Todas as dores são trazidas do lado de fora

Nós vivemos em um mundo onde, infelizmente, ou talvez seja até felizmente, o SOFRIMENTO está presente na vida de todas as pessoas, em maior ou menor grau. Porém, muitos parece que optam por permanecerem no sofrimento a vida inteira, alimentando-o como se fosse um animalzinho de estimação!

Farei uma breve reflexão inspirado nas sábias palavras do místico oriental Osho. Leia-as com bastante atenção…

*******************

Se você puxar para fora da terra as raízes de uma árvore, elas morrerão. Elas necessitam da escuridão, elas vivem na escuridão, na escuridão está a vida delas. Assim como as raízes, o sofrimento também vive na escuridão.
Exponha os seus sofrimentos e você descobrirá que eles morreram. A infelicidade tem de ser expressada. Compreenda uma coisa mais: foi de fora que você pegou as dores e as trouxe para dentro de si. Por favor, volte com elas para o lado de fora. A dor não é interna; todas as dores são trazidas do lado de fora. Na medida em que você joga fora a dor, que a envia de volta para fora, de onde ela veio, a alegria começa a brotar dentro de você. A alegria está dentro. Ninguém a traz de fora. Ela não vem de fora, ela é a sua natureza, ela é você. Ela é a sua alma.
Se for jogado fora esse lixo que veio de fora e que tem sido acumulado, então a alma interna começará a expandir, começará a crescer. Você começa a ver a sua luz e a ouvir a sua dança, você começa a mergulhar na música mais interna.
Um pouco de coragem é requerida e você poderá abandonar o seu inferno – exatamente como alguém que se suja na rua e volta para casa para tomar um banho e a sujeira é lavada. Da mesma maneira, a meditação é o banho e a dor é a sujeira. Assim como depois do banho a sujeira foi lavada e você se sente fresco, da mesma forma você terá um vislumbre, sentindo dentro de si a alegria que é a sua natureza.”
Osho

********************

Tudo que ele fala nessas poucas palavras é muito verdadeiro. De fato, os nossos sofrimentos vem de fora pra dentro e a única forma de nos livrarmos dele é fazendo o oposto, nos movimentarmos de dentro pra fora!

Esse movimento de dentro pra fora exige muito de nós, é exatamente por isso que a maioria das pessoas tentam resolver seus problemas de fora pra dentro! Mas eles estão remando contra a maré da vida percebe?

Se você faz o movimento também de fora pra dentro, o que vai acontecer? Um problema que não tinha grandes proporções, vai se tornar ainda maior!

Exemplos é só o que não faltam: um homem acaba de saber que foi traído pela sua esposa e fica “puto da vida”. Em vez de tentar descobrir o que fez com que sua esposa perdesse o interesse por ele, o que muitos homens fazem? Vão “encher a cara” nos bares, tornando-se alcoólatras inveterados! Um problema não tão grave se torna maior, levando junto um vício por bebidas alcoólicas!

Uma pessoa perdeu seu emprego e está com dificuldades financeiras. Em vez de levar seu currículo para diversos lugares e além disso fazer um grande esforço de se capacitar ainda mais pelo fato de estar com bastante tempo livre. O que muitos fazem? Vão tentar a sorte em jogos ou em sorteios da loteria. O que acontece? O pouco dinheiro que tinham acaba minguando ou até mesmo extinguindo e a pessoa fica “na pindaíba” total, como se diz!

Uma pessoa está engordando demasiadamente e começa a se preocupar com isso! Em vez de tomar a consciência de que está engordando pelos motivos que sabemos bem, que são: sedentarismo ou poucas atividades físicas, aliados a uma alimentação de baixa qualidade.

O que milhões de pessoas fazem? Compram um montão de remédios inibidores do apetite ou que absorvam gorduras e comem dobrado em seguida!

Daí detonam ainda mais a saúde e a obesidade não para de crescer…

Dei esses 3 exemplos para que você de fato veja que essas soluções de fora pra dentro só aumentam o sofrimento.

1º exemplo => De fora pra dentro: “encher a cara.”

De dentro pra fora: trabalhar os defeitos para ser alguém cada vez mais interessante.

2º exemplo => De fora pra dentro: tentar a sorte nas loterias.

De dentro pra fora: investir em si (autoconhecimento) para ser um profissional cada vez melhor e mais capacitado.

3º exemplo => De fora pra dentro: tomar remédios pra emagrecer.

De dentro pra fora: tomar consciência de uma alimentação mais saudável e praticar exercícios físicos com regularidade (se possível diariamente).

Você vê que o caminho mais difícil é o de dentro pra fora? Porém, é o único que leva você a se livrar de vez do sofrimento! Por isso que o Osho fala sobre a coragem! É preciso ter coragem para seguir pelo caminho mais difícil.

Nessa hora é possível até mesmo fazer um lindo paralelo com a passagem bíblica na qual Jesus Cristo nos fala sobre a porta estreita: “Entrai pela porta estreita, pois é apertado o caminho que leva à vida, e larga a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição”.

O caminho leva à vida é estreito, mas nos livra do sofrimento. A porta larga amplia substancialmente nosso sofrimento, que Jesus simboliza como perdição nessa passagem!

Tudo é uma questão de escolha. Eu escolho a porta estreita, como tão bem nos ensinou o mestre dos mestres. E você?

Siga seu livre arbítrio, tendo essa consciência de que sempre nós colhemos aquilo que plantamos. Plante sementes de consciência e é isso que você colherá, seus frutos serão doces e suculentos. Plante sementes de ignorância e você colherá frutos amargos e de péssima digestão!

Pense com carinho sobre tudo isso e faça suas escolhas de acordo com a sua consciência…

Isaias Costa

Sobre Isaias Costa

Isaias Costa. 28 anos. Sou Bacharel em Física e Mestre em Engenharia Mecânica. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Teologia. Este blog trata de assuntos em sua maioria filosóficos, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

3 thoughts on “Todas as dores são trazidas do lado de fora

  1. Este texto é muito bom para refletir, depois de pensar nessas coisas a vontade de tirar as raízes é bem maior. E como bem disse, é necessário trabalhar o nosso interior. Excelente texto!

  2. Gostei bastante do seu texto , pode ter certeza que você ajudou muitas pessoas com sua publicação, realmente quando uma pessoa encontra-se em situação de tristeza absoluta ela não sabe nem por onde começar. Muito sucesso e continue com esse trabalho de ajudar!

    1. Muito obrigado pelo carinho e incentivo Valtevania. Esse feedback sempre me motiva a continuar transmitindo aquilo que tenho aprendido com simplicidade e clareza. Cresçamos juntos em consciência! Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *