A glória de Deus é uma pessoa que vive em plenitude

Lendo o livro “felicidade: um trabalho interior”, do escritor John Powell, eu me deparei com uma citação lindíssima que me levou a refletir bastante sobre nossos POTENCIAIS INTERNOS, que muitas vezes passam a vida inteira adormecidos.

Era uma citação de Santo Irineu, que foi um teólogo e escritor cristão do século II. Abaixo está uma pequena transcrição do livro no qual tem essa frase dele.

Continue lendo

Um tolo não pode ser curado

Lendo um dos diversos livros do Osho, chamado “Palavras de fogo – reflexões sobre Jesus de Nazaré”, eu me deparei com um trecho que me chamou bastante atenção e me fez refletir sobre o importante tema da e da CONFIANÇA tanto em Deus como na gente mesmo!

Abaixo está a transcrição desse trecho do livro no qual o Osho conta uma historinha muito interessante!

Continue lendo

A importância do autoesquecimento

Esqueça quem você era e seja quem você é...
Esqueça quem você era e seja quem você é…

Cada vez mais tem se falado sobre o autoconhecimento e a sua imensa importância para crescermos como seres humanos, mas poucos de nós associa a isso o autoesquecimento, que é tão importante quanto.

Li uma belíssima frase atribuída ao filósofo e escritor Jean-Jacques Rousseau que resume muito bem o que estou querendo dizer. Farei a seguir uma breve reflexão a partir dela…

“O autoconhecimento abre espaço para o autoesquecimento. Este último faz surgir uma simplicidade essencial diante da vida.”

Jean-Jacques Rousseau

Continue lendo

Nunca subestime o trauma de alguém

medoirracional

Falarei nesse texto sobre um tema importantíssimo e que é abordado por pouquíssimas pessoas em contextos fora de livros ou de salas de aula, os TRAUMAS.

Muitos de nós, por falta de SENSIBILIDADE e EMPATIA, temos uma tendência a subestimar os traumas de outras pessoas, fazendo com que elas sofram ainda mais e sejam gerados desconfortos nos relacionamentos.

Continue lendo

A origem da alegria é a apreciação

alegria

Essas dias assisti a uma vídeo muito bonito com o monge budista tibetano Yongey Mingyur Rinpoche, no qual ele falava sobre a origem da alegria. Achei tão impactantes suas palavras que fiz questão de transcrevê-las para cá, caso você queira imprimir ou compartilhar com seus amigos… Segue abaixo o link do vídeo.

Continue lendo

O vaidoso não vê a realidade como ela é

perspectiva2_3

A vaidade é considerada, por todos os grandes estudiosos e pensadores, o maior de todos os chamados “pecados capitais”, porque pode destruir sobremaneira o ser humano.

Estava lendo sobre esse tema e me deparei com um texto absolutamente incrível e de uma clareza didática absurda.

Continue lendo

Esteja acima dos defeitos e virtudes

as-virtudes-humanas-5

Praticamente todas as pessoas estão o tempo todo vivendo a partir dos seus defeitos e virtudes. Mas você sabia que existe algo além disso tudo?

Quero levar você a refletir junto comigo sobre a possibilidade de estar acima dos defeitos e das virtudes. Como assim Isaias? Isso é possível? SIM.

Continue lendo

Apenas observe a tristeza

- Bem minha amiga tristeza! Vamos conversar? Vamos meditar juntos?
– Bem minha amiga tristeza! Vamos conversar? Vamos meditar juntos?

Eu gosto muito de ler e de ouvir a querida Monja Coen, principal líder do budismo Zen no Brasil. Estava lendo um texto de sua autoria no qual ela falava sobre a tristeza e farei uma breve reflexão a partir dele. Veja!…

Continue lendo

Aprenda a pedir menos desculpas

tory-blog-sorry-1024x614_c

Não sei como é em outros países, mas no Brasil há praticamente um vício em se pedir desculpas. Farei uma breve reflexão sobre essa postura que, a meu ver, não é a mais adequada.

Em um primeiro momento, talvez até você pense que se trata de uma postura arrogante não pedir desculpas. Calma! Eu vou explicar!

Continue lendo

O que você deixou de ser quando cresceu?

13249714_571499299694129_749396194_n

Outro dia me deparei com essa frase que intitulou esse texto que você lê agora e fiquei bastante reflexivo sobre ela.

A vida inteira nós fomos ensinados e doutrinados a pensar de uma forma praticamente oposta a essa: O que você quer ser quando crescer?.

Continue lendo