Aprendendo a dissipar as mágoas

saudade

Um dos sentimentos humanos que mais gera sofrimento é a MÁGOA. Infelizmente, ela não é tão aprofundada em textos pequenos, apenas em livros de Psicologia, de autoconhecimento, de espiritualidade…

Nesse texto venho propor a você uma pequena reflexão de grande profundidade.

O que me inspirou a escrever esse texto foi um vídeo maravilhoso que assisti da querida palestrante Heloísa Capelas, no qual ela fazia uma associação riquíssima para essa palavra. Se quiser assistir ao vídeo completo, segue o link abaixo.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=IeIAOywohAs[/youtube]

Ela dizia o seguinte: MÁGOA vem de MÁ + ÁGUA.

Veja só que palavras fortes! Má água quer dizer que ao nutrir esse sentimento, é como se águas poluídas estivessem circulando pelo interior do seu corpo.

E realmente a mágoa faz isso conosco, faz com que uma espécie de água parada comece a juntar mosquitos, e esses mosquitos podem gerar diversas doenças.

Como eu sou apaixonado pela Metafísica da Saúde, através dos estudos dessa ciência, aprendi que muitas doenças SANGUÍNEAS têm sua raiz no sentimento de MÁGOA.

Você percebe a relação entre a ciência e os sentimentos?

Mágoa é a conservação de uma má água no interior do seu corpo. E o que faz a água circular no corpo? O SANGUE! E se você tem doenças relacionadas com o sangue, a probabilidade de você estar nutrindo mágoas é muito grande!

A querida terapeuta Cristina Cairo, especializada em Linguagem do Corpo, sempre fala em suas palestras que se você estiver triste, com raiva, se maldizendo, remoendo o passado, com mágoas no coração etc. e fizer um exame de sangue, suas taxas estarão bastante alteradas.

E ela ensina também que se você buscar uma meditação, um Yoga, um Thai Chi Chuan, Reiki ou qualquer outra terapia alternativa, dentro de pouco tempo, com novos exames clínicos, as taxas sanguíneas são completamente diferentes. E não é num intervalo de anos, nada disso! Essa mudança pode ocorrer em semanas ou mesmo dias! Não é incrível?

Estou mostrando para você através desse texto o poder imenso da nossa mente atrelada a bons sentimentos. Você pode mudar toda a sua vida ao nutrir melhores sentimentos e pensamentos.

Esse texto está focado na mágoa, mas você pode levar para todos os sentimentos destrutivos.

Mas enfim! O que fazer para dissipar as mágoas afinal?

Bem meus amigos! Eu aprendi através de estudos e do convívio com pessoas extraordinárias, que uma das melhores formas de se curar na raiz o sentimento de MÁGOA é através de 4 ferramentas, que são: o PERDÃO, a ACEITAÇÃO, a NÃO RESISTÊNCIA e a GRATIDÃO.

Quero antes de mais nada me utilizar da gratidão nesse texto. Boa parte da inspiração desse texto eu devo ao meu grande amigo Anastácio Aguiar, que tem um coração gigantesco. Um ser humano que tem feito um brilhante trabalho como terapeuta na cidade onde moro, Fortaleza.

Ele utiliza dessas ferramentas e metodologias nas suas terapias e os resultados têm sido cada vez mais impactantes!

Das 4 ferramentas, sem sombra de dúvidas, a mais importante para a MÁGOA é o PERDÃO. Não apenas o perdão para outra pessoa que tenha lhe ferido, mas para você mesmo!

Muita gente não aprofunda isso, mas para que um sentimento de mágoa seja completamente dissolvido, é preciso perdoar o outro, mas juntamente com isso perdoar a si mesmo, ou seja, se AUTOPERDOAR.

Falo isso porque a mágoa muitas vezes vem acompanhada da CULPA, a pessoa sente culpa por uma série de razões e isso só faz com que o sofrimento se prolongue ainda mais.

Então, ao aliar o perdão e o autoperdão, com a aceitação de que tudo tem um propósito maior ligado à nossa evolução pessoal e não criando resistências a esse processo de cura, certamente ela acontece! Você poderá ressignificar tudo aquilo que em algum momento do passado lhe fez sofrer.

Você percebe que a mágoa sempre está ligada ao PASSADO? Você fica magoado por algo que vai acontecer no ano que vem? Ou daqui a 5 anos? Isso não faz o menor sentido não é mesmo? Pois é! É porque a mágoa só existe quando você fica acessando o passado em suas piores memórias! É possível mudar isso através de trabalhos terapêuticos e de autoconhecimento.

Esse texto é profundo, mas ao mesmo tempo é apenas um pontapé inicial em um processo que só terá eficácia se você se permitir, se você não gerar resistências internas.

Nessa hora, a GRATIDÃO é uma aliada fortíssima, porque ela tem uma profunda ligação com o momento PRESENTE, com o AGORA. Você tem se sentido agradecido pelas coisas que acontecem no seu momento presente? Você pode até se sentir grato por algo que já aconteceu, mas o sentimento vívido e profundo só pode acontecer no agora.

Veja só! Ao exercitar a GRATIDÃO, você desloca seus pensamentos do passado para o agora, para o que realmente importa, pois é nele que existimos, é nele que a realidade é tecida. Então, procure ser grato pelas imensas bênçãos e riquezas que você já tem! Tenho certeza que são muitas. Só de você estar lendo esse texto eu já lhe afirmo isso. Esse blog é acessado apenas por pessoas que estão buscando de alguma forma crescer na vida em consciência e amor! Você é uma dessas pessoas! Parabéns!

Aprenda a viver o momento presente com mais plenitude através da gratidão e de tudo que foi colocado nesse texto. Pode ter certeza que ao fazer isso, os sentimentos de mágoa que existem dentro de você começarão a ser dissipados quase que como mágica, e um novo mundo começará a se descortinar!

Desejo tudo de melhor na sua vida e saiba que pode contar comigo nesse processo! Paz e luz!

 

 

Isaias Costa

Sobre Isaias Costa

Isaias Costa. 28 anos. Sou Bacharel em Física e Mestre em Engenharia Mecânica. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Teologia. Este blog trata de assuntos em sua maioria filosóficos, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

One thought on “Aprendendo a dissipar as mágoas

  1. Caro Isaias Costa, fiquei muito contente com a leitura do seu belíssimo texto sobre um sentimento tão difícil de trabalhar que é a mágoa. Como não podia deixar de ser, tendo em vista os seus outros textos que já li, você tratou o tema com muita maestria e propriedade, parabéns. Continue nesse caminho, explorando o seu dom de articular com elegância as palavras e demonstrando um alto grau de sensibilidade. Agradeço enormemente a sua referência elogiosa à minha pessoa e ao nosso método PAN (Perdão, Aceitação, Não-resistência e Gratidão). Namastê. Anastácio Aguiar (Psicanalista, hipnólogo e terapeuta de vidas passadas)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *