Você é uma pessoa amável?

mulher-feliz

Li uma pequena frase do professor e terapeuta Marcello Cotrim que me fez refletir bastante sobre um tema universal, o AMOR.

Essa frase falava sobre ser amável e venho através dela lhe questionar se você está aprendendo a ser amável. Aqui está ela!

“A pessoa amável é aquela que se valoriza, que se torna carismática através da livre expressão dos seus dons, talentos e atitudes, pois se ama e se respeita e, assim, se faz admirável, chama a atenção de um modo natural, torna-se um ser humano atraente e que é, portanto, amável, ou seja, merecedora de amor.”

Marcello Cotrim

**************

Concordo plenamente com tudo que ele diz e quero frisar acima de tudo o ponto em que ele fala sobre o AMOR PRÓPRIO e AUTORESPEITO.

Infelizmente, nós vivemos numa sociedade na qual os valores estão absolutamente invertidos. Uma pessoa amável no mundo de hoje é aquela que se faz de BOAZINHA, de SUPER GENTIL, e isso não existe! Isso não tem nada a ver com ser amável.

O nome disso é SUBMISSÃO e SUBSERVIÊNCIA. Só a título de informação, submissão significa “estar abaixo da sua missão de vida” e subserviência significa “estar abaixo da condição de servo ou servidor”. Ou seja, os dois comportamentos são destrutivos e só revelam uma coisa, a sua AUTOESTIMA ainda é muito pequena!

Aprofundei essas duas palavras em outros textos, mas deixo abaixo um que fala de certa forma sobre elas! Vale a pena conferir!

O que significa ser submisso?

Outro ponto fundamental nessa frase do Marcello é sobre chamar atenção de um modo NATURAL, ou seja, de uma forma que vem pela NATUREZA, pela nossa ESSÊNCIA.

Infelizmente, muitos confundem o natural com o normal. Natural é o que vem da essência e tem intrinsecamente uma pureza muito grande associada, já o normal é aquilo que vem das normas e está totalmente encoberto por máscaras!

Muito cuidado com isso meus amigos! Nossa sociedade nos ensinou por séculos e séculos a sermos normais e não naturais. Ser natural hoje em dia se tornou até perigoso, porque envolve a questão da LIBERDADE.

Já pensou nisso? Só consegue de fato ser natural a pessoa que colocou a LIBERDADE como um dos quesitos mais importantes para ser feliz e realizado na vida.

Para mim, a liberdade está no topo da lista do que me faz feliz e pleno. E para você? O que está no topo da sua lista? Vale a pena pensar um pouquinho sobre isso!

Para concluir, ele fala sobre ser ATRAENTE. Esse é um ponto sutil que ele não aprofunda, mas que tem muita informação!

O que significa ser atraente? Significa que algo em você atrai as outras pessoas. O processo de atração nos seres humanos envolve uma série de fatores: mentais, emocionais, espirituais, físicos, sociais, econômicos, culturais e por aí vai!

Nossa! Poderia escrever um livro inteiro falando sobre todos esses pontos. Mas um ponto chave nisso tudo se chama LEI DO SEMELHANTE ATRAI SEMELHANTE, bastante aprofundado na metafísica dos relacionamentos.

Nós sempre atraímos magneticamente pessoas com um padrão vibratório semelhante ao nosso e repelimos quem tem um padrão completamente diferente. Não existe uma explicação lógica racional para isso, simplesmente acontece! E o que leva você a atrair mais e mais pessoas é uma palavrinha mágica tão ensinada pelo mestre dos mestres Jesus Cristo, o AMOR.

Quanto mais você ama, quanto mais você expande o seu amor para todas as criaturas existentes, mais você perfuma o seu jardim, mais ele fica bonito e atraente, e quando menos você espera, muitas borboletas se aproximam desse seu jardim.

Lembra a frase do grande Mario Quintana? É nela que eu acredito! Ela é a mais pura verdade!

“O segredo não é correr atrás das borboletas, é cuidar do seu jardim para que elas venham até você”.

Como você tem cuidado do seu jardim? Como você tem cultivado o seu amor? A amabilidade surge desse cuidado, surge do AMOR PRÓPRIO e do AUTORESPEITO.

Existe também outra frase que acho magnífica, para tratar da atração no sentido SEXUAL. Uma linda frase da Adélia Prado que diz simplesmente:

“Erótica é a alma” – Adélia Prado

Quanto mais o tempo passa, mais eu acredito na verdade contida nessas 4 palavrinhas. Não existe uma explicação lógica para a atração sexual atrelada ao amor. Quero deixar isso bem claro viu? Principalmente para os homens, pois muitos se atraem sexualmente por algumas mulheres, mas pensando nelas apenas como objeto. Isso não é amor coisa nenhuma, isso é só instinto sexual, e não é disso que estou falando OK?

Estou falando aqui sobre a tão conhecida QUÍMICA de um casal, que ocorre de forma MAGNÉTICA. É a alma de uma pessoa que se encanta pela alma da outra. E quando isso ocorre, nossa! É lindo. É possível surgir daí um amor puro e verdadeiro que pode durar anos ou mesmo uma vida inteira em alguns casos!

Enfim! Essas foram apenas algumas considerações sobre esse tema tão amplo e tão instigante, o amor e os relacionamentos!

Procure se tornar mais amável cuidando melhor do seu jardim. Assim, você vai atrair muitas borboletas para perto de você!

* Para ouvir a leitura desse texto basta clicar [aqui]

Isaias Costa

Sobre Isaias Costa

Isaias Costa. 28 anos. Sou Bacharel em Física e Mestre em Engenharia Mecânica. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Teologia. Este blog trata de assuntos em sua maioria filosóficos, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *