13ª salário – Aposentados e pensionistas do INSS recebem segunda parcela nesta quinta-feira

“Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem conferir o valor da segunda parcela do 13º salário. Cerca de 24,6 milhões de aposentados e pensionistas do INSS em todo o País irão receber o benefício.

O Ministério da Previdência começa a depositar o dinheiro amanhã, para aqueles que recebem mais de um salário mínimo do INSS.

Recebem nessa data aqueles que têm cartão de pagamento de final 1 e 6. Na sexta-feira é a vez dos que têm cartão de fim 2 e 7. No dia 5 recebem aqueles com cartão de pagamento com final 3 e 8, e assim por diante.

Sistema

Os segurados que ganham um salário mínimo começaram a receber no dia 24. Em alguns casos, o sistema exige do segurado uma senha para ter acesso ao extrato.

A primeira parcela do 13º salário foi paga no fim de agosto, sem o desconto do Imposto de Renda (IR) para quem paga o imposto. Agora, nesta segunda parcela, o desconto do IR será calculado sobre o valor total do 13º. Quem começou a receber o benefício neste irá receber o 13º proporcional.

SERVIÇO

É possível verificar o valor da parcela no extrato do benefício, disponível no site da Previdênciawww.previdencia.gov.br

Em alguns casos, o sistema exige do segurado uma senha para ter acesso ao extrato. A senha pode ser solicitada pessoalmente em um posto do INSS, após agendamento.

No caso do trabalhador que foi contratado após 16 de janeiro, o benefício será proporcional, sendo 1/12 do salário para cada mês trabalhado -lembrando que o período de 15 ou mais dias, pela legislação brasileira, é considerado mês integral.

Para saber o valor correto, basta dividir o salário por 12 e multiplicar pelo número de meses trabalhados no ano. Assim, se um trabalhador foi contratado no dia 10 de maio, ele terá direito a 8/12 do salário como 13º. Haverá isenção de IR se o valor integral do 13º salário for igual ou menor que R$ 1.566,61.”

(Com Agências)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Um comentário sobre “13ª salário – Aposentados e pensionistas do INSS recebem segunda parcela nesta quinta-feira

  1. O engodo de tudo pelo social

    O lema do governo é de certa forma o “tudo pelo social”, ou seja, promover a justiça social no País e erradicar a pobreza. Uma tremenda enganação.

    O discurso é fácil, atinge o emocional do povo sofrido. Como Hitler fazia muito bem.

    Um governo que para poder ter governabilidade precisa manter Ministro acusado de corrupção apenas para não rachar um partido e perder base aliada. Um governo que mantém partidos aliados cujo lema é o poder pelo poder. Um governo que não será capaz de conter a corrupção contida em suas bases.

    Um governo incoerente que diz que não se combate crise com recessão e sim com geração de renda, que permite aumento a servidores públicos da ordem de 39%, que se rende ao aumento do judiciário que simplesmente diz que vai fazer e faz. Um governo que a par disto, deixa de cumprir o que disse antes e não dá ganho real aos aposentados que ganham acima do mínimo, não é governo de credibilidade. Um governo que empurra a decisão do aumento para o final do primeiro trimestre do próximo ano é um governo que quer “sacrificar” a pobre classe dos aposentados sem representatividade.

    É simplesmente nauseante a dependência do governo de um Congresso de omissos e corruptos.

    O mundo inteiro está acordando para os mal feitos nas administrações públicas e isto vai acontecer fortemente ainda no Brasil. Quero acreditar nisto.

    De corrupção e engodo estou cheio…

    Marco Aurélio Mafra Portugal.

    mafraportugal@gmail.com

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>