Aprenda a conquistar corações

Talvez você tenha lido o título desse texto e pensado que se trata de um manual para aprender a conquistar uma mulher, com cantadas e xavecos. Errou! Esse é um texto absolutamente diferente. Falarei sobre conquistar os corações de um enorme número de pessoas através da energia de amor emanada e da harmonia do ser.

Para embasar essa reflexão, nada melhor do que as palavras do mestre Yogananda, que ensinou isso com maestria para milhares e milhares de pessoas em suas palestras. Abaixo está um pequeno trecho do seu livro intitulado “Jornada para a autorrealização”, no qual ele ensina como conquistar corações. Leia com bastante atenção…

*****************

O verdadeiro amor é quando você está sempre observando o progresso da alma. Quando você serve aos desejos físicos e aos maus hábitos de alguém, não está mais amando aquela alma. Só está agradando-a para evitar sua má vontade. Por mais desagradável que seja dizer a um amigo que ele está errado, se você falar com amor no coração e se mantiver firme, um dia aquela pessoa o respeitará se você estiver certo. Se estiver errado, mesmo assim, a pessoa saberá que você fez tudo com sinceridade, por amor. Nunca concorde com alguém que está errado, mesmo que seja a pessoa que lhe é mais próxima e querida. Concordar com o mal é subornar a alma para que o transgressor tenha uma opinião favorável de você, e cedo ou tarde isso trará resultados desastrosos. Não brigue; não é assim que você conseguirá convencer alguém. Influencie os outros com amor. Diga o que tem a dizer uma ou duas vezes e depois tire aquilo da cabeça. Seja humilde e se livre completamente da raiva. Diga apenas: “Vamos esperar para ver. O tempo dirá.” O tempo faz com que tudo aflore, e se houver afinidade e entendimento entre amigos, não haverá atitudes do tipo “eu estava certo e você errado”.

Então esta é minha oração pra você: que aprenda a ser um amigo verdadeiro, a ser uma alma genuinamente amorosa. Se tiver esta atitude divina, será um conquistador de corações. Não há nada mais gratificante que isso. Você jamais se sentirá só, pois atrairá almas sinceras. E mesmo que seja abandonado, estará com Deus.

Paramahansa Yogananda

*****************

Há muita sabedoria por trás de cada palavra desse breve texto. Obviamente não me deterei em todos os pontos, porque assim esse texto ficaria gigante. Quero me ater principalmente ao trecho no qual ele fala que é preciso ser uma alma genuinamente amorosa.

Esse é um imenso desafio, é algo que se leva uma vida inteira para se aprimorar. Quase nenhum de nós sabe o que é amar, e muito menos pessoas ainda vivenciam o verdadeiro amor no cotidiano. O que chamamos de amor está muito mais para posse e apego do que amor propriamente dito.

Quando dizemos amar uma pessoa queremos logo a EXCLUSIVIDADE desse amor! Ao querer isso acabamos matando o amor genuíno. Inclusive o Yogananda fala em outro trecho desse mesmo livro que seu guru Sri Yukteswar lhe perguntou se seu amor abrangia toda a humanidade. Ele disse que sim, então seu guru lhe respondeu que ele agora era um ser completo e perfeito em sua humanidade!

Percebe a beleza dessas palavras? O verdadeiro amor abrange toda a humanidade, não se restringe ao amor pelo esposo(a), pela família, pelos filhos! NÃO. É um amor que se dirige a todos sem nenhum tipo de privilégio para alguns em detrimento dos outros.

Quantos de nós conseguem amar com tamanha qualidade e profundidade? Estamos bem longe disso não é mesmo? Mas estou aqui para lhe lançar esse desafio que o Yogananda nos coloca com tanta sabedoria. Procure expandir o seu amor para além dessas pequenas bolhas como o relacionamento amoroso ou a família.

Leve esse amor para os pequenos gestos do dia a dia, como ajudar uma senhora a atravessar a rua, não discutir com aquele motorista apressado que lhe deu uma cortada no trânsito, não revidar aquele insulto que lhe fizeram de forma descabida, agradecer pela oportunidade de ter um lar confortável, com comida na mesa e pessoas queridas para repartir o alimento etc etc. Temos milhares, talvez milhões de oportunidades de expressarmos amor diariamente, só cabe a nós enxergarmos em tudo essas oportunidades de expressá-lo.

Por fim! Reforço o que ele diz sobre ser um exemplo de amor. Se você dá o exemplo pelas ATITUDES, não precisa nem falar, não precisa fazer discursos bonitos e sair por aí pregando o amor de Deus! Não precisa de nada disso. Apenas a sua presença será o suficiente para gerar mudanças positivas nas pessoas. E isso acontecerá principalmente porque sua energia de amor será como um ímã e conquistará seus corações.

Sem dizer uma palavra as pessoas chegarão até você dizendo: “Mas vem cá! Como é que você consegue ser tão sereno? Por que você parece estar sempre bem? Por que você é tão gentil com todo mundo? Onde foi que você aprendeu a não se irritar com coisas que todo mundo se irrita?…”.

E nessa hora você transbordará esse amor na forma de palavras e tocará muito mais o coração das pessoas! Não é incrível? Esse é, em resumo, o caminho para conquistar muitos corações de forma verdadeira e profunda.

Há muito mais a ser refletido e aprofundado nessas palavras. Deixo a sugestão de você procurar adquirir esse livro que citei no início, ele é um bálsamo de sabedoria! Vale a pena demais lê-lo do começo ao fim!

Também aproveito a oportunidade para compartilhar um breve áudio que gravei a partir dessas palavras sábias do Yogananda, para que você possa continuar refletindo sobre essa temática tão importante. Segue o link abaixo…

Isaias Costa

Sobre Isaias Costa

Isaias Costa. 28 anos. Sou Bacharel em Física e Mestre em Engenharia Mecânica. Descobri o meu amor pela escrita nas dificuldades que passei no meu caminho, aliado ao prazer de ler sobre Filosofia, Psicologia e Teologia. Este blog trata de assuntos em sua maioria filosóficos, com o objetivo de nos fazer pensar e se questionar sobre as grandes questões da vida. Também escrevo nos blogs "Para além do agora" e "Universo de Raul Seixas". www.paralemdoagora.wordpress.com www.universoderaulseixas.wordpress.com Sejam todos bem-vindos ao "Artesanato da mente"...

2 thoughts on “Aprenda a conquistar corações

  1. Olá, Isaías!
    Achei perfeito o seu texto! Parece que retrata fielmente a forma como encaro a vida! Graças a Deus, a vejo com leveza, amor, fidelidade aos meus princípios, etc. e isso tem me feito muito feliz! Muitos já me perguntaram o segredo, que, de fato, não há. É apenas uma forma de pensar e viver a vida. Não tenho uma vida perfeita, claro, mas me sinto tão confortável de ser quem eu sou. Estou tão bem!!! Ahhhhhh!!!!

    1. Maravilha Nara! Isso é porque você através do autoconhecimento aprendeu a acessar a sua essência. Quando a gente vive pela nossa essência, tudo se torna mais bonito e interessante e nossa vida em tudo reflete isso!
      Continue sempre perseverante no caminho do bem e do amor, pois o mundo precisa de mais e mais pessoas que conquistem corações e os levem de volta ao caminho de casa, o caminho do coração!
      Grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *