Quem ama cuida de si mesmo

Nós vivemos numa sociedade adoecida e que nos ensina uma série de ideias que na realidade são distorções da verdade.

Venho através desse breve texto questionar uma frase que está impregnada em nós e é vista como uma grande verdade, mas que precisa ser no mínimo reformulada. A frase: “Quem ama cuida”.

Essa frase está só PARCIALMENTE CORRETA. Porque ela não coloca algo fundamental, que é o AMOR PRÓPRIO.

Continue lendo

A lição dos degraus da escada

 

Escadas são objetos muito interessantes e possuem diversas simbologias diferentes, até mesmo simbologias sexuais sabia disso? Pela teoria da interpretação de sonhos de Sigmund Freud ele comprovou por exemplos clínicos que quem sonha subindo e descendo escadas, em muitos casos o seu real desejo é de ter um ato sexual! Já pensou? Eu acho as teorias freudianas muito interessantes e aplicáveis na nossa vida.

Mas uma das melhores simbologias que vejo nas escadas é sobre o processo do CRESCIMENTO HUMANO. Para que a gente evolua, é preciso subir degrau a degrau essa escada da vida! Farei uma breve reflexão sobre isso a partir de uma inspiradora frase atribuída a Thomas Huxley, que foi um biólogo britânico do século XIX. Veja só…

Continue lendo

Não dê spoilers na vida de ninguém

A cultura brasileira está cada dia mais impregnada de expressões idiomáticas, principalmente as que vêm do inglês, e uma que replicamos o tempo todo são os tais dos spoilers.

Muitos não sabem o significado dessa palavra. Vamos lá então! Ela deriva do verbo spoil, que significa estragar, e o sufixo “er” é utilizado amplamente no inglês como sendo a profissão de alguém, por exemplo: teacher, lawyer, banker, waiter, manager etc. etc.

Ou seja, spoiler é como se fosse uma pessoa “estragadora”. Levando para o dia a dia, seria a pessoa “estraga prazeres” digamos assim!

Continue lendo

Alegre-se na companhia dos amigos

Todos nós sabemos o quanto é importante termos amigos verdadeiros e o quanto estar na presença deles nos enriquece a vida e a existência.

Lendo algumas palavras do grande filósofo brasileiro Clóvis de Barros Filho refleti bastante sobre dividirmos nossos momentos de alegria com nossos amigos.

Inclusive, eu amo a etimologia da palavra COMPANHIA. Ela vem de COM (junto) + PANIS (pão), ou seja, companhia é você repartir o pão com alguém querido, é comer esse pão junto! Não é incrível?

Continue lendo

A glória de Deus é uma pessoa que vive em plenitude

Lendo o livro “felicidade: um trabalho interior”, do escritor John Powell, eu me deparei com uma citação lindíssima que me levou a refletir bastante sobre nossos POTENCIAIS INTERNOS, que muitas vezes passam a vida inteira adormecidos.

Era uma citação de Santo Irineu, que foi um teólogo e escritor cristão do século II. Abaixo está uma pequena transcrição do livro no qual tem essa frase dele.

Continue lendo

Um tolo não pode ser curado

Lendo um dos diversos livros do Osho, chamado “Palavras de fogo – reflexões sobre Jesus de Nazaré”, eu me deparei com um trecho que me chamou bastante atenção e me fez refletir sobre o importante tema da e da CONFIANÇA tanto em Deus como na gente mesmo!

Abaixo está a transcrição desse trecho do livro no qual o Osho conta uma historinha muito interessante!

Continue lendo

A importância do autoesquecimento

Esqueça quem você era e seja quem você é...
Esqueça quem você era e seja quem você é…

Cada vez mais tem se falado sobre o autoconhecimento e a sua imensa importância para crescermos como seres humanos, mas poucos de nós associa a isso o autoesquecimento, que é tão importante quanto.

Li uma belíssima frase atribuída ao filósofo e escritor Jean-Jacques Rousseau que resume muito bem o que estou querendo dizer. Farei a seguir uma breve reflexão a partir dela…

“O autoconhecimento abre espaço para o autoesquecimento. Este último faz surgir uma simplicidade essencial diante da vida.”

Jean-Jacques Rousseau

Continue lendo

Nunca subestime o trauma de alguém

medoirracional

Falarei nesse texto sobre um tema importantíssimo e que é abordado por pouquíssimas pessoas em contextos fora de livros ou de salas de aula, os TRAUMAS.

Muitos de nós, por falta de SENSIBILIDADE e EMPATIA, temos uma tendência a subestimar os traumas de outras pessoas, fazendo com que elas sofram ainda mais e sejam gerados desconfortos nos relacionamentos.

Continue lendo

A origem da alegria é a apreciação

alegria

Essas dias assisti a uma vídeo muito bonito com o monge budista tibetano Yongey Mingyur Rinpoche, no qual ele falava sobre a origem da alegria. Achei tão impactantes suas palavras que fiz questão de transcrevê-las para cá, caso você queira imprimir ou compartilhar com seus amigos… Segue abaixo o link do vídeo.

Continue lendo

O vaidoso não vê a realidade como ela é

perspectiva2_3

A vaidade é considerada, por todos os grandes estudiosos e pensadores, o maior de todos os chamados “pecados capitais”, porque pode destruir sobremaneira o ser humano.

Estava lendo sobre esse tema e me deparei com um texto absolutamente incrível e de uma clareza didática absurda.

Continue lendo