Não sou mais eu que vivo, é cristo que vive em mim

maxresdefault

É com grane alegria que venho compartilhar com você uma interpretação bem mais aprofundada e pura de uma das minhas passagens favoritas da bíblia sagrada dos cristãos. Trata-se de uma passagem da carta de São Paulo aos Gálatas na qual ele diz:

“Já não sou mais eu que vivo, é cristo que vive em mim”. Gálatas 2, 20.

De uma forma superficial, essa passagem está dizendo que São Paulo se tornou verdadeiramente um discípulo de Jesus Cristo e que passou a viver de acordo com seus ensinamentos. Essa visão está correta, porém, incompleta. Há muito, muito mais além disso!

E o que seria esse algo a mais? Vou explicar!

Quando São Paulo disse isso ele quis na realidade dizer que toda manifestação puramente EGÓICA foi completamente retirada do fundo do seu coração. Isso é fácil? Absolutamente não! Todos nós estamos muito longe de alcançar tamanha iluminação.

Em outras palavras, quando São Paulo pronunciou essas palavras, ele já estava com um grau de consciência tão elevado que tudo aquilo que ele havia criado como PERSONA deixou de existir.

É muito profunda essa perspectiva, porque todos nós que vivemos nesse mundo dualista, materialista e voltado para o consumo, precisamos mostrar aos outros uma espécie de MÁSCARA, que chamados de PERSONA, e nos identificamos com ela, entende? Mas ao nos identificarmos, deixamos de revelar a natureza crística que habita o interior do nosso coração.

Falo tudo isso dizendo que eu também faço parte desse grupo OK? Estou muito longe de me iluminar, mas sei que o caminho para se chegar a essa iluminação tão bem ensinado por São Paulo passa por isso.

Eu preciso me despir de todas as minhas máscaras. No meu caso, eu preciso me despir da máscara de professor, de escritor, de buscador da espiritualidade, de filho, de irmão etc. e restar apenas um ser humano em contato com o todo da existência.

Muitos não entendem quando Jesus diz em outra passagem isso aqui: “Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Mt 12, 50 .

Era isso que ele queria dizer. Ele era tão iluminado e perfeito como ser humano que não existia mais nele nenhum tipo de identificação.

Nessa hora eu transporto tudo isso para minha vida e consigo perceber com bem mais clareza sobre porque a pergunta: “Quem é você?” é tão difícil de ser respondida.

“Quem é você?”. Talvez a resposta mais sincera seja: “Não sei”. Porque tudo aquilo que nós supomos ser na realidade não somos nós, é alguma coisa criada a partir do nosso ego.

O nosso próprio nome é uma criação do EGO. Eu me chamo Isaias, mas meu espírito não tem esse nome. Na realidade nem sei se o espírito tem um nome. Percebe como essas palavras de São Paulo são bem mais profundas do que parecem à princípio?

Sei que estou muito longe disso, mas algum dia, não sei quando será, se vai ser nessa vida ou em outra, poderei abrir a boca para dizer essa frase.

Mas deixo esse alerta, alguém só pode ter a autoridade para dizer essa frase se realmente conseguiu colocar na prática da vida os ensinamentos do Cristo, coisa que eu ainda estou longe de conseguir. O caminho é longo e árduo, mas vale a pena.

E você? Quer também se tornar um verdadeiro seguidor de Jesus Cristo? Para isso você precisa pouco a pouco se desvencilhar do seu EGO, se DESIDENTIFICAR. Talvez essa seja a palavra mais adequada.

O amor, a compaixão, o desapego, a generosidade e muitas outras virtudes podem levar você a se tornar também um Cristo, para depois de passar por todo esse processo poder dizer.

“Não sou mais eu que vivo, é cristo que vive em mim…”

 

 

Isaias Costa

Sobre Isaias Costa

Isaias Costa. 28 anos. Sou Bacharel em Física e Mestre em Engenharia Mecânica. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Teologia. Este blog trata de assuntos em sua maioria filosóficos, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *