F-117 Nighthawk, um avião militar norte americano virtualmente invisível

F-117A Nighthawk da Força Aérea dos Estados Unidos da América é o primeiro avião no mundo dotado de tecnologia de camuflagem (stealth, em inglês) a baixa altitude. É o descendente direto do programa prototipal Have Blue.

História

A aprovação para a produção do F-117A foi emitida em 1978 com um contrato atribuído à Lockheed Advanced Development Projects, em Burbank na Califórnia, como um projeto de alto sigilo. O primeiro vôo foi realizado em 1981, apenas 31 meses após a decisão da produção em massa. O primeiro F-117A saiu em 1982 e a sua capacidade operacional estabelecida em outubro de 1983. O último avião seria entregue no verão de 1990. A Força Aérea dos Estados Unidos negou a sua existência até 1988 e, em abril de 1990, um exemplo foi exibido em público na Base Aérea de Nellis, em Nevada, atraindo dezenas de milhares de espectadores.

Combate

O F-117 tem sido utilizado várias vezes em guerras modernas. A sua primeira missão real foi no Panamá, na Operação Justa Causa, em 1989. Durante a invasão, o F-117 largou duas bombas na base de Rio Hato. Mais tarde, durante a Guerra do Golfo, largou bombas inteligentes em alvos iraquianos. Tem sido utilizado, desde então, na Guerra do Kosovo em 1999, no Afeganistão e na Invasão do Iraque.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre.

___________________________________________________________________________

Quer um aeromodelo cheio de leds (luzes) e baratinho? Liga para o Wetter da Wettermodelismo , celular 8887-3893

AVIÕES INVISIVEIS PARTE 1

AVIÕES INVISIVEIS PARTE  2

AVIÕES INVISIVEIS PARTE 3

http://www.youtube.com/watch?v=lH8ggoXoVOI

AVIÕES INVISIVEIS PARTE 4

http://www.youtube.com/watch?v=UxbsyK-FPZo

AVIÕES INVISIVEIS PARTE 5

http://www.youtube.com/watch?v=Pi_cEU2LBYs

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>