DC3 abandonado depois de tantos sonhos ter inspirado

O Douglas DC-3 foi um avião bimotor para uso civil que revolucionou o transporte de passageiros nas décadas de 1930 e 1940.

O Douglas C-47 Skytrain a versão militar do Douglas DC-3, foi largamente utilizado durante a Segunda Guerra Mundial, tornando-se um dos principais fatores da vitória aliada.

Mais de 10.000 unidades foram fabricadas em suas várias versões, tanto para transporte de tropas ou para-quedistas como para o transporte de cargas.

Foram produzidas numerosas variantes do C-47 utilizando diferentes motores, equipamentos ou disposição das cabinas.

Uma variante para o lançamento de pára-quedistas foi sujeita a tantas alterações especificas que passou a ser designado por C-53 Skytrooper.

A Royal Air Force (RAF – Força Aérea do Reino Unido) utilizou cerca de 2.000 aviões C-47, passando a designá-los como Dakota, nome pelo qual a aeronave ficou conhecida em quase todo o mundo.

Emprego na Força Aérea Brasileira

Versões anteriores da série DC da Douglas já vinham sendo empregadas pelo Exército Brasileiro desde 1936, com a compra de 2 DC-2, que voavam com designação C-32, a seguir foram encomendados outros 18 DC-2, na configuração C-33.

Quando o antigo Corpo Aéreo deu origem à Força Aérea do Exercito em 1941 o C-47 Skytrain veio a consolidar-se como o avião de transporte padrão. Essa extraordinária aeronave operou em todos os continentes, particiou de todas as batalhas mais importantes e permaneceu em operação muito tempo depois de terminada a 2ª Grande Guerra. No Brasil havia remanescentes da frota desse avião até ao final da década de 1960. Hoje em dia existe um Douglas Dc-3, de propriedade do empresário Arruda Botelho, voando no Brasil. Existem alguns outros exemplares em exposição no Brasil, entre eles no Museu Aeroespacial, no Museu da Varig em Porto Alegre, na entrada da VEM na Ilha do Galeão, no Rio de Janeiro, e no Museu da Tecnologia em São Paulo.

Agora existe outro exemplar, o Douglas DC-3 “Rose”, no Museu Asas de um Sonho, junto ao Aeroporto de São Carlos, em São Carlos e ainda voando. Foi uma doação ao museu. Esse avião preserva algumas marcas de balas, pois foi usado no dia D na Segunda Guerra Mundial.

Fonte:  Wikipédia

2 comentários sobre “DC3 abandonado depois de tantos sonhos ter inspirado

  1. Parabéns pelo novo Blog! Gosto muito de aviação e conheci o helimodelismo através do antigo blog do CMT Alberto!
    Tenho certeza que este novo meio vai continuar fazendo o papel de difundir e contribuir para que mais pessoas se informem sobre aviação e descubram esse hobby (heli/aeromodelismo) tão saudável!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>