Boeing 777 da Malaysia desaparecido , novos pareceres técnicos

Malaysia-Airlines-Boeing-777-200ER-500x332

Esta é uma notícia que jamais aconteceu na história do modelo 777. Neste momento (22:30) ainda não se sabe o que aconteceu com o voo MH370, mas ele não pousou no destino (que deveria ter acontecido por volta de 19:30 Horário de Brasília). O único acidente com vítimas com o “triplo sete” foi na pista de San Francisco em Julho do ano passado, quando houve erro na aproximação e a cauda do avião da Asiana bateu antes de chegar à pista.

 

A Malaysia já publicou em sua página do Facebook uma nota, informando que equipes de busca e resgate já foram ativadas para encontrar a aeronave. O voo seguia para Pequim (Beijing), tendo decolado de Kuala Lumpur com 227 passageiros e 12 tripulantes.

 

É muito difícil pensar que tipo de falha (mecânica ou humana) poderia causar um acidente com o B777, dada a sua robustez e redundância de todos os sistemas.
Especialmente difícil para mim, que trabalho com o modelo desde 1996. Um acidente com um 777? :/

 

  • Os 777 da Malaysia são propulsionados por motores Rolls Royce Trent 800.
  • Não houve chamada de emergência da tripulação.
  • Ultima posição de transponder indicava cruzeiro a 35.000 pés.

 

Vamos aguardar atualizações das agências de notícias e principalmente órgãos de investigação de acidentes.

 

Atualizarei este post conforme as notícias forem chegando :(

 

Update 1:

 

  • Esqueci de mencionar, mas o Boeing 777 possui “telemetria” em tempo real de vários (VÁRIOS mesmo) sistemas. Apesar de não ser divulgado, se ocorreu o acidente, a empresa neste momento já sabe.
  • Este site de notícias da Malaysia informa não oficialmente que o avião teria pousado na China. Gostaria muito que fosse verdade, mas acho difícil.

 

Update 2: 

 

  • Alguns comentários “non sense” já pipocam na net. Um deles é de falha da asa, pois este mesmo avião sofreu um incidente há alguns anos, em que a ponta da asa sofreu danos ao se chocar com outro avião.  Vamos aos fatos: O Boeing 777 possui a asa mais robusta da história da aviação, tanto que a asa do modelo -200 é a mesma usada no modelo -300 (que possui 10,2 metros a mais de comprimento de fuselagem). Em testes de ruptura, a asa se rompeu com 154% do “ultimate load”.  Como se esta informação não fosse suficiente, a ponta de asa dos aviões não faz parte da estrutura primária, portanto mesmo um reparo mal feito na ponta não causaria falha catastrófica da asa.

 

Update 3:

 

  • Pessoal, não há como um Boeing 777 perder toda a sua comunicação. Neste post eu mostro quantas antenas há nesta aeronave. A possibilidade de sequestro, mesmo que fosse real, não impediria a comunicação, já que a comunicação por telemetria não pode ser desligada. Infelizmente só há uma maneira de cessar TODA a comunicação com um 777: é se houver uma perda catastrófica da aeronave.
  • O tracking do FlightRadar24 (replay) e do Flightaware apresentam a última posição sobre o golfo da Tailândia. Esta região não apresenta grandes profundidades, então a eventual busca pelos destroços não será tão dramática quanto a do Air France 477 
  • Não há como esconder um avião em voo (recebi algumas perguntas sobre isso). Mesmo que se conseguisse desligar tudo, ainda haveria retorno de radar, especialmente naquela área entre Vietnã, China e Malásia, que é totalmente coberta por radares.

Fonte: http://www.avioesemusicas.com/

 

 

4 comentários sobre “Boeing 777 da Malaysia desaparecido , novos pareceres técnicos

  1. Voar ainda é muito burocrático,ainda complicado e inseguro..
    . Para mim o sucesso na aviação para passageiros está intimamente relacionada com a seriedade com que se faça as manutenções e regulamentações de vôo .
    . Mas a natureza humana é tendenciosa,falha e às vezes mesquinha …
    .Tomara que algo inusitado e não catastrofico tenha ocorrido como desfecho…Rezemos…

  2. Creio que todos os apaixonados por aviões devem, até por bom senso, aguardar pacientemente as investigações a respeito desse triste e lamentável evento, ocorrido com essa máquina fantástica que é esse Boeing 777. Tudo o que se falar agora é pura bobagem, mera especulação.

  3. Não confio nesses Boeings que já tiveram muitos acidentes (desde o 707) Bom mesmo é voar Embraer, consumidos largamente no mundo,NUNCA houve um acidente de proporçõees com eles, a menos da “trombada de um dos modelops executivos com um avião da TAM, o da TAM despencou do ceu com mais de 100 passageiros, já o “Nosso” Embraer pousou normalmente, embora tenha tido paequenas avarias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>