A vida é um facho esplêndido

George Bernard Shaw

Esses dias li um pequeno texto de autoria do grande dramaturgo e romancista George Bernard Shaw no qual ele falava sobre a vida e obra que deixamos para a humanidade. Eu fiquei encantado com a profundidade das suas palavras e resolvi compartilhá-las com os leitores juntamente com uma breve reflexão. Vamos às suas palavras…

Continue lendo

Da alegria ninguém se aposenta

Eu sou fascinado pelos escritos do mestre Rubem Alves. Sempre que leio seus livros, acabo me inspirando a escrever.

No momento em que escrevo esse texto, estou me deleitando com a leitura do seu livro intitulado “A alegria de ensinar” e uma de suas crônicas chamada “Ensinar a alegria” me inspirou a falar sobre a alegria e o quanto ela está conectada com a nossa VOCAÇÃO.

Abaixo transcrevo o trecho da crônica que mais gostei. Leia com bastante atenção!

Continue lendo

Metáfora da vida como um jogo de videogame

Chefão final do Donkey Kong 2

Às vezes é conversando com os amigos que me vem alguns simples e profundos insights. Esta semana estava conversando com uma amiga muito querida e durante a conversa estávamos falando sobre aquelas pessoas que passam a vida inteira vivendo de forma materialista, sem se importar de jeito nenhum com a elevação espiritual e crescimento de virtudes, da ética, da moral etc. Ela me perguntou o que eu achava dessas pessoas.

A minha resposta foi simples, direta e objetiva: “Está tudo certo…”. Daí tentei argumentar sobre essa resposta e de repente me veio esse insight.

Continue lendo

Todas as dores são trazidas do lado de fora

Nós vivemos em um mundo onde, infelizmente, ou talvez seja até felizmente, o SOFRIMENTO está presente na vida de todas as pessoas, em maior ou menor grau. Porém, muitos parece que optam por permanecerem no sofrimento a vida inteira, alimentando-o como se fosse um animalzinho de estimação!

Farei uma breve reflexão inspirado nas sábias palavras do místico oriental Osho. Leia-as com bastante atenção…

Continue lendo

Não seja derrotado pelas suas vitórias

Esses dias estava refletindo bastante sobre o quanto existem pessoas que parece que congelam na vida. Conquistam alguma coisa boa, ou alguma fama e depois não buscam nenhum tipo de renovação para continuarem crescendo!

Para melhor inspirar a ideia desse texto, compartilho uma lindíssima frase do filósofo brasileiro Huberto Rohden que vai em cheio nessa questão…

****

“Mais feliz se sente na derrota do que na vitória quem não é “derrotado” por vitória alguma.” – Huberto Rohden

Continue lendo

Sempre decida pelo desconhecido

Eu sou fã de carteirinha do místico oriental Osho e sempre aprendo coisas novas com a leitura de seus livros e textos soltos pela internet.

Um pequeno texto me fez refletir bastante sobre a importância de sermos mais OUSADOS e CRIATIVOS, pois a vida é muito passageira para perdermos tempo fazendo sempre as mesmas coisas e sempre do mesmo jeito! Segue abaixo suas sábias palavras…

*******************

Somente o desconhecido deve ter uma atração para você porque você ainda não o viveu; você ainda não andou por esse território. Mova-se! Algo de novo pode acontecer por lá. 
Sempre decida pelo desconhecido, seja qual for o risco e você irá crescer continuamente.

Continue lendo

O efeito dominó do medo

O Brasil está atravessando um longo período de crises, e a esperança das pessoas tem ido por água abaixo de forma bem evidente.

Lendo as palavras do terapeuta holístico Prama Shanti, fiquei refletindo sobre as causas de tudo isso! Você sabia que não é por causa da política simplesmente? Ela apenas contribui, mas a causa é muito mais embaixo. Confira!

***************

“É necessário uma crise para instaurar o medo coletivo e manter o controle. O medo torna-se uma grande egrégora, uma potente forma pensamento que entra pelos chacras e contamina a todos que se harmonizam com ela. Seus receios tornam-se medos com muito mais facilidade. O medo corta sua ligação com o Todo e lhe prende a matéria. Achata você no chão. E o medo gera mais medo.

Continue lendo

Para chegar à fonte é preciso nadar contra a corrente

Esses dias li uma frase magnífica e extremamente profunda após ouvir um dos comentários do filósofo brasileiro Mario Sergio Cortella pela Rádio CBN. Era uma frase atribuída ao importante poeta polonês chamado Stanisław Jerzy Lec que falava sobre a necessidade de gastarmos uma maior quantidade de energia para solucionarmos as grandes dificuldades da vida.

A frase era a seguinte: “Para chegar à fonte é preciso nadar contra a corrente”.

Continue lendo

Vós sois o sal da terra

Jesus Cristo foi provavelmente o ser humano mais sábio e iluminado que temos conhecimento até hoje. Sua maneira peculiar de falar por meio de parábolas nos encanta até hoje e revela novas mensagens e formas de enxergar a vida!

Farei uma breve reflexão sobre uma importante passagem do evangelho de Mateus, capítulo 5, versículo 13, que diz assim.

“Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido, como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.” (Mateus 5.13)

Continue lendo

Nós não nascemos humanos, nós nos tornamos humanos

Esses dias me deparei com uma frase genial de um dos maiores autores do século XX, o grande estudioso das religiões Joseph Campbell. Era uma frase de apenas 8 palavras, mas de uma riqueza profunda de reflexões. Veja!

“Nós não nascemos humanos, nós nos tornamos humanos.”

Talvez você se questione! Como assim? Não entendi! Em um primeiro momento essa frase parece mesmo confusa, mas ele estava absolutamente correto ao escrevê-la dessa maneira!

Continue lendo