sem ser assaltado.Os jovens já não podem estudar, esperar um ônibus em uma parada. Do jeito que a coisa anda a sociedade vai parar e a culpa disso será o governo que é inoperante e não se da conta que o crime esta acabando com a sociedade.
    Outro ponto também são as drogas. O que eu saiba aqui no Ceará não há plantação de maconha ou produção de cocaína então de onde vem essas drogas?. As drogas vem de fora, pelas fronteiras e estradas vicinais , então eu pergunto: Porque não policiar as fronteiras com helicópteros ou aviões não tripulados? Dinheiro há me parece que não há vontade política.

  11. Absurdo. Fico CHATEADO e ENVERGONHADO dos números de uma pesquisa a nível mundial situarem Fortaleza num patamar desses. Minha cidade é linda, E NÃO MERECE UM DADO VERGONHOSO COMO ESSE.

    Tudo bem que a pesquisa não é científica e nem acadêmica, e com certeza há falhas grandes nos dados. Pode até ser que na prática, Fortaleza não seja a 7ª mais violenta do mundo; é sem nexo pensar que Fortaleza (que não tem a mesma proporção de morros) esteja à frente do RJ ou de SP por exemplo. Mas mesmo assim, Fortaleza está entre as 50 cidades da lista, e só isso já é incômodo.

    Não interessa se a pesquisa é ou não é científica. É um levantamento de dados a nível mundial, e isso prejudica a imagem da cidade. Os Ferreira Gomes não querem reconhecer o nível de violência da cidade, assim como não querem reconhecer também a importância da Educação Superior cearense. Aí fica difícil desse jeito…

    MINHA CIDADE NÃO MERECE ISSO; MEU ESTADO NÃO MERECE ISSO. NÃO É JUSTO. Esse massacre à Educação Superior não é justo; esse massacre à Segurança Pública não é justo. Aquários não contribuem pra Segurança Pública; concreto e construções não contribuem para a Segurança Pública. Quem não quer admitir isso, é porque tem segurança particular e não anda no Bom Jardim…Barra do Ceará…Quintino Cunha…Conjunto Palmeiras…São Cristóvão…e por aí vai…

  12. SERÁ QUE REALMENTE EXISTE IGUALDADE E ISONOMIA NA POLÍCIA CIVIL DO CEARÁ??? TENHO ABSOLUTA CERTEZA QUE O GOVERNADOR E O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA IRÃO ADORAR A REPORTAGEM EM REDE NACIONAL QUE SERÁ APRESENTADA PELO FANTÁSTICO NO PRÓXIMO DOMINGO. OU O GOVERNO IRÁ CHAMAR A CATEGORIA PARA CONVERSAR OU AS PORTAS FICARÃO MAIS FECHADAS E INACESSÍVEIS.

  13. Voce esta certissimo Marcus Enrique,Concordo com voce…Moro no meireles Perto da praia,mas nao sou Metida e nem egoista….penso muito sempre Em outros bairros e nas pessoas que nao tem seguranca ,pois sou do Norte e Aqui existem muitas pessoas que quando falo que sinto muito por voces Aqui ,me criticam e as vezes nem querem conversar sobre os problemas de violencia e outros desconversam….quando quero debater sobre o assunto e Em favor de todos voces…eu nunca vi um lugar onde as autoridades nao estao nem ai pro seu povo,como e fortaleza..quando dizem que vao acabar com a pobreza….faz sentido por que e isso que esta acontecendo mesmo….

  14. eu tente ler os comentários anteriores mais: não vi minguem preocupado com a vida dos jovens que estão se matando por nada pois, a questão da droga é abordada de maneira errada e só beneficia os grandes traficantes; mais não quero discutir a questão das drogas e sim a da violência
    como é que uma cidade como fortaleza, rica economicamente pode ser tão moralmente pobre e desumana, o tecido social do ceara esta esgarçado as pessoas são assaltadas, mortas e não se faz nada,, as pessoas vivem com medo, sera que os grandes sábios da economia não percebem que se as pessoas pardecem o medo e voltasse a frequentar as ruas, as noites, abrir os seus comércios ate tarde a economia cresceria muito mais, esse estado é para funcionar especialmente a noite, de dia o sol não permite que as pessoas desfrutem da cidade e a noite ninguém tem coragem de enfrentar os bandidos e usufruir dos espaços públicos, com isso tornando fortaleza uma cidade fantasma a noite, matando toda e qualquer manifestação cultural que se possa manifestar nas áreas publicas de lazer; ceara estado moralmente morto essa reportagem espoe a ferida social moral que coroe a sociedade cearense, homens públicos que recebem o privilegio de cuidar de seus semelhantes, que tem a oportunidade de salvar e encaminhar seus jovens, “semelhantes seus” não falta nada! tem dinheiro! tem homens! tem boa geografia! só falta as pessoas cumprirem seu papel social e moral.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>