Alimentos que combatem os radicais livre

legumes

Segundo o livro do Dr. Alexander Luiz Gomes de Azevedo, os radicais livres são uma das principais causas do processo de envelhecimento, que se formam no processo natural de respiração, e fatores externos, como exposição ao fumo, contaminação ambiental, raios UV do sol, consumo excessivo de gorduras, dentre outras, que causam enfermidades nas pessoas e alterações na pele.
Os alimentos antioxidantes são capazes de combater os efeitos nocivos do excesso de radicais livres. Confira a lista dos alimentos ricos em vitaminas e minerais antioxidantes mais conhecidos, benéficos a nossa saúde.

Vitamina C – Goiaba, pitanga, caju, kiwi, acerola, limão, tomate, pimentão amarelo, coentro, cravo-da-índia, gengibre, salsa, dentre outros.
Vitamina E - Germe de trigo, óleo de soja, arroz, milho, girassol, abacate, gema, legumes, majericão, orégano, pimenta, dentre outras.
Vitamina A – Cenoura, abóbora, fígado, melão, batata-doce, brócolis, manga, pêssego, beterraba, alho, gema de ovo, alecrim, pimenta, dentre outros.
Vitamina B6 - Levedo de cerveja, arroz integral, semente de girassol, soja, germe de trigo, galinha, peixe, orégano, dentre outras.
Selênio (Se) - Frutos do maro, cebola, milho, cereais integrais, cogumelo, ovos caipira, coentro, gengibre, salsa, dentre outros.
Zinco (Zn) – Aveia, ostra, leite, gema, espinafre, majericão, papoula, dentre outros.

Fonte: Dieta Inflamatória – Dr. Alexander Luiz Gomes de Azevedo

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