Campanha de Vacinação contra a Pólio termina nesta segunda-feira

Termina nesta segunda-feira (31) a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. De acordo com o Ministério da Saúde, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos devem ser imunizadas, mesmo que já tenham completado o esquema vacinal contra a pólio, a paralisia infantil.

Até a última quinta-feira (27), mais de 4 milhões de crianças ainda não haviam sido vacinadas. A meta da campanha é imunizar 12 milhões.

O Ministério da Saúde alerta que a vacina é a única forma de prevenção. Embora o Brasil não tenha casos da doença há 26 anos, a Organização Mundial da Saúde recomenda a imunização, já que nove países registraram casos nos últimos dois anos.

A 36ª Campanha Nacional contra a Poliomielite, que começou no dia 15, tem por objetivo, além de imunizar contra a doença, atualizar o calendário vacinal das crianças até cinco anos que não tomaram outra vacina da rede pública. Para que o profissional de saúde acompanhe as vacinas que a criança ainda não tomou, é importante que os responsáveis levem a caderneta ao posto.

(Agência Brasil)

É crime alterar a tempestividade de documentos!

Em artigo enviado ao Blog, o professor Ivan Oliveira comenta das punições nas alterações de documentos públicos. Confira:

Usamos este espaço virtual para socializar conhecimentos e informações relevantes aos leitores deste canal de comunicação. Para versar sobre o tema “É crime alterar a tempestividade de documentos!”, vamos começar contando uma historinha narrada por um dos nossos seguidores das redes sociais, sem a preocupação de verificar se os fatos narrados tratam de uma situação real ou hipotética.

Após escutar atentamente o relato do amigo, vem o pensamento: quando a gente pensa que viu de tudo nesta vida, você se depara diante dos fatos a seguir:

[Semana X]

Segunda-feira: os gestores deixam silenciosamente tudo preparado do ponto de vista operacional, mas não se faz nenhuma comunicação oficial.

Terça-feira e quarta-feira: não se tem nenhum movimento e nenhum bit é compartilhado nos canais oficiais e/ou oficiosos.

Quinta-feira: senta-se com a categoria de trabalhadores e menciona a existência de um documento oficial a ser lançado em breve (futuro eminente).

Sexta-feira: ao apagar das luzes da semana, publica um documento no sítio eletrônico da instituição com a data de terça-feira (passado) (Pasmem! Conseguiram realizar a mágica institucional de voltar ao tempo por 3 dias. Aladim!) chamando para um importante processo que terá seu início imediato na segunda-feira seguinte…

Sinceramente, não consigo entender este tipo de comportamento de gestor público ou privado.

Uma das questões basilares de quem está à frente de uma gestão é ter honestidade. Como dizia William Shakespeare, nenhuma herança é tão rica quanto à honestidade.

Estes acontecimentos servem e compartilhamos com nossos seguidores das redes sociais para saber exatamente como não fazer quando estiver nestas posições de gestão.

Também podemos aprender ao examinar os contra-exemplos e este é terrivelmente um atentado, além das questões óbvias, à tempestividade, à publicidade e à legalidade.

Diante deste ato pitoresco de um agente público sobre a “marmota” de burlar a tempestividade de lançamento de um documento público no sítio eletrônico oficial. Vem um dos seguidores na internet e pergunta-me: Qual é a pena e o dispositivo legal para responsabilizar este transgressor de direitos?

Antes de dar a resposta do ponto de vista jurídico, cuidado com suas ações quando estiver no desempenho de uma função pública. Uma pequena falha pode te custar seu direito de ir e vir através de uma reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento violado é público.

A resposta à pergunta começa tipificando o crime por meio do Artigo 299 do Código Penal Brasileiro, pois alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante é caracterizado como Falsidade ideológica. Veja a seguir a redação deste artigo:

Art. 299. Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade de sobre fato juridicamente relevante:

Pena: reclusão, de um a cinco anos, e multa, se o documento é público, e reclusão de um a três anos, e multa, se o documento é particular.

Parágrafo único. Se o agente é funcionário público, e comete o crime prevalecendo-se do cargo, ou se a falsificação ou alteração é de assentamento de registro civil, aumenta-se a pena de sexta parte.

Quando se fala em validade jurídica de documentos eletrônicos, o Código de Processo Civil requer alguns requisitos básicos (autenticidade, a integridade, a perenidade do conteúdo e a tempestividade) para que estes possam ser aceitos como meios válidos de prova.

Quanto à tempestividade, tratada nesta situação, conforme Antonio Terêncio: “este requisito viabiliza, através de mecanismos ou quando da realização de uma análise pericial, que o técnico (perito) consiga rastrear, por meio do provedor os acessos ou com programas específicos capazes de desfazer ações do tipo deletar ou formatar em um determinado computador, a exemplo do unformat, comando para rastrear dados formatados, obtendo a data, momento em que o documento digital foi elaborado”.

Não satisfeito com as exposições ora realizadas, o internauta me indaga como ele poderia saber a data de criação/última modificação do documento publicado na sexta-feira com data de terça-feira passada?

Por exemplo, pode-se usar as meta informações dos objetos/estrutura de dados (p.e. ) ou os cabeçalhos das requisições HTTP.

Os meta dados são estruturas de dados incorporadas ao código XHTML e estas armazenam diferentes tipos de informações, como descrição do conteúdo da página, autor, data de criação, linguagem, entre muitas outras coisas.

É possível encontrar informações mais detalhadas dos objetos de uma página avaliando os cabeçalhos das respostas das requisições HTTP. Desta forma, é possível descobrir, por exemplo, a data da última alteração do documento supracitado e comprovar sua publicação na sexta-feira ao contrário da data constante nele (terça-feira).

Por fim, obrigado ao meu ex-aluno da disciplina “Direito & TI” pela pergunta que motivou a produção deste artigo e vamos compartilhando pelas redes sociais os conhecimentos.

Bom domingo e você, agente público, não ouse em alterar informações de documentos públicos, nem mesmo a data de publicação na tentativa dos processos andarem mais rápidos e acabar prejudicando aos portadores de direitos líquidos e certos!

Salmito destaca participação popular no debate sobre o Centro

foto pacto em ação 150827

Para o vendedor ambulante Antonio Máximo Mesquita Cassiano, 32, morador do Conjunto São Miguel, na Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza, a discussão sobre o Centro já deveria ter sido feita há algum tempo, “mas nunca é tarde para resolver problemas”. Conhecedor da problemática do Centro de Fortaleza, desde os 8 anos de idade, quando passou a ajudar os pais no comércio ambulante de bulim de goma, Máximo Cassiano cita como principais problemas a lotação nos transportes público, o alto preço das passagens, a ocupação das praças por moradores de rua e a falta da acessibilidade.

Foi o que cobrou a escritora e cadeirante Patrícia dos Santos, também durante a realização da primeira discussão do Pacto em Ação, na quinta-feira (27), na Praça do Ferreira, promovido pela Câmara Municipal de Fortaleza, que teve como tema Mobilidade, Trânsito e Transporte Público. A escritora também elogiou a iniciativa dos vereadores, mas pediu aos seis secretários municipais presentes ao evento uma maior agilidade nas obras de ciclovias e ciclofaixas, por onde cadeirantes costumam se locomover com maior segurança. O secretário de Conservação e Serviços Públicos da Prefeitura de Fortaleza, João Pupo, informou que atualmente a cidade conta com 68 quilômetros de cilofaixas e ciclovias, o dobro em um ano e meio feito pela nova gestão, mas que a meta é passar dos 100 quilômetros.

Para o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho, a participação popular nos debates é fundamental para a elaboração das propostas para o Centro, pois é o trabalhador, o morador e o frequentador do Centro que sentem diariamente as maiores dificuldades do bairro mais importante de Fortaleza.

Salmito Filho também destacou o comprometimento de todos os vereadores com o Pacto em Ação, que é um projeto do interesse de todos os parlamentares. O presidente do Legislativo de Fortaleza elogiou o envolvimento dos vereadores de oposição à administração municipal, presentes e atuantes na discussão com secretários da gestão Roberto Cláudio.

O segundo debate do Pacto em Ação ocorrerá na terça-feira (1º), a partir das 16 horas, na Praça do Ferreira, com o tema Valorização das Vias e Passeios do Centro.

Dilma se reúne neste domingo com ministros para finalizar Orçamento de 2016

A presidente Dilma Rousseff retoma neste domingo (30), no Palácio da Alvorada, reunião com ministros da Junta Orçamentária para finalizar o projeto de lei do Orçamento Geral da União para 2016, que será entregue nesta segunda-feira (31) ao Congresso Nacional.

Nesse sábado (29), Dilma se reuniu, também no Palácio da Alvorada, com os ministros do Planejamento, Nelson Barbosa; da Fazenda, Joaquim Levy; e da Casa Civil, Aloizio Mercadante.

Além do Orçamento, o governo vai entregar ao Congresso o Plano Plurianual para o período de 2016 a 2019.

A assessoria do Palácio do Planalto informou que o governo não vai se pronunciar oficialmente sobre as discussões relativas à proposta orçamentária antes da entrega ao Congresso.

(Agência Brasil)

Janot arquiva ação contra Dilma e faz crítica à Justiça Eleitoral

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, concluiu que não há indícios de irregularidade na contratação da gráfica VTPB Serviços Gráficos e Mídia Exterior Ltda. pela campanha da presidenta Dilma Rousseff no ano passado.

Em resposta ao pedido feito pelo vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, para investigar as contas de campanha de Dilma, Janot destacou o que chamou de “inconveniência” da Justiça Eleitoral e do Ministério Público Eleitoral de se tornarem “protagonistas exagerados” da democracia.

Na análise do pedido, o procurador-geral citou ainda a possibilidade de uma “judicialização extremada” do processo político eleitoral e destacou que a democracia deve ter como atores principais candidatos e eleitores.

As declarações de Janot constam em despacho, datado de 13 de agosto, a favor do arquivamento do pedido feito por Gilmar Mendes. Segundo o texto, os fatos apontados pelo vice-presidente do TSE não apresentam “consistência suficiente para autorizar, com justa causa, a adoção das sempre gravosas providências investigativas criminais”.

(Agência Brasil)

Refis Municipal – Descontos maiores de juros e multas só até esta segunda-feira

Os contribuintes têm até esta segunda-feira (31) para aproveitar os 100% de desconto dos juros e das multas dos débitos com o Município, aderindo ao Refis Municipal. Em setembro e outubro, o Refis continua, mas com descontos reduzidos. A iniciativa da Prefeitura de Fortaleza beneficia pessoas físicas e jurídicas com débitos até 31 de dezembro de 2014. Os débitos incluem os tributários, como ITBI, ISS e IPTU, e não tributários, como multas sanitárias e urbanísticas. Para aderir ao Refis Municipal é necessário estar adimplente com o Fisco em 2015 e com o cadastro atualizado na Secretaria Municipal das Finanças.

Descontos do Refis Municipal em agosto

100% de desconto para o pagamento à vista;

80% pagando parcelado entre 2 e 6 vezes mensais e consecutivas;

60% no pagamento entre 7 e 12 parcelas mensais e consecutivas;

40% no parcelamento entre 13 e 18 vezes mensais e consecutivas;

30% liquidando o débito entre 19 e 24 parcelas todos os meses.

Descontos do Refis Municipal em setembro

90% de desconto para o pagamento à vista;

70% pagando parcelado entre 2 e 6 vezes mensais e consecutivas;

50% no pagamento entre 7 e 12 parcelas mensais e consecutivas;

30% no parcelamento entre 13 e 18 vezes mensais e consecutivas;

20% liquidando o débito entre 19  e  24 parcelas todos os meses.

Descontos do Refis Municipal em outubro

80% de desconto para o pagamento à vista;

60% pagando parcelado entre 2 e 6 vezes mensais e consecutivas;

40% no pagamento entre 7 e 12 parcelas mensais e consecutivas;

20% no parcelamento entre 13 e 18 vezes mensais e consecutivas;

10% liquidando o débito entre 19  e  24 parcelas todos os meses.

(Prefeitura de Fortaleza)

No fim do túnel, a luz ou um acórdão

Da Coluna Fábio Campos, no O POVO deste domingo (30):

Recessão, crise política e impopularidade da presidente nas alturas. A recessão está apenas em seu começo e deve perpassar o ano de 2016. A crise política é alimentada por variáveis que os atores políticos não dominam. No caso, a Lava Jato. A impopularidade de Dilma chega ao ápice com apenas oito meses de mandato. Faltam ainda três anos e quatro meses para o fim.

No meio desse quadro assombroso, lá se vem o Governo com mais propostas de tirar dinheiro dos cidadãos e empresas ao propor a volta da CPMF. Na política, Lula e o comando do PT, partido em plena ruína moral, começam a falar em candidatura presidencial do petista. Uma atitude cujo único efeito imediato é enfraquecer mais ainda a presidente Dilma. Se é que é possível.

Há dois movimentos a serem observados com a máxima atenção. Primeiro: será retomada pelo TSE uma das ações propostas pela oposição que pede a cassação dos mandatos da presidente Dilma Rousseff e do vice-presidente Michel Temer. Há um pedido de vista, mas a ação já tem a maioria dos sete votos da corte eleitoral.

Segundo movimento: com base em informações da Operação Lava Jato, o ministro Gilmar Mendes (STF) pediu à Procuradoria-Geral da República e à Polícia Federal a investigação de suposta prática de atos ilícitos na campanha que reelegeu a presidente Dilma Rousseff em 2014.

Os dois movimentos vão na mesma linha. No fim das contas, é por aí que se concretizam as melhores chances de impeachment da presidente. Ou melhor, cassação. Afinal, há depoimentos de réus colaboradores da Lava Jato que indicaram o uso de dinheiro do propinoduto para a campanha de Dilma. O dono da UTC, Ricardo Pessoa, já falou em R$ 7,5 milhões.

Aqui entre nós e a imensa torcida do Flamengo, alguém duvida que muito dinheiro do propinoduto tenha ido para a campanha da presidente em 2014? Ora, o financiamento de campanhas eleitorais foi um dos eixos do esquema montado na Petrobras e outras estatais.

Digamos que as contas da campanha da presidente sejam esmiuçadas com rigor. Quem conhece um pouco de política sabe que nenhuma campanha eleitoral de grande porte resiste a uma varredura. Digamos que os problemas sejam encontrados. O que vai acontecer?

A história do Brasil mostra que a nossa política é hábil em construir acordos e saídas que, muitas vezes, não são respeitáveis do ponto de vista jurídico, mas são eficientes no sentido de acochambrar os mais diversos interesses. Aguardemos o desenrolar dos acontecimentos.

Papa diz que drama dos 71 migrantes na Áustria “ofende toda a humanidade”

O papa Francisco lamentou neste domingo (30) a morte de 71 migrantes, cujos corpos foram encontrados quinta-feira (27) em um caminhão no Leste da Áustria, e pediu cooperação eficaz para “crimes que ofendem toda a humanidade”.

“Junto-me a toda a Igreja na Áustria, na oração pelas 71 vítimas, entre as quais quatro crianças, encontradas em um caminhão na estrada Budapeste-Viena. Confio cada uma delas à misericórdia de Deus”, declarou o papa, que lembrou que nos últimos dias numerosos migrantes perderam a vida em “terríveis viagens”.

Em meio a um debate mundial sobre a acolhida a milhões de refugiados e de migrantes, o papa se manifesta contra os movimentos xenófobos (aversão aos estrangeiros), existentes também entre os católicos, e recomenda que todos se mobilizem para os receber.

O apelo é apoiado principalmente na Itália, onde o arcebispo de Turim (no Norte), monsenhor Cesare Nosiglia, pediu nesse sábado (29) a cada paróquia que se responsabilize por cinco refugiados.

Desde a sua eleição em 2013, o papa faz campanha contra a “indiferença mundial” em relação aos imigrantes clandestinos, 107 mil dos quais chegaram à Europa apenas durante o mês de julho.

(Agência Brasil)

Fortaleza pode bater o próprio recorde na Série C

Recordista em número de pontos e em número de vitórias, desde que a Série C adotou o atual sistema de disputa, iniciado em 2012, o Fortaleza poderá bater o próprio recorde, após a vitória nesse sábado (29), diante do Salgueiro, por 4 a 2, na Arena Castelão.

Com o resultado, o Leão chegou a 30 pontos, com nove vitórias. Com 12 pontos ainda para disputar, a equipe cearense está a um empate para alcançar a marca de 2014, quando terminou a etapa de classificação em primeiro do Grupo A, e a nove pontos para igualar o recorde da competição, marca alcançada em 2012, quando o Fortaleza somou 39 pontos em 11 vitórias e seis empates na fase de classificação.

Mesmo que iguale a marca de 2012, o time cearense, mesmo assim, estabelecerá um novo recorde na Série C, pois terá conquistado três vitórias, uma a mais que o recorde atual.

A vitória sobre o time pernambucano, nesse sábado, também assegurou o Fortaleza na próxima fase da competição, diante dos confrontos entre os demais times que ainda buscam a classificação. O Leão também retomou a liderança do Grupo A.

PDT segue com projeto de expansão nacional e chega ao Maranhão

foto pdt 150829 maranhão

Mais de três mil representantes de 200 municípios maranhenses se reuniram neste fim de semana, em São Luís, para filiações junto ao PDT. Prefeitos de 15 municípios, entre eles Edivaldo Holanda Junior (São Luís), Leo Coutinho (Caxias) e Chico Gomes (Viana), agora fazem parte do partido. O PDT já contava com outros sete gestores no Estado. As filiações fazem parte do projeto de expansão nacional do partido, que poderá ter o ex-ministro Ciro Gomes como candidato à Presidência da República, em 2018.

O evento contou com as presenças do presidente nacional do PDT, Carlos Lupi; do presidente do partido no Ceará, deputado federal André Figueiredo; do ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias; do deputado federal pelo Maranhão, Weverton Rocha; além da vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano, e do vereador de São Paulo, Netinho de Paula, recém filiado ao partido.

Votação do projeto que amplia o Supersimples é prioridade da Câmara

Votações do Projeto de Lei complementar 25/07, que amplia o alcance do Simples Nacional (Supersimples) e da proposta de emenda à Constituição (PEC 172/12), que impede a União de transferir a prestação de serviços a estados e municípios sem que haja o repasse da verba necessária ao seu financiamento são as prioridades do plenário da Câmara dos Deputados nesta semana. Também estarão na pauta outras PECs, projetos de lei e requerimentos.

As votações do Supersimples e da PEC 172 estão previstas para a terça-feira (1º), em sessões ordinárias e extraordinárias, respectivamente. O projeto que amplia o Supersimples permite que permaneçam nesse modelo de tributação empresas de serviço e comércio com faturamento até R$ 7,2 milhões por ano e as indústrias com faturamento anual até R$ 14,4 milhões. Pela proposta, há um aumento de 250% no limite de enquadramento da microempresa no Supersimples, passando dos atuais R$ 360 mil para R$ 900 mil a receita bruta anual.

O texto apresentado pelo relator, deputado João Arruda (PMDB-PR), e que será levado à votação, estabelece que será permitida às empresas de pequeno porte a participação no Supersimples se tiverem renda anual entre R$ 900 mil e R$ 14,4 milhões. O texto, que foi lido no plenário da Câmara na semana passada e que, a pedido do governo, teve a votação adiada, eleva o teto da receita bruta para o microempreendedor individual dos atuais R$ 60 mil por ano para R$ 72 mil.

A semana parlamentar começa nesta segunda-feira (31) com a entrega pelo governo ao Congresso Nacional do projeto de lei do Orçamento Geral da União para 2016 e do Plano Plurianual para o período de 2016 a 2019. A proposta orçamentária deveria ter sido elaborada com base na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), prevista para ser aprovada até 16 de julho, mas que ainda não foi aprovada pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso. A votação da LDO na comissão está marcada para terça-feira (1º).

(Agência Brasil)

Apuração da corrupção é importante para cultura de zelo pela coisa pública

Da Coluna Valdemar Menezes, no O POVO deste domingo (30):

A recondução do procurador geral da República Rodrigo Janot ocorreu como se esperava. A tentativa do senador Fernando Collor de desqualificá-lo teve o efeito inverso, o que é bom para as instituições. A apuração da corrupção tem dado passos importantíssimos com vistas à criação de uma cultura de zelo pela coisa pública. Os únicos senões dizem respeito às denúncias sobre a falta de equilíbrio nas ações de alguns componentes que participam da investigação da Operação Lava Jato, o que estaria beneficiando um dos lados da disputa política em curso no País. E isso seria extremamente prejudicial à credibilidade das instituições democráticas perante os cidadãos.

Já bastaria o mau exemplo do ministro Gilmar Mendes, do STF, que há quase dois anos está sentado em cima do pedido de vistas do processo que proíbe o financiamento privado de campanha eleitoral, apesar da maioria da Corte já ter uma posição definida contrária ao que ele defende, ficando a Nação inteira a depender de sua boa vontade para que se possa eliminar um dos fatores que alimentam a atual instabilidade política e a degradação do processo eleitoral. Aliás, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM) cobrou o procurador geral, especificamente sobre isso, sem receber resposta satisfatória.

Padre Marcelo Rossi lança livro em Fortaleza

marcelorossi

Fortaleza receberá nesta segunda-feira a vista do Padre Marcelo Rossi. Na agenda dele, contatos com a imprensa.

Na terça-feira, às 14 horas, o religioso lançará seu mais recente livro – Philia, à partir das 14 horas, com sessão de autógrafos, na Livraria Saraiva, no Shopping Iguatemi.

Padre Marcelo vem percorrendo o País lançando uma publicação onde ele conta sua experiência de ter superado a depressão.

Sobre o livro

“Philia” é o amor dos pais por seus filhos, o amor entre irmãos, entre amigos. Após o sucesso de Ágape e Kairós, com mais de 12 milhões de exemplares vendidos, Padre Marcelo trata a depressão de forma simples e direta, com exemplos práticos e orações, apresentando caminhos de esperança e superação.

Prefeito cumprirá agenda na Colômbia

prefito robertoclaudio

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (Pros) viaja, nas próximas horas, para a Colômbia. Com ele, dois secretários: Eudoro Santana, presidente do Instituto de Planejamento de fortaleza (Iplnfor), e Águeda Muniz, titular da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

Roberto Cláudio atende a um convite do Banco Latino-Americano de Desenvolvimento (CAF) e deve retornar na quara=-feira. Ali, ele participará de um congresso sobre mobilidade urbana voltado para os municípios.

A CAF é hoje a maior parceira financeira da Prefeitura nos investimentos relacionados a mobilidade urbana.

Camilo viaja para a China e Izolda volta a assumir o Governo

foto camilo e izolda

Izolda Cela assumiu o governo de novo.

O governador Camilo Santana (PT) já se encontra na rota da China. Ele embarcou nas últimas horas, de São Paulo, tendo ao lado um assessor e o secretário de Assuntos Internacionais do Governo, Antônio Balhmann.

A ordem é estreitar contatos com grupos chineses interessados em investir no Complexo Portuário e Industrial do Pecém. Segundo Balhmann, não está descara  busca por parceiro para o projeto da refinaria de petróleo que a Petrobras excluiu das prioridades dos seus investimentos.

No roteiro, estão previstas ainda reuniões com empresas, como NORINCO (China Noth Industries Corp), CEIEC (China National Eletronics Import & Export Corp) e CSIC (China Shipbuilding Industry Corp), entre outras. Camlo ainda apresentará o Centro de Formação Olímpica (CFO) como possível local de preparação para os jogos olímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro.

Com a viagem de Camilo para a China, quem assumiu o governo foi a vice, Izolda Cela, É a segunda vez na gestão que ela ocupa o Palácio da Abolição. Na primeira vez, ela ficou no cargo porque Camilo resolveu passar curta temporada com a família nos EUA, em período de descanso.

A viagem de Camilo terá duração de oito dias.

Há 218 anos nascia a escritora britânica Mary Shelley, autora de Frankenstein

frases Mary Shelley

ACEJI vai comemora 52 anos com sessão na Assembleia Legislativa

Adisia-Sá

Por iniciativa do deputado Heitor Férrer (PDT), subscrito pelo pelos deputados Capitão Wagner (PR) e Walter Cavalcante (PMDB), a Assembleia Legislativa promove na terça-feira (3), às 15 horas, no Plenário 13 de Maio, sessão especial para comemorar os 52 anos da ACEJI (Associação Cearense de Jornalistas do Interior) e empossar sua nova diretoria.

Durante a sessão, a ACEJI prestará homenagem especial, com a entrega da comenda “52 anos da Aceji” ,às seguintes personalidades: empresária Yolanda Queiroz, jornalistas Antônio Viana, Manoel Evaldo Lopes de Oliveira, Edmundo de Souza, Adísia Sá e Wellington Mesquita; empresário Antônio Glauber Monteiro, radialista José Távora Costa, educadora Maria Nivanda Medeiros, administrador de empresas Josbertini Clementino, advogado e jornalista Francisco Aprígio da Silva, ex-deputado Filinto Elízio, prefeito de Icó Jaime Junior, empresária Carmem Lúcia Dummar e conselheiro do TCM, Domingos Filho.

De acordo com o presidente da Aceji, jornalista João Ferreira, a ideia é dar maior visibilidade pública à instituição e homenagear acejianos e personalidades que contribuem para o seu crescimento.

PIB do Brasil fica em 33º em ranking de 35 países

“Com a queda de 1,9% da economia brasileira no segundo trimestre deste ano em relação ao trimestre anterior, e de 2,6% na comparação com mesmo período do ano passado, o Brasil ficou com a 33ª colocação em um ranking que leva em consideração a taxa de crescimento de 35 países.

De todas as nações analisadas pela agência de classificação Austin Rating – que contempla os países que publicaram seu resultado até o momento – só três não tiveram resultado positivo: Brasil, Rússia e Ucrânia. O país superou somente as duas outras economias, que amargaram retração de 4,6% e 14,7%, respectivamente, na comparação anual. A China lidera o levantamento, com um crescimento de 7%, seguida por Filipinas (5,6%) e Malásia (4,9%).

A estimativa da Austin Rating é de queda de 2,1% para o PIB brasileiro de 2015 e de recuo também em 2016, de 0,3%. “Se confirmado nossa estimativa de retração do PIB brasileiro no biênio 2015-2016 será o pior desempenho econômico do Brasil em 85 anos Ou seja, a última vez que o Brasil anotou queda do PIB por dois anos consecutivos foi em 1930 (-2,1%) e 1931 (-3,3%) refletindo, em parte, o crash da bolsa de Nova York em 1929 e o ambiente político nacional conturbado com o fim da oligarquia paulista devido a revolução de 1930″, destaca a Austin. A agência tomou como base a série histórica do Ipea, que compila dados anteriores à série do IBGE, que começa em 1948.

Confira o ranking

alx_ranking-pib_original

 

(Veja Online)