Quem ama cuida de si mesmo

Nós vivemos numa sociedade adoecida e que nos ensina uma série de ideias que na realidade são distorções da verdade.

Venho através desse breve texto questionar uma frase que está impregnada em nós e é vista como uma grande verdade, mas que precisa ser no mínimo reformulada. A frase: “Quem ama cuida”.

Essa frase está só PARCIALMENTE CORRETA. Porque ela não coloca algo fundamental, que é o AMOR PRÓPRIO.

Ela se tornaria muito mais impactante se fosse assim.

“Quem ama cuida de si mesmo”.

Dessa forma você não faz ideia da transformação que todas as pessoas poderiam obter. Ela pode até mesmo ser estendida para ficar assim:

“Quem ama cuida de si mesmo para não ter que se tornar um peso para o outro, tendo que assim ser cuidado por ele.”

O amor, como sempre gosto de colocar nos meus textos, não é um sentimento, é uma decisão, é um estado de consciência!

O amor verdadeiro e profundo é algo que transborda de dentro de nós e pode ser espalhado para todas as pessoas, e não apenas para o namorado(a), cônjuge ou familiares. Vai muito mais além!

A frase “Quem ama cuida” subentende que você vai se dedicar de corpo e alma para a outra pessoa, e nesse processo, em muitos momentos, acaba se ANULANDO entende? E isso pode ser qualquer coisa menos amor!

Se você de fato ama uma pessoa, tudo o que você quer é que ela esteja bem, esteja feliz, esteja disposta, esteja vibrante de alegria não é mesmo?

Então vem você e se torna um alcoólatra por exemplo! Bebe “até cair” como se diz, aí chega em casa fazendo aquele escândalo, querendo ser cuidado pela esposa. Será que você está amando quando age assim?

Você diz que ama toda a sua família, mas não se importa nem um pouco de cuidar da saúde do corpo, de ter uma alimentação saudável, e por isso vai engordando e engordando, entupindo as veias e artérias. Se transforma quase numa “bomba relógio”, podendo enfartar a qualquer momento deixando todos os que ama preocupados! Será que dessa forma você está verdadeiramente amando?

Você tem aquela impressão de que é uma pessoa maravilha, que não tem defeitos e pode se intrometer na vida dos outros com conselhos e sugestões. Mas você não percebe que todas as pessoas tem o livre arbítrio para escolherem o que quiserem para si e viverem do jeito que quiserem! Será que você está amando quando quer ficar dando pitaco nas suas vidas sem solicitações?

Estou colocando apenas alguns exemplos onde a pessoa pensa que está amando, mas na realidade não está, porque está faltando AMOR PRÓPRIO.

Pegando esses mesmos exemplos colocados, você vai entender a importância do amor próprio.

Quem se ama sabe que álcool em excesso destrói o corpo e a saúde, então não toma álcool ou no mínimo toma apenas a quantidade que não venha a deteriorar a saúde e causar estresse nas pessoas próximas.

Quem se ama não se torna um sedentário compulsivo por comida, porque sabe que precisa ter um corpo saudável e sabe também que se adoecer por conta da obesidade vai deixar muita gente imensamente preocupada.

Quem se ama sempre respeita o livre arbítrio das pessoas e permite que elas sejam elas mesmas, até nos casos em que essas pessoas estão se auto-enganando ou se iludindo com alguma situação!

Portanto! Quem ama cuida sim das pessoas que tem afeição, mas muito antes cuida de si mesmo para que se torne um poço de alegria, um fonte de energia e saúde, para que desta forma não se torne um peso para os outros!

Que você reflita com carinho sobre tudo isso e passe a si amar cada vez mais, pois do amor próprio, o amor por tudo e por todos virá apenas como uma consequência natural dessa expansão…

Concluo esse texto compartilhando uma linda música que fala sobre esse amor profundo, uma música do cantor e compositor João Alexandre chamada “Paz e comunhão”. Além de um breve áudio que eu gravei também inspirado nesta mesma canção!

Preste bastante atenção na sua letra e perceba que esse é o verdadeiro caminho para a elevação da consciência…

 

 

Isaias Costa

Sobre Isaias Costa

Isaias Costa. 28 anos. Sou Bacharel em Física e Mestre em Engenharia Mecânica. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Teologia.
Este blog trata de assuntos em sua maioria filosóficos, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida.

Também escrevo nos blogs “Para além do agora” e “Universo de Raul Seixas”.
www.paralemdoagora.wordpress.com
www.universoderaulseixas.wordpress.com

Sejam todos bem-vindos ao “Artesanato da mente”…

One thought on “Quem ama cuida de si mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *