O amor é alado

coracao-alado

Quanto mais o tempo passa e vou amadurecendo, mais eu tenho percebido que o amor profundo e verdadeiro tem uma relação estrita com a LIBERDADE. É por essas e outras que o grande Raul Seixas cantava: “O amor só dura em liberdade”…

Farei uma breve reflexão sobre o amor que dá asas e deixa a outra pessoa livre para seguir seu caminho inspirado numa frase magnífica do mestre Rubem Alves. Veja!

“Aprendo que o amor nada tem a ver com apego, segurança ou dependência, embora tantas vezes eu me confunda. Não adianta querer que seja diferente: o amor é alado.”

Rubem Alves

*************

Infelizmente, a grande maioria das pessoas confunde amor com esses três sentimentos que são destrutivos: APEGO, SEGURANÇA e DEPENDÊNCIA.

Eu garanto a você que se você conseguir se libertar desses três sentimentos ao se relacionar amorosamente, você tem tudo para que seu atual relacionamento ou um que venha a iniciar prospere e dure muito tempo. A palavra LIBERDADE abarca esses três sentimentos!

Pense comigo! Se eu sou livre e deixo a outra pessoa livre também, eu não me apego a ela, porque se apegar é agarrar, é segurar, logicamente, o contrário de liberdade.

Se eu busco a segurança de saber que essa pessoa estará sempre comigo eu a pressiono com esse peso imenso de ter que me fazer feliz. Esse é um peso que ninguém consegue suportar por muito tempo…

Se eu tenho dependência da outra pessoa eu estou grudado nas suas asas. Cada um tem as suas asas para voar só com elas. Não dá para voar feliz e grato com outra pessoa agarrada a você, dependendo de você para tudo. A dependência emocional é sinal de falta de amor próprio e de autoestima.

Percebe como tudo está relacionado com a liberdade? É por isso que o mestre Rubem nos diz que o amor é alado, e foi com essas palavras que intitulei esse texto.

Para complementar essa reflexão, compartilho também uma das frases mais conhecidas e profundas do mestre Dalai Lama sobre o amor:

“Dê a quem você ama: asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar.”

Asas para voar é a LIBERDADE, raízes para voltar são os valores, bons sentimentos, compartilhamento de experiências etc. E motivos para ficar é você mostrar para a outra pessoa através do seu exemplo, acima de tudo, que ela pode contar com você sempre, que você deseja o seu bem, que ela cresça, que ela seja feliz, que ela saiba que tem ao lado uma pessoa ética, amorosa, justa e que tem muito amor no coração.

Se você quer amar alguém profundamente, dê a essa pessoa essas três coisas e o amor só vai crescer a partir daí.

E para concluir, compartilho um vídeo de menos de 2 minutos do De Rose que me impactou muito quando assisti. Ele fala nesse vídeo algo simples, mas muito verdadeiro.

“Se a gente consegue descobrir como foi que a outra pessoa terminou o seu último relacionamento, dá para ter uma noção de se vale a pena se relacionar com ela ou não…”.

Se a outra pessoa terminou seu relacionamento com dignidade e respeito pelo companheiro ou companheira, então é porque houve amor nesse relacionamento e a pessoa de fato está aprendendo a amar, mas se ela fez um escândalo, é bom pensar muito bem se você não está comprando um grande abacaxi para ser descascado lá na frente…

Segue o link abaixo para você assistir…

Desejo asas muito bonitas para que você voe alto…

 

Isaias Costa

Sobre Isaias Costa

Isaias Costa. 28 anos. Sou Bacharel em Física e Mestre em Engenharia Mecânica. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Teologia. Este blog trata de assuntos em sua maioria filosóficos, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

3 thoughts on “O amor é alado

  1. Isaias Bom diaaa….

    Que maravilha acordar e ser presenteada com esta verdade máxima. Falo sempre isso com os meus amigos e familiares sobre amar com desapego e até brinco “Desapega OLX” rsrsrs. Á medida que vamos obtendo conhecimentos através de ajudas externas, sejam elas por meio de leituras, palestras, um delicioso bate papo cabeça ou videos que trocamos por redes sociais, vamos captando mensagens e deixando o nosso lado ignorante (falta de esclarecimento) cair por terra. Tem pessoas que confundem essa nossa atitude de desapego com frieza ou falta de seriedade em relacionamentos…. fazer o que né?
    Sou separada há tempos e mesmo que tenhamos tido uns desentendimentos no final, mantenho um contato amistoso com auxilio mútuo no que for preciso. Isso deve-se ao sentimento de gratidão pelos muiiiiitos anos que passamos juntos e nos honramos como casal com retidão e cumplicidade em nossas atitudes . Isso também gera conflitos com pessoas inseguras que desejam entrar em nossas vidas e por não terem ainda o autoconhecimento, trabalharem positivamento seus pontos falhos e deixarem a vida fluir, amando independente se a outra parte vai ser reciproca.
    Viver com verdades , com autoamor e desapego é LIBERTADOR (parafraseando você rsrsrs).

    Obrigada sempre pelos otimos textos e esclarecedores.

    Deus abençoe seu caminhar

    1. Muito obrigado pelo seu comentário Ana Julia. Como fico feliz em ler comentários tão lúcidos como o seu. Sonho em ver uma sociedade com mais pessoas que tenham essa compreensão que você já adquiriu de que ninguém é posse de ninguém, que ninguém tem o direito de querer que a outra pessoa seja do jeito que você projeta (quase sempre com umas maluquices hehehe), que não adianta querer que o outro seja um pássaro encantado preso a uma gaiola, como diria o mestre Rubem. Tudo isso mata o amor e deixa o nosso coração seco, frio e às vezes até morto para os sentimentos mais profundos.
      Continue nesse processo de se aprofundar no autoconhecimento, dessa forma cada vez mais você será um luz no mundo e espalhará essa luz para que mais e mais pessoas aprendam que o amor é de fato alado, e é uma maravilha que seja assim! Beijo!

      1. Essa necessidade de aperfeiçoamento na vida torna-se um exercício diário com algumas falhas ainda. Sei que não atingirei os 100%, pelo menos nesta existência kkk, mas vou caminhando, errando, aprendendo, consertando e as vezes, esperando um momento oportuno pra consertar as coisas.
        Nem sempre foi assim, mas graças á pouquíssimas situações e pessoas complicadas , fui buscando um entendimento extra e muito tem me auxiliado. Não deixo mais as pedras falarem por mim ..rsrs
        Sempre expressei o máximo com verdade, porém hoje com mais prudência e sempre fica um pouco guardado.
        Minha meta é continuar sendo feliz e irradiando isso aos demais.
        Deus abençoe seu Dom da escrita, que muito nos auxilia .
        Fã de carteirinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *