LANÇAMENTO DE EXPERIÊNCIA NATURA EKOS PATAUÁ

 

FOTOS DIEGO FORMIGA

 

Tônico Capilar com óleo de patauá que estimula o crescimento do cabelo

Máscara Fortalecedora, da linha Ekos Patauá

Comunidade de Ponta Grande recebe a Expedição Patauá, da Natura, com muito carimbó

Expedição Patauá, na Floresta Amazônica  

 Foram 16h de viagem, em trajetos de avião, balsa e lancha pelo Rio Tocantis, na escuridão da noite, até chegarmos a Cametá (PA), um pontinho na Floresta Amazônica. Tudo para conhecer o processo de extração do pataúa. Um fruto selvagem que empresta o nome à nova linha Ekos, de cuidados com os cabelos, da Natura, que foi lançada neste mês.

Chegando ao município, nossa equipe, composta por 10 jornalistas das mais variadas regiões do Brasil (tive o prazer de ser a única representante da Região Nordeste) e colaboradores da Natura foram direto para Ponta Grande, uma comunidade de agroextrativistas que faz a coleta do fruto maduro.

A comunidade preparou um recepção calorosa para nós, com direito a apresentação de carimbo (só lembrei da personagem Ritinha, interpretada pela atriz Ísis Valverde, na novela “A Força do Querer”) e comidas típicas (simplesmente apaixonada pelo açaí branco e pelo peixe filhote).

Do centro comunitário, embrenhamo-nos na floresta, em busca do patauá, rico em bioativos. Em cerca de apenas 30min de caminhada, já estávamos diante de patauazeiras, palmeiras enormes, algumas chegavam a 25m de altura, com cachos dos frutos, alguns com o peso de 45kg, balançando na copa. Os agroextrativistas subiram na árvore em cadeirinhas de aço, desenvolvidas especialmente pela Natura. A colheita do fruto é feita cuidadosamente, pois a frutinha é altamente delicada e perecível.

“Todo o cuidado com o processo de obtenção do óleo de patauá, da coleta, com transporte até a fábrica e processamento, é para a garantia da rica diversidade de compostos presentes nos frutos, com fitoesteróis, tocoferóis e compostos de fenólicos, além de preservar seus compostos emolientes (75% de ácido oleico)”, explica Viviane Frajose, gerente da Marca Ekos.

DE BÉLEM A BENEVIDEZ

Equipe da Natura e jornalista, na Expedição Patauá, pela Floresta Amazônica

 Como estávamos participando de um verdadeiro lançamento de experiência, na expedição batizada de patauá, do município de Cametá, retornamos a Belém (PA), passando por todo o processo de lancha, balsa… só que agora durante o dia, sob um sol lindo que refletia nas águas do Rio Tocantis.

Na capital paraense, foi montado um jantar muito especial, no restaurante Remanso do Bosque, assinado pelo chef Thiago Castanho, um dos melhores do País, em cozinha regional revisada. Seu restô é considerado um dos 50 melhores da América Latina, com muito aroma e sofisticação. A cachaça de jambu é um bom acompanhamento para os pratos.

No outro dia, bem cedinho, lá estávamos nós, em direção ao Município de Benevides para conhecer a fábrica de sabonetes da Natura, que produz 350 unidades por minutos e de 20 a 27 milhões de sabonetes por mês. Uma forma que a empresa encontrou para descentralizar a fabricação dos produtos de São Paulo para outras regiões do Brasil.

BENEFÍCIOS DO BIOATIVO

O momento mais importante em Benevides, foi a apresentação técnica da linha Ekos Patauá, que levou 11 anos de pesquisa dos ativos até seu lançamento, com seis produtos: Tônico Capilar (aplicar no couro cabeludo à noite, em dias alternados), Shampoo, Condicionador, Máscara, Cápsulas de Óleo Concentrado (que deve ser usada, misturada à máscara até duas vezes por semana) e o Óleo Fortalecedor (para carregar na bolsa e usar à vontade).

Considerado o azeite da Amazônia, o bioativo da nova linha da Natura nos impressionou bastante. A grande sacada é que o óleo de patauá tem o poder de deixa os cabelos quatro vezes mais fortes (aumento da espessura e diâmetro do fio) e estimula o crescimento dos fios desde o bulbo capilar, prolongando a fase anágena, graças à inibição da síntese da proteína STAT3. “O ideal é utilizar a linha completa que faz efeito desde a primeira aplicação”, diz Cláudia Pinheiro, diretora de Cuidados Pessoais da Natura. Isso sem falar no cheirinho gostoso que fica nos cabelo, do brilho e maciez. Adorei!!!

EKOS EM NÚMEROS

Confira os números de atuação da linha Ekos, da Natura, na região de Floresta Amazônica

– 33 comunidade assistidas

– 2.841 famílias

– 8.476 pessoas impactadas

– 18 matérias primas

– 257 mil hectares preservados

– 25 espécies nativas preservadas

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *