Venda de veículos novos subiu 12% na passagem de outubro para novembro, diz Anfavea

As vendas de veículos novos subiram 12% em comparação a outubro, informou há pouco a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). De acordo com o balanço da produção e vendas das montadoras, no comparativo com novembro de 2015, no entanto, houve queda de 8,7%. Em novembro do ano passado, foram vendidas 195,2 mil unidades, enquanto no mesmo período deste ano o total ficou em 178,2 mil.

No acumulado de janeiro a novembro, 1,846 milhão de unidades de veículos novos foram vendidas, uma retração de 21,2% em relação a igual período de 2015. O número chega próximo ao que foi vendido em 2006, quando foram comercializados 1,723 milhão de carros. Em dez anos, o pico de vendas ocorreu em 2012 (3,443 milhões de unidades).

Produção de veículos

A produção em novembro registrou crescimento de 22,4% em relação a outubro. “Este foi o melhor mês de produção desde agosto de 2015”, destacou o presidente da Anfavea, Antonio Megale. “No acumulado chegamos ao nível de 2004, mas vem mostrando crescimento importante no último mês, em dezembro devemos ter produção também acima das 200 mil unidades”, afirmou.

(Agência Brasil)

Arce apresentará experiências de regulação durante workshop em Brasília

foto-helio-winston-advogado

O I Workshop sobre Experiências Exitosas em Regulação acontecerá nesta quarta-feira, no Hotel Nobile Suítes, em Brasília. A Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (Arce) terá participação. No evento, o coordenador do setor econômico-tarifário, Mário Monteiro, ministrará palestra sobre “A Evolução das Atividades regulatórias Desempenhadas pelo Ente Regulador Cearense nos Últimos 15 anos”.

Que promove esse workshop é a Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar). O objetivo é divulgar os casos de sucesso e permitir a troca de experiências. Além de Mário Monteiro, estarão presentes os conselheiros Hélio Winston (presidente em exercício da Arce) e Fernando Franco (presidente da Abar Nordeste).

O encontro congregará outras renomadas agências com suas experiências. Na lista, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que explanará sobre “Modelo Quantum de Fiscalização em 3 Níveis”; a Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc), que apresentará o próprio sistema de informação geográfica (SIGARESC); e, ainda, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos do Estado do Amazonas -(Arsam), que fará exposição sobre dados técnicos atualizados em mapas digitais, dados esses que permitem diagnosticar a situação do sistema público de abastecimento de água de Manaus, em minutos.

Ao todo, o workshop reunirá 60 servidores e representantes de agências federais, estaduais, municipais. O evento tem a coordenação do economista e especialista em políticas públicas e gestão governamental, Jadir Dias Proença.

Reino Unido propõe prisão perpétua para motorista que mata no trânsito

Quem dirige propositalmente de maneira perigosa e mata alguém no trânsito poderá passar o resto da vida atrás das grades. É o que está propondo o governo do Reino Unido, que abriu consulta pública sobre o assunto antes de mandar um projeto de lei para o Parlamento. Motoristas bêbados e drogados que provocarem acidentes fatais também poderão ter o mesmo destino.

A justificativa do governo para a proposta é que a Justiça tem sido leniente com motoristas irresponsáveis. Atualmente, a pena máxima é de 14 anos. Subir para um máximo de prisão perpétua daria liberdade para os juízes dosarem o tempo de cadeia conforme as circunstâncias do crime.

A dúvida levantada pelo Ministério da Justiça é se a pena deve ser mais leve para quem dirige bêbado ou drogado do que para o motorista que, mesmo sóbrio, opta por dirigir de maneira arriscada. Nesses casos, a bebida ou a droga poderiam ser consideradas atenuantes. A consulta pública vai até fevereiro. Só depois um projeto de lei deve ser redigido e levado aos parlamentares.

(Consultor Jurídico)

Governadores do Ceará, Piauí e Pernambuco farão mobilização pró-Ferrovia Transnordestina

Lula no Cariri Na foto: Trem que trazia o presidente Lula na sua visita à Transnordestina, em Missão Velha, no Cariri Foto: Igor de Melo, em 13/12/2010

 

Os governadores Camilo Santana, Wellington Dias (PI) e Paulo Câmara (PE) oferecerão um café nesta quarta-feira, em Brasília, para deputados e senadores dos seus estados. Segundo Camilo, hora de mobilizar em favor de retomada de trechos da Ferrovia Transnordestina.

O projeto promete interligar esses três Estados e, no âmbito do Ceará, ligar a Rwegião do Cariri, a partir de Missão velha, ao Complexo Industrial e Portuário do Pecém, em São Gonçalo do Amarante (Região Metropolitana de Fortaleza).

Sérgio Leite, presidente da Transnordestina Logística, foi convidado para expor a situação atual do projeto e, principalmente, como está a questão do aporte financeira.

Padre Manzotti – Papai Noel virou pretexto para consumismo desenfreado

Com o título “Natal do Deus conosco”, eis artigo do padre Reginaldo Manzotti, que pode ser lido no O POVO desta terça-feira. O sacerdote aborda o verdadeiro sentido dessa festa cristã. Confira:

Mais uma vez nos preparamos para comemorar o Natal. A cada ano, a sensação que se tem, por meio das propagandas veiculadas na mídia, é que está se perdendo mais e mais o verdadeiro sentido do Natal.

Papai Noel tornou-se o símbolo do Natal, e a festa do nascimento do Deus Menino, que nasceu numa simples manjedoura, pobre entre os pobres, na gruta de Belém, tornou-se um pretexto para um consumismo desenfreado.

Até mesmo entre nós, católicos, muitos sabem que celebram o nascimento de Jesus, mas não se atém à grandiosidade que envolve este fato.

Embora não se tenha certeza do dia exato do nascimento de Jesus, comemoramos o Natal no dia 25 de dezembro, como a grande festa do aniversário de Jesus. A festa do Natal é de fundamental importância para o cristianismo, pois celebra-se a encarnação de Deus feito homem (Jo 1, 14). Jesus, o Emanuel, Deus Conosco que entra na história como uma frágil criança. É Deus, que esvaziando-se de si mesmo, vem a nós assumindo nossa condição humana em tudo, menos no pecado. Vem para trazer a luz, a paz, a salvação.

Este é o significado por excelência do Natal cristão, porém ao longo da história, devido à onda excessiva de consumismo, o sentido dessa festa foi se perdendo.

Por que celebrar o Natal? A cada ano, somos chamados por Deus a celebrar esse dia significativo na história da salvação, porque Natal é renovação.

No tempo do Natal, as pessoas se tornam mais solidárias; nesta época de Natal, existe um clima diferente. Porque a cada ano somos chamados a enxergar uma realidade: Natal é Natal, porque Jesus nos dá esse presente. Parece óbvio, mas o mundo se torna melhor nesse tempo porque os homens recebem uma graça de Deus. A vida recebe um enfeite e as pessoas ficam com coração mais mole. A cada ano, Deus nos concede este momento de humanização. A ressurreição é o momento da eternização do humano e o Natal é a humanização do eterno. E, ao celebramos o eterno no humano, nos tornamos melhores.

No Natal temos a possibilidade de celebrar o que há de mais bonito: o rosto mais lindo da face humana, Deus em nós.

Por isso, finalizo dizendo – deixe essa magia do Natal, essa energia do eterno em nós fazer aflorar o sorriso mais largo, o olhar mais profundo, as palavras mais doces. Deixe aflorar o belo que há em você, o Deus materializado em você.

O céu e a terra na noite santa de Natal trocam presentes, quem ganha somos nós. Deixe, permita, alimente que Deus em você possa se manifestar. Viva em toda sua plenitude essa experiência do amor de Deus, porque Natal é amor.

Deus visitou seu povo, nos libertou e trouxe para nós o salvador.

Natal com Jesus é Natal!

*Padre Reginaldo Manzotti

aimprensa@evangelizarepreciso.com.br
Fundador e presidente da Associação Evangelizar é Preciso e pároco reitor do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba (PR).

Mesa do Senado não cumprirá medida de afastar Renan

Resultado de imagem para renan calheiros

Um ato da Mesa Diretora, presidida pelo próprio senador Renan Calheiros (PMDB-AL), determinou o descumprimento da decisão judicial proferida ontem pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello, que obrigava Renan a se afastar imediatamente da presidência do Senado. De acordo com o texto, divulgado no início da tarde desta quarta-feira, o Senado vai aguardar a decisão do plenário do STF, agendada para ser tomada amanhã, sobre a manutenção ou não da liminar do ministro.

A decisão da Mesa é assinada pelo próprio Renan, pelos vice-presidentes Jorge Viana (PT-AC) e Romero Jucá (PMDB-RR), e pelos senadores Sérgio Petecão (PSD-AC), Zezé Perrella (PTB-MG), Vicentinho Alves (PR-TO), João Alberto (PMDB-MA) e Gladson Cameli (PP-AC). Dos integrantes da Mesa Diretora, apenas Elmano Férrer (PTB-PI) e Ângela Portela (PT-RR) não assinaram o documento.

A decisão da Mesa concede a Renan um prazo para que ele apresente defesa no próprio Senado para que só depois a direção da Casa tome providências em relação à liminar de Marco Aurélio. O texto afirma que a decisão do ministro afeta “gravemente o funcionamento das atividades legislativas, em seu esforço para deliberação de propostas urgentes, para contornar a grave crise econômica sem precedente que o país enfrenta”.

Coral de Luz fará apresentação na Unifor

nataluui

Tradição do Natal de Fortaleza, o Coral de Luz vai sair das sacadas do Hotel Excelsior, na Praça do Ferreira, onde canta, todos dias, pontualmente às 18 horas, para uma apresentação especial na Universidade de Fortaleza (Unifor).

Isso ocorrerá na próxima sexta-feira, a partir das 20 horas, quando alunos, colaboradores e visitantes da instituição de ensino superior vão poder se encantar com os hinos e cânticos natalinos. A regência é da maestrina Socorro Raulino.

Coral de Luz

O coral infanto-juvenil é formado por 130 crianças e adolescentes de escolas públicas ou com bolsa integral em colégios particulares, que têm entre 7 e 15 anos de idade, de comunidades cearenses. Bom lembrar que se apresentará até o dia 23 próximo, na Praça do Ferreira.

SERVIÇO

*Praça da Pós-Unifor (entre os blocos C e E) – Avenida Washington Soares, 1321, Edson Queiroz.

(Foto – Divulgação)

Temer vai lançar Novo Refis

refis-2014

Pressionado com o aprofundamento da crise econômica, o presidente Michel Temer decidiu encaminhar um novo Refis para o Congresso Nacional.

A decisão contraria a Receita Federal, que é contra o projeto.

(Veja Online)

Hilux de Roberto Cláudio é roubada no Itaperi durante a madrugada

 

Hilux do prefeito, que passa férias em Lisboa, foi roubada nesta terça (Foto: Rodrigo Carvalho/O POVO)

Hilux do prefeito, que passa férias em Lisboa, foi roubada nesta terça (Foto: Rodrigo Carvalho/O POVO)

Uma Toyota Hilux prata, de propriedade do prefeito Roberto Cláudio (PDT), foi tomada de assalto na madrugada desta terça-feira, 6, em Fortaleza. A informação foi confirmada agora há pouco pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS).

Segundo um interlocutor da pasta, um dos motoristas do prefeito teve o carro tomado enquanto voltava para casa durante a madrugada. A ocorrência foi registrada no bairro Itaperi e já aparece no sistema de informações do Detran-Ce. Até a tarde desta terça, o veículo ainda não havia sido localizado.

A assessoria de imprensa da Prefeitura também confirmou o roubo. O prefeito Roberto Cláudio, no entanto, não se encontra em Fortaleza. Ele está em viagem para Lisboa, onde aproveita período de férias com a esposa e as duas filhas.

Ceará teve 27 veículos roubados por dia

Conforme divulgou O POVO desta segunda-feira, 5, o Ceará registrou em 2016 média de 27 veículos roubados por dia. De janeiro a outubro, 8.337 veículos foram roubados no Estado. (colaboraram Amanda Araújo e Thiago Paiva)

Créditos: Blog de Política O POVO/Carlos Mazza

Assembleia Legislativa fecha calendário para votações antes do recesso

deputado_zezinho

O presidente da Assembleia Legislativas, Zezinho Albuquerque (PDT), anunciou, nesta terça-feira, o calendário de votações da Casa para este mês. Segundo disse, há muitas matérias aguardando deliberação. Por conta disso, as sessões para votações ocorrerão nos dias 13, 15, 20, 21 e 22.

“Se todas as matérias seguirem rito normal de votação, incluindo a proposta de Lei Orçamentária Anual (LOA), nós encerraremos as atividades legislativas do ano no dia 22 de dezembro”, complementou Zezinho Albuquerque.

O presidente da AL adiantou ainda que, no próximo dia 21, vai ser inaugurado o novo estúdio da TV Assembleia (canal 30), instalado no Edifício Senador César Cals. O ato ocorrerá a partir das 10 horas.

 

BC admite haver espaço para redução dos juros

Com a melhora nas projeções para a inflação em 2017 e 2018, o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), considera que pode haver mais espaço para redução da taxa básica de juros, a Selic, do que o percebido anteriormente. A avaliação consta da ata da última reunião do Copom, divulgada hoje (6), em Brasília.

Na semana passada, o comitê deu continuidade ao processo de redução da Selic. A taxa foi diminuída em 0,25 ponto percentual, caindo para 13,75% ao ano. Esse foi o segundo corte de 0,25 ponto percentual.

A taxa é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve como referência para as demais taxas de juros da economia.

A Selic é o principal instrumento usado pelo BC para controlar a inflação. Ao reajustá-la para cima, o BC contém o excesso de demanda que pressiona os preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Quando reduz os juros básicos, o Copom reduz o crédito e incentiva a produção e o consumo, mas alivia o controle sobre a inflação.

(Agência Brasil)

 

PV amadurece pedidos para a nova gestão de Fortaleza

O Partido Verde, que fez parte da coligação pró-reeleição do prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), aguarda ser chamado a participar da futura gestão. Mas, segundo o seu presidente estadual, Marcelo Silva, sem fazer exigências por cargos.

Bom destacar que  PV, que contava com dois vereadores na atual gestão – Adail Júnior e Joaquim Rocha, que acabaram aderindo ao pedetismo, não conseguiu vaga na Câmara Municipal.

Black Friday impulsionou vendas em novembro, diz Serasa

O movimento dos consumidores nas lojas do país durante o mês de novembro cresceu 1,2%, na comparação com outubro, de acordo com indicador da empresa de consultoria Serasa Experian. Esta foi a primeira alta mensal do comércio varejista no segundo semestre deste ano.

No final de semana da Black Friday (25 a 27 de novembro) houve crescimento de 11% na movimentação dos consumidores na comparação com a Black Friday do ano passado.

Em relação a novembro de 2015, houve retração de 2,2% nas vendas. No acumulado do ano, até novembro de 2016, o comércio varejista registrou queda de 7% perante o mesmo período do ano passado.

Os economistas da Serasa avaliam que as dificuldades enfrentadas pelos consumidores, como juros altos nos crediários, desemprego em alta e confiança em patamar deprimido, mantiveram a atividade varejista ao longo do mês, em patamar inferior ao observado no ano passado.

Segmentos

As categorias que registraram avanços mensais foram o grupo de móveis, eletroeletrônicos e informática (alta de 0,6%) e o grupo tecidos, vestuário, calçados e acessórios (elevação de 1%). Houve queda no grupo combustíveis e lubrificantes (-0,4%); veículos, motos e peças (-0,8%) e material de construção (-1,6%). Ficaram estáveis supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas.

No acumulado do ano, a maior retração foi no segmento de veículos, motos e peças, com queda de 13,3% frente ao mesmo período do ano passado. A segunda maior queda foi de 12,9%, observada nas lojas de tecidos, vestuário, calçados e acessórios. Apenas combustíveis e lubrificantes tiveram resultado positivo, com alta de 2,2%.

(Agência Brasil)

Renan cancela jantar de Natal com senadores

renanngigi

Após sofrer afastamento da presidência do Senado pelo STF,  Renan Calheiros (PMDB/AL) decidiu cancelar o jantar de Natal que faria com os senadores neste fim de ano.

O evento estava marcado para a noite desta terça (6), na casa do peemedebista.

(Coluna Radar, da Veja Online)

Associação de PMs e Bombeiros Militares rejeita proposta de equiparação salarial do governo

Começa a tramitar, a partir desta quarta-feira, na Assembleia Legislativa, a mensagem governamental que promete implementar a média salarial dos estados do Nordeste para os servidores da área de segurança pública. A informação é do líder do Governo na Casa, Evandro Leitão (PDT).
A proposta é uma das principais reivindicações de profissionais da segurança e foi promessa de campanha do governador Camilo Santana.
O presidente da Associação dos Policiais e Bombeiros Militares do Ceará (ASPRAMECE), P.Queiroz rejeita a proposta elaborada pelos técnicos do governo. Ele diz que não atende às expectativas.
Os militares PMs e BMs são convocados a acompanhar a matéria e trabalhar por alterçasões no âmbito do legislativa estadual.
*Confira a tabela comparativa divulgada pela ASPRAMECE.

propostas

SERVIÇO
*ASPRAMECE – Leia mais: http://zip.net/bctx6Y

Por um Ministério Público forte, mas não imune; independente, mas não incontrolável

Com o título “O Ministério Público vai pautar o País?”, eis artigo do advogado criminalista Leandro Vasques, que pode ser conferido também no O POVO desta terça-feira. Sem dúvida, ele nos traz uma boa reflexão. Confira:

Como costuma dizer o ministro do STF Marco Aurélio, “vivemos tempos estranhos”. Depois do tumultuado impeachment de Dilma Rousseff, o governo em xeque de Michel Temer, sob polêmicas diárias, ainda não conseguiu colocar o Brasil nos eixos.

No dia em que o País se encontrava obnubilado por uma tragédia aérea sem precedentes, o Congresso Nacional, com o seu refinado senso de oportunidade, resolveu tocar duas votações extremamente polêmicas: a da PEC 55, que congela os gastos públicos, pelo Senado Federal; e a das desfiguradas “10 Medidas Contra a Corrupção”, pela Câmara dos Deputados.

Dentre as modificações do pacote de medidas, enxertou-se a previsão de responsabilização criminal de juízes e promotores que exercerem atividade político-partidária, participarem de sociedade empresarial e julgarem ou emitirem parecer se quando estiverem impedidos ou suspeitos.

A força-tarefa da Operação Lava Jato, tachando-a de “Lei da Intimidação” e tremulando a bandeira da Justiça, alardeou a seguinte chantagem infantil: “os procuradores da Força Tarefa estão de acordo que não será possível continuar trabalhando na Lava Jato se a Lei da Intimidação for aprovada”. Trata-se de uma incursão perniciosa no campo político.
Convenhamos.

Precisamos de um Ministério Público forte, mas não imune; independente, mas não incontrolável. Não serão meras alterações legislativas como essas que terão o condão de incapacitar juízes e promotores. Se cometerem abusos, que sejam, sim, responsabilizados. Afinal, todos nós temos duas características indissociáveis, somos finitos e especialmente falíveis.

“Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro; quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você”, já escreveu Nietzsche.

Assim, se os procuradores desejam atuar no campo político, utilizando-se dos mesmos expedientes de pressões e blefes, que aguentem as consequências e sustentem suas posições até o fim. De todo modo, tais condutas não contribuirão com o fortalecimento do combate à corrupção; ao contrário, apenas revelarão os interesses particulares de quem se arvora na condição de paladino de moralidade e de latifundiário da verdade.

*Leandro Vasques

leandrovasques@leandrovasques.com.br

Mestre em Direito pela UFPE, professor da Pós-Graduação em Processo Penal da Unifor e conselheiro da Escola Nacional da Advocacia (ENA)

Há 30 anos a Era Tasso apostava em equipe de eixo técnico

tasso-1986

Na Seção O POVO HÁ 30 ANOS, nesta terça-feira: “Tasso forma equipe – 1986”.

O governador eleito Tasso Jereissati anunciará os primeiros nomes de sua equipe administrativa antes do Natal, possivelmente no final da próxima semana.

Já foi iniciado o levantamento da situação administrativa do Estado.

DETALHE – Nessa época, Tasso, chamado popularmente de “Galeguim do Zói Azul”, pois dava um basta no chamado ciclo dos coronéis, optou por formar uma equipe tendo seu principal eixo técnicos do Banco do Nordeste. Entre heranças que Tasso pegou, estava uma folha de pagamento com três meses de atraso.

(Foto – Arquivo)

Fernanda Pessoa destaca municípios que conquistaram o Selo Unicef

Fernanda-Pessoa-631x450

A deputada estadual Fernanda Pessoa (PR) ocupou, nesta terça-feira, a tribuna da Assembleia Legislativa e parabenizou os municípios participantes do Selo Unicef 2013-2016. No Ceará, dos 184 municípios, 82 foram contemplados.

Entre as grandes cidades cearenses, com mais de 100 mil habitantes e com maior complexidade para atender os requisitos exigidos pela UNICEF, festão Maracanaú, Crato, Iguatu, Itapipoca e Sobral.

“Ao participarem os municípios já ganham, pois ampliam as ações e políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes” destacou a parlamentar. Somente 308 municípios de 10 Estados são certificados com o Selo UNICEF. “Este Selo é um reconhecimento internacional pela redução das desigualdades sociais e garantia dos direitos dos nossos meninos e meninas” complementou.

(Foto – ALCE)

BB e Correios entram em acordo para manter serviços do Banco Postal

O Banco do Brasil (BB) e os Correios assinaram acordo para continuidade da distribuição de produtos e serviços da instituição financeira na rede de atendimento do Banco Postal pelo prazo de até 36 meses. A informação foi divulgada na noite dessa segunda-feira (5) pelo BB. O Banco Postal é um correspondente na prestação de serviços bancários básicos, resultado de parceria entre os Correios e uma instituição financeira.

O acordo estabelece novo modelo de remuneração mensal baseado em uma parte fixa de R$ 5 milhões e o restante conforme a performance do negócio, por meio de comissionamento variável, de acordo com o volume de serviços prestados. Ao adotar este modelo, estima-se que o BB pague aos Correios aproximadamente R$ 24 milhões no primeiro mês, valor que poderá variar de acordo com a produtividade da rede do Banco Postal. No terceiro trimestre de 2016, a remuneração foi de R$ 332 milhões, o que daria uma média mensal de R$ 110 milhões.

No novo contrato, os clientes terão acesso a produtos e serviços financeiros, tais como abertura de conta corrente completa, Conta Fácil, cartão de crédito, crédito pessoal, consignado, pagamentos de beneficiários da previdência social, recebimento de contas em geral, saques e depósitos.

Atualmente, o BB conta com 6.998 unidades de atendimento, sendo 4.972 agências de varejo e 1.781 postos de atendimento, que se somam aos 6.145 pontos de atendimento do Banco Postal.

O Banco do Brasil assumiu o Banco Postal em janeiro de 2012, no lugar do Bradesco. O contrato com o Banco do Brasil terminaria neste ano. No dia 6 de outubro, o Banco do Brasil e os Correios encerraram negociações e o banco desistiu de ampliar os serviços do Banco Postal. E os Correios anunciaram um processo de seleção pública para escolher uma instituição financeira para prestação de serviços de correspondente bancário, mas não recebeu nenhuma proposta dos bancos.

(Agência Brasil)

Senado entra com recurso contra afastamento de Renan

carmen-lucia-renan

Carmen Lúcia e Renan – Cena de arquivo.

O Senado Federal entrou na manhã de hoje (6) com um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para reverter a decisão do ministro Marco Aurélio, que ontem (5) afastou o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) do cargo de presidente do Senado.

O recurso depende de uma análise do próprio Marco Aurélio, que é o relator da ação que resultou no afastamento de Renan. Caso o ministro não reveja sua decisão, o pedido da defesa pode ser levado ao plenário pela presidente do STF, ministra Cármen Lúcia.

Em café da manhã com jornalistas, hoje (6), Cármen Lúcia disse que dará prioridade à análise de um recurso contra o afastamento de Renan caso ele chegue a seu gabinete para ser pautado no plenário.

(Agência Brasil)