AGORA É LEI – É PROIBIDO O USO DE CELULAR E MP3 EM SALA DE AULA

“O que já era proibido em muitas escolas, especialmente nas particulares, agora virou lei. Os alunos não podem mais usar celulares ou qualquer aparelho eletrônico, como tocadores de MP3, durante o horário das aulas. A ordem vale para todos os estabelecimentos de ensino do Ceará. Mas a regulamentação e a punição para quem descumprir a lei deve ser determinada pelas próprias escolas, conforme o estatuto de cada uma. Iniciativa do deputado estadual Artur Bruno (PT), a lei 14.146/08 foi aprovada em junho e já está em vigor. Mas o que os especialistas pensam sobre a medida? Para o professor Ademar Celedônio, supervisor pedagógico do ensino médio do colégio Ari de Sá, toda medida que visa melhorar a sala de aula tem de ser respeitada e louvada. Na escola em que trabalha, já não é permitido o uso desses aparelhos na sala de aula. “A lei nos dá mais certeza de que estamos no caminho certo”. Ele afirma que a orientação da família é muito importante no processo, pois muitas vezes o celular é uma forma de controle dos pais para saber onde os filhos estão. “O que a sociedade questiona é como será a fiscalização. Mas acho muito bom colocar esse assunto em discussão”. O estudante Saulo Montenegro Araújo, 14, que cursa o 9º ano, acredita que a lei está correta.”

* Do Jornal O POVO, leia mais aqui.

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

8 comentários sobre “AGORA É LEI – É PROIBIDO O USO DE CELULAR E MP3 EM SALA DE AULA

  1. Rídiculo é se precisar de lei para resolver um problema de somemos importância. Ora, nâo usar celular e MP3 em sala de aula é uma regra que tem apoio na maioria dos estudantes e que pode ser muito bem administrada pelo professor. Nao haveria necessidade de lei. Além do mais o estudante pode manter o seu celular no silencioso e sair da sala de aula para atender sua chamada. Quantas vezes esse aluno ou aluna deve sair da sala de aula? Ora, isso é regra que pode ser muito bem administrada pelo professor e pactuada em sala de aula. O problema é que estamos transformando o professor cada vez mais num técnico de dar aulas, num dador de aulas e tirando dele a capacidade de educador. Qualquer indisciplina cometida pelo discente em sala de aula, atualmente, ao invés de ser resolvida e administrada pelo professor, a direçao da escola transfere a tarefa para o conselheiro escolar que, em geral, é um mero bedel escolar com o título formal de psicólogo. Repito, a educaçao nao necessita desse tipo de lei. Pelo contrário, sua existência é parte da morte daquela. E representa uma postura autoritária do Estado. E mais: somente será aplicada nas escolas públicas e em escolas privadas sem renome. Nas grandes escolas privadas frequentadas por ricos e classe média alta, a lei nao vingará. É mais uma lei dirigida a determinados segmentos da sociedade, os esttudantes pobres e de escola pública. É uma lei ridícula. PEDRO ALBUQUERQUE, advogado(OAB-CE 16.224, professor licenciado da UNIFOR e ex-coordenador de educaçao de Fortaleza).

  2. Queria ver o nobre deputado preocupado é com a qualidade do ensino. A não ser que queiram culpar o celular pelo pífio rendimento de nossas crianças e adolescentes em escolas públicas. Uma dúvida: professor também poderá portar celular em sala de aula?

  3. A lei está correta. qualquer pessoa de bom senso sabe que tudo que tira a atenção do aluno na hora da aula tem reflexos negativos no rendimento escolar. Não há necessidade de uso do celular durante a aula. Basta lembrar de quando não existiam celulares…

  4. Olá!
    Hoje fui repreendido pela direção de uma Escola: uso meu HTC-windows, um palm-top , para anotações, verificação e anotações de assuntos sobre a aula para depois rever dados no meu computador.
    Também masco chicletes, de vez em quando. Não uso boné porque não gosto. Nem vou de bermuda porque acho que é ridículo, para mim.
    Mas,, que tal ser proibido o uso de branquinho(errorex) o uso de boné,mascar chicletes, escutar MP3-MP4 ou MP 900, proibir as professores de usar leg, aquelas malhas, mesmo que sobre o guarda pó, não são justamente uma manifestação de poder, de hierarquia e de retrocesso na transformação social?
    Vou para uma escola que seja liberal, que oportunize e se preocupe com a formação moral, com a solidariedade, com o crescimento intelectual e que diga nunca mais a repressão.
    O Lula usa boné. Tirar à frente a bandeira ou diante do hino nacional, que diferença faz ? Pra que serve o boné? É a identidade do jovem, contra um disfarçado doentio nacionalismo exarcerbado de falsas verdades e falsas escolas.reedição do poder e da História.
    Ah! a minha escola fala de Libâneo, de Vigoski de Piaget e pasmem, de Paulo Freire. HIHIHIHH

  5. Eu concordo com lei da proibição do uso do celulares e outros aparelhos eletrônicos. Mas oq eu acho ridículo!! É a proibição do uso de boné, que porra é essa? Pq não pode? dizem que é pq o aluno pode levar droga no boné… Meu Deus tendo uma mochila ou até os bolsos da calça pq que iria levar droga logo no boné ? Se nem revistar os alunos eles fazem.

  6. Bom eu concordo pois,se as pessoas vão para a escola é para estudar e não para ficar mexendo nos famosos smartphones.Os adolescentes ficam entrando nas redes sociais como Twitter,Facebook,Orkut e Messenger,e isso tira a atenção deles na sala e se o professor(a) pega o aluno(a) mexendo e toma da mão o aluno ainda acha que o professor quem está errado.Então eu concordo plenamente com essa lei!!!!

  7. Sim todos nos sabemos que e proibido o uso de celular na sala de aula,mais nada diz que é proibido nos intervalos!Ou tem?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>