8 sábios conselhos de Shakespeare mais atuais do que nunca

William Shakespeare foi e ainda é considerado um dos maiores poetas e dramaturgos de todos os tempos. Sua sabedoria e genialidade de escritos são atemporais. Acredito que mesmo que ele seja lido ainda por séculos, continuará sendo atual.

Nos últimos dias, assisti a um trecho de uma palestra do filósofo e escritor Leandro Karnal falando sobre o livro Hamlet de Shakespeare e nesse trecho ele fez um comentário sobre 8 sábios conselhos preferidos por Polônio a Laertes, personagens dessa peça. Farei uma breve reflexão a partir desses 8 conselhos, que foram transcritos logo abaixo, juntamente com esse vídeo. Confira…

Continue lendo

Os dois lados da liberdade

Já falei em diversos textos anteriores que uma das coisas mais essenciais entre as minhas buscas é a LIBERDADE. Eu sou absolutamente encantado por essa palavra.

Lendo as palavras do místico oriental Osho, que era inspiradíssimo para falar sobre essa temática, refleti bastante sobre os dois lados que estão intrínsecos nela e nem paramos para refletir. Farei uma breve reflexão a partir delas. Confira…

Continue lendo

Quero que me honre, me supere!

Filme “O substituto”

Nós escritores, de vez em quando, nos utilizamos das palavras para desabafar nossos sentimentos que estão presos e que se não saírem se transformam em verdadeiros carnegões dentro da gente.

Quem lê meus textos sabe que eu trabalho como professor e tenho uma vida bastante corrida indo de uma casa a outra de alunos para ensinar. Amo o ensino e passo boa parte do meu tempo lendo livros interessantíssimos que tratam o tema da educação de uma forma ampla e com muitas visões diferentes!

Continue lendo

Como lidar com a dor?

Eu gosto muito dos textos provocativos e mega inteligentes do escritor Alex Castro. Com sua série de artigos chamada de “As Prisões”, que foram publicadas no site “Papo de homem”, ampliei minha consciência e visão de mundo de forma impressionante. Só tenho a agradecer a ele por dividir com milhares de pessoas a sua sabedoria.

Esses dias ele publicou um texto bem curtinho mas interessantíssimo, sobre como lidar com a dor! Leia com bastante atenção…

Continue lendo

Amor de conveniência

Lendo o maravilhoso livro do grande Mario Sergio Cortella “Viver em paz para morrer em paz”, eu me deparei com um texto que me fez refletir bastante, intitulado “O raio da paixão e a construção do amor”, no qual ele falava que o amor é construído no dia a dia e nas pequenas coisas, nas mais singelas possíveis é que o amor é nutrido e pode continuar forte por amor a fio. Leia com bastante atenção esse trecho logo abaixo…

Continue lendo

DRs são exercícios de autopercepção

Estava lendo as palavras da querida terapeuta Gisela Vallin no facebook e fiquei refletindo sobre um tema que muita gente não quer nem chegar perto, as “DRs” (discutir a relação).

Existem DRs não apenas em relacionamentos amorosos, mas em relacionamentos entre amigos, entre colegas de trabalho, e na família. Por isso esse é um texto que serve para todos, todos nós!

Compartilho abaixo suas palavras e em seguida farei uma breve reflexão sobre elas.

Continue lendo

A vida é um facho esplêndido

George Bernard Shaw

Esses dias li um pequeno texto de autoria do grande dramaturgo e romancista George Bernard Shaw no qual ele falava sobre a vida e obra que deixamos para a humanidade. Eu fiquei encantado com a profundidade das suas palavras e resolvi compartilhá-las com os leitores juntamente com uma breve reflexão. Vamos às suas palavras…

Continue lendo

Da alegria ninguém se aposenta

Eu sou fascinado pelos escritos do mestre Rubem Alves. Sempre que leio seus livros, acabo me inspirando a escrever.

No momento em que escrevo esse texto, estou me deleitando com a leitura do seu livro intitulado “A alegria de ensinar” e uma de suas crônicas chamada “Ensinar a alegria” me inspirou a falar sobre a alegria e o quanto ela está conectada com a nossa VOCAÇÃO.

Abaixo transcrevo o trecho da crônica que mais gostei. Leia com bastante atenção!

Continue lendo

Metáfora da vida como um jogo de videogame

Chefão final do Donkey Kong 2

Às vezes é conversando com os amigos que me vem alguns simples e profundos insights. Esta semana estava conversando com uma amiga muito querida e durante a conversa estávamos falando sobre aquelas pessoas que passam a vida inteira vivendo de forma materialista, sem se importar de jeito nenhum com a elevação espiritual e crescimento de virtudes, da ética, da moral etc. Ela me perguntou o que eu achava dessas pessoas.

A minha resposta foi simples, direta e objetiva: “Está tudo certo…”. Daí tentei argumentar sobre essa resposta e de repente me veio esse insight.

Continue lendo

Todas as dores são trazidas do lado de fora

Nós vivemos em um mundo onde, infelizmente, ou talvez seja até felizmente, o SOFRIMENTO está presente na vida de todas as pessoas, em maior ou menor grau. Porém, muitos parece que optam por permanecerem no sofrimento a vida inteira, alimentando-o como se fosse um animalzinho de estimação!

Farei uma breve reflexão inspirado nas sábias palavras do místico oriental Osho. Leia-as com bastante atenção…

Continue lendo