Pilotos da Air India esqueceram de recolher o trem de pouso o.O

Depois eu digo que aviação é segura e vocês não acreditam, afinal suportar erros dessa magnitude sem comprometer a segurança – embora comprometa a paciência dos passageiros e o emprego dos pilotos – não é pra qualquer tipo de transporte.

Acreditem se quiser, um A320-200 da Air India que fazia o voo AI-676 de Calcutá (Kolkata) pra Bombaim (Mumbai), estava subindo tranquilamente quando os pilotos perceberam que a performance do avião não estava normal. A aeronave não conseguia acelerar para a velocidade de cruzeiro e os dois no cockpit não entendiam o porquê. Quando atingiram a altitude de 24000 pés (7.3km), o avião não conseguia subir mais.

Perfil do voo

O que os pilotos fizeram então? Continuaram o voo com uma velocidade (airspeed) de 310 nós (574 km/h) por 45 minutos, quando perceberam que não conseguiriam chegar até Bombaim porque o combustível estava menos do que o necessário. Resolveram então alternar para a cidade de Nagpur para reabastecer.

Durante a descida, quando foram fazer o checklist para baixar o trem de pouso, descobriram que o trem estava embaixo o tempo todo desde a saída de Calcutá…

A aeronave pousou em segurança em Nagpur, onde ficou por 2.5 horas, afinal o pessoal da Manutenção teria que fazer uma inspeção nos trens de pouso, já que a velocidade limite para voar com eles abaixados é de 280 nós (518 km/h).

Os dois pilotos foram demitidos e é provável que percam a licença de voo.

Geralmente eu não comento incidentes antes que haja uma investigação (e a investigação já está em curso), mas esse tipo de ocorrência é inaceitável e inexplicável. Isso vai muito além do simples erro humano e a Air India sofrerá uma devassa em seus processos e treinamentos. Não recolher um trem de pouso logo após a decolagem, não perceber o ruído extremamente elevado, não perceber o drag (arrasto) do avião – tudo isso é tão primário que é até difícil de acreditar.

Não existe uma indicação no painel? Um alarme?

Não existe um aviso no ECAM (tela de avisos de problemas) de que o trem está abaixado, simplesmente porque ele pode ser abaixado a qualquer momento por diversos fatores, no entanto existem as luzes padrão de trem embaixo e travado (verdes). O alarme só toca se você configurar o avião para pousar e esquecer de baixar o trem – o que faz todo o sentido não é mesmo?

Indicação de trem de pouso

Resumindo: É difícil de acreditar que isso tenha acontecido e ficarei de olho no relatório (se for divulgado) para saber como isso pode ter ocorrido.

Fonte: http://www.avioesemusicas.com/pilotos-da-air-india-esqueceram-de-recolher-

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *